MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde (Santa Maria) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15525 |
Resumo: | http://dx.doi.org/10.5902/2236583415525 Resumo: Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio que afeta a atenção e o controle dos impulsos nas crianças/adolescentes, prejudicando a realização das atividades escolares e diárias. Objetivou-se conhecer a percepção dos cuidadores sobre os efeitos da massagem Tui Na na vida escolar das crianças/adolescentes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cuidadores de crianças/adolescentes que estudavam no ensino fundamental e que participaram de sessões de massagem Tui Na. As entrevistas foram realizadas entre setembro e novembro de 2013 e submetidas a análise de conteúdo. Os cuidadores perceberam que as crianças/adolescentes com TDAH sofriam discriminação no ambiente escolar. E, além disso, os educadores, em sua maioria, não estavam preparados e não eram tolerantes para lidar com essas crianças/adolescentes. Após a realização da massagem as crianças/adolescentes demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar. |
id |
UFSM-14_a2e2a45bec1b7d8d31abf5a9368c689a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15525 |
network_acronym_str |
UFSM-14 |
network_name_str |
Saúde (Santa Maria) |
repository_id_str |
|
spelling |
MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADOREShttp://dx.doi.org/10.5902/2236583415525 Resumo: Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio que afeta a atenção e o controle dos impulsos nas crianças/adolescentes, prejudicando a realização das atividades escolares e diárias. Objetivou-se conhecer a percepção dos cuidadores sobre os efeitos da massagem Tui Na na vida escolar das crianças/adolescentes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cuidadores de crianças/adolescentes que estudavam no ensino fundamental e que participaram de sessões de massagem Tui Na. As entrevistas foram realizadas entre setembro e novembro de 2013 e submetidas a análise de conteúdo. Os cuidadores perceberam que as crianças/adolescentes com TDAH sofriam discriminação no ambiente escolar. E, além disso, os educadores, em sua maioria, não estavam preparados e não eram tolerantes para lidar com essas crianças/adolescentes. Após a realização da massagem as crianças/adolescentes demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar. Universidade Federal de Santa Maria2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/1552510.5902/2236583415525Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.41, n.1, Jan./Jul. 2015; 219-228Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.41, n.1, Jan./Jul. 2015; 219-2282236-58340103-4499reponame:Saúde (Santa Maria)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15525/pdfAraujo, Juliane PagliariLima, Luciana Cláudia RizzoFernandes, Juliana GomesRoecker, SimoneSiraichi, Jackeline Tiemy Guinosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-22T17:42:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15525Revistahttps://periodicos.ufsm.br/revistasaudePUBhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/oairevistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com2236-58342236-5834opendoar:2016-06-22T17:42:41Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES |
title |
MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES |
spellingShingle |
MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES Araujo, Juliane Pagliari |
title_short |
MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES |
title_full |
MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES |
title_fullStr |
MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES |
title_full_unstemmed |
MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES |
title_sort |
MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES |
author |
Araujo, Juliane Pagliari |
author_facet |
Araujo, Juliane Pagliari Lima, Luciana Cláudia Rizzo Fernandes, Juliana Gomes Roecker, Simone Siraichi, Jackeline Tiemy Guinosa |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Luciana Cláudia Rizzo Fernandes, Juliana Gomes Roecker, Simone Siraichi, Jackeline Tiemy Guinosa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Juliane Pagliari Lima, Luciana Cláudia Rizzo Fernandes, Juliana Gomes Roecker, Simone Siraichi, Jackeline Tiemy Guinosa |
description |
http://dx.doi.org/10.5902/2236583415525 Resumo: Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio que afeta a atenção e o controle dos impulsos nas crianças/adolescentes, prejudicando a realização das atividades escolares e diárias. Objetivou-se conhecer a percepção dos cuidadores sobre os efeitos da massagem Tui Na na vida escolar das crianças/adolescentes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cuidadores de crianças/adolescentes que estudavam no ensino fundamental e que participaram de sessões de massagem Tui Na. As entrevistas foram realizadas entre setembro e novembro de 2013 e submetidas a análise de conteúdo. Os cuidadores perceberam que as crianças/adolescentes com TDAH sofriam discriminação no ambiente escolar. E, além disso, os educadores, em sua maioria, não estavam preparados e não eram tolerantes para lidar com essas crianças/adolescentes. Após a realização da massagem as crianças/adolescentes demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15525 10.5902/2236583415525 |
url |
https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15525 |
identifier_str_mv |
10.5902/2236583415525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15525/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.41, n.1, Jan./Jul. 2015; 219-228 Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.41, n.1, Jan./Jul. 2015; 219-228 2236-5834 0103-4499 reponame:Saúde (Santa Maria) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Saúde (Santa Maria) |
collection |
Saúde (Santa Maria) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com |
_version_ |
1799943999757221888 |