MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Juliane Pagliari
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima, Luciana Cláudia Rizzo, Fernandes, Juliana Gomes, Roecker, Simone, Siraichi, Jackeline Tiemy Guinosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde (Santa Maria)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15525
Resumo: http://dx.doi.org/10.5902/2236583415525 Resumo: Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio que afeta a atenção e o controle dos impulsos nas crianças/adolescentes, prejudicando a realização das atividades escolares e diárias. Objetivou-se conhecer a percepção dos cuidadores sobre os efeitos da massagem Tui Na na vida escolar das crianças/adolescentes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com  cuidadores de crianças/adolescentes que estudavam no ensino fundamental e que participaram de sessões de massagem Tui Na. As entrevistas foram realizadas entre setembro e novembro de 2013 e submetidas a análise de conteúdo. Os cuidadores perceberam que as crianças/adolescentes com TDAH sofriam discriminação no ambiente escolar. E, além disso, os educadores, em sua maioria, não estavam preparados e não eram tolerantes para lidar com essas crianças/adolescentes. Após a realização da massagem as crianças/adolescentes demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar.
id UFSM-14_a2e2a45bec1b7d8d31abf5a9368c689a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15525
network_acronym_str UFSM-14
network_name_str Saúde (Santa Maria)
repository_id_str
spelling MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADOREShttp://dx.doi.org/10.5902/2236583415525 Resumo: Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio que afeta a atenção e o controle dos impulsos nas crianças/adolescentes, prejudicando a realização das atividades escolares e diárias. Objetivou-se conhecer a percepção dos cuidadores sobre os efeitos da massagem Tui Na na vida escolar das crianças/adolescentes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com  cuidadores de crianças/adolescentes que estudavam no ensino fundamental e que participaram de sessões de massagem Tui Na. As entrevistas foram realizadas entre setembro e novembro de 2013 e submetidas a análise de conteúdo. Os cuidadores perceberam que as crianças/adolescentes com TDAH sofriam discriminação no ambiente escolar. E, além disso, os educadores, em sua maioria, não estavam preparados e não eram tolerantes para lidar com essas crianças/adolescentes. Após a realização da massagem as crianças/adolescentes demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar. Universidade Federal de Santa Maria2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/1552510.5902/2236583415525Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.41, n.1, Jan./Jul. 2015; 219-228Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.41, n.1, Jan./Jul. 2015; 219-2282236-58340103-4499reponame:Saúde (Santa Maria)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15525/pdfAraujo, Juliane PagliariLima, Luciana Cláudia RizzoFernandes, Juliana GomesRoecker, SimoneSiraichi, Jackeline Tiemy Guinosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-22T17:42:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15525Revistahttps://periodicos.ufsm.br/revistasaudePUBhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/oairevistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com2236-58342236-5834opendoar:2016-06-22T17:42:41Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES
title MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES
spellingShingle MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES
Araujo, Juliane Pagliari
title_short MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES
title_full MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES
title_fullStr MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES
title_full_unstemmed MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES
title_sort MASSAGEM TUI NA E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: PERCEPÇÃO SOB A ÓTICA DOS CUIDADORES
author Araujo, Juliane Pagliari
author_facet Araujo, Juliane Pagliari
Lima, Luciana Cláudia Rizzo
Fernandes, Juliana Gomes
Roecker, Simone
Siraichi, Jackeline Tiemy Guinosa
author_role author
author2 Lima, Luciana Cláudia Rizzo
Fernandes, Juliana Gomes
Roecker, Simone
Siraichi, Jackeline Tiemy Guinosa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Juliane Pagliari
Lima, Luciana Cláudia Rizzo
Fernandes, Juliana Gomes
Roecker, Simone
Siraichi, Jackeline Tiemy Guinosa
description http://dx.doi.org/10.5902/2236583415525 Resumo: Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio que afeta a atenção e o controle dos impulsos nas crianças/adolescentes, prejudicando a realização das atividades escolares e diárias. Objetivou-se conhecer a percepção dos cuidadores sobre os efeitos da massagem Tui Na na vida escolar das crianças/adolescentes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com  cuidadores de crianças/adolescentes que estudavam no ensino fundamental e que participaram de sessões de massagem Tui Na. As entrevistas foram realizadas entre setembro e novembro de 2013 e submetidas a análise de conteúdo. Os cuidadores perceberam que as crianças/adolescentes com TDAH sofriam discriminação no ambiente escolar. E, além disso, os educadores, em sua maioria, não estavam preparados e não eram tolerantes para lidar com essas crianças/adolescentes. Após a realização da massagem as crianças/adolescentes demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15525
10.5902/2236583415525
url https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15525
identifier_str_mv 10.5902/2236583415525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/15525/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.41, n.1, Jan./Jul. 2015; 219-228
Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria), Vol.41, n.1, Jan./Jul. 2015; 219-228
2236-5834
0103-4499
reponame:Saúde (Santa Maria)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Saúde (Santa Maria)
collection Saúde (Santa Maria)
repository.name.fl_str_mv Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv revistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com
_version_ 1799943999757221888