Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde (Santa Maria) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/8559 |
Resumo: | http://dx.doi.org/10.5902/223658348559Identificar como enfermeiros percebem o morrer e a morte, e se essa temática foi trabalhada durante a academia. Metodologia: Estudo de campo, descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em um Hospital Escola no Rio Grande do Sul, em 2010. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e os dados foram analisados com a técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: Os enfermeiros percebem o processo de morrer e morte como processo vital que fomenta sentimentos de impotência e medo, tanto no período acadêmico quanto no exercício profissional. Já que, receberam pouca preparação sobre essa temática. Conclusão: Deve haver maior incremento em disciplinas curriculares, para auxiliar no cuidado ao paciente em processo de morrer e morte. |
id |
UFSM-14_9d2726bcd5c6d38b4c6df12a08ee8239 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8559 |
network_acronym_str |
UFSM-14 |
network_name_str |
Saúde (Santa Maria) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic trainingPERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS SOBRE A MORTE E O MORRER: INFLUÊNCIA DO ENSINO ACADÊMICOhttp://dx.doi.org/10.5902/223658348559Identificar como enfermeiros percebem o morrer e a morte, e se essa temática foi trabalhada durante a academia. Metodologia: Estudo de campo, descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em um Hospital Escola no Rio Grande do Sul, em 2010. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e os dados foram analisados com a técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: Os enfermeiros percebem o processo de morrer e morte como processo vital que fomenta sentimentos de impotência e medo, tanto no período acadêmico quanto no exercício profissional. Já que, receberam pouca preparação sobre essa temática. Conclusão: Deve haver maior incremento em disciplinas curriculares, para auxiliar no cuidado ao paciente em processo de morrer e morte.Universidade Federal de Santa Maria2013-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/855910.5902/223658348559Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.39, n.2, Jul./Dez. 2013; 171-180Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.39, n.2, Jul./Dez. 2013; 171-1802236-58340103-4499reponame:Saúde (Santa Maria)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/8559/pdf_1Rodrigues de Lima, Márcia GabrielaNietsche, Elisabeta AlbertinaTerra, Larice GonçalvesStangherlin, Roberta CorrêaBelmont, Talita DaianaMotta, Cristiane ApioBortoluzzi, Cátia Regina LoureiroBottega, Janilene Camarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-11T03:39:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8559Revistahttps://periodicos.ufsm.br/revistasaudePUBhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/oairevistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com2236-58342236-5834opendoar:2014-06-11T03:39:14Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS SOBRE A MORTE E O MORRER: INFLUÊNCIA DO ENSINO ACADÊMICO |
title |
Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training |
spellingShingle |
Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training Rodrigues de Lima, Márcia Gabriela |
title_short |
Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training |
title_full |
Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training |
title_fullStr |
Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training |
title_full_unstemmed |
Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training |
title_sort |
Perception of nurses about the dying and death: influence of the academic training |
author |
Rodrigues de Lima, Márcia Gabriela |
author_facet |
Rodrigues de Lima, Márcia Gabriela Nietsche, Elisabeta Albertina Terra, Larice Gonçalves Stangherlin, Roberta Corrêa Belmont, Talita Daiana Motta, Cristiane Apio Bortoluzzi, Cátia Regina Loureiro Bottega, Janilene Camara |
author_role |
author |
author2 |
Nietsche, Elisabeta Albertina Terra, Larice Gonçalves Stangherlin, Roberta Corrêa Belmont, Talita Daiana Motta, Cristiane Apio Bortoluzzi, Cátia Regina Loureiro Bottega, Janilene Camara |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues de Lima, Márcia Gabriela Nietsche, Elisabeta Albertina Terra, Larice Gonçalves Stangherlin, Roberta Corrêa Belmont, Talita Daiana Motta, Cristiane Apio Bortoluzzi, Cátia Regina Loureiro Bottega, Janilene Camara |
description |
http://dx.doi.org/10.5902/223658348559Identificar como enfermeiros percebem o morrer e a morte, e se essa temática foi trabalhada durante a academia. Metodologia: Estudo de campo, descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em um Hospital Escola no Rio Grande do Sul, em 2010. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e os dados foram analisados com a técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: Os enfermeiros percebem o processo de morrer e morte como processo vital que fomenta sentimentos de impotência e medo, tanto no período acadêmico quanto no exercício profissional. Já que, receberam pouca preparação sobre essa temática. Conclusão: Deve haver maior incremento em disciplinas curriculares, para auxiliar no cuidado ao paciente em processo de morrer e morte. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/8559 10.5902/223658348559 |
url |
https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/8559 |
identifier_str_mv |
10.5902/223658348559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/8559/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.39, n.2, Jul./Dez. 2013; 171-180 Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.39, n.2, Jul./Dez. 2013; 171-180 2236-5834 0103-4499 reponame:Saúde (Santa Maria) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Saúde (Santa Maria) |
collection |
Saúde (Santa Maria) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com |
_version_ |
1799943999268585472 |