A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E TÉCNICO-ADMINSITRATIVOS EM EDUCAÇÃO ACERCA DO PROCESSO DE APOSENTADORIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pena, Frederico Guedes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alencastro, Priscilla de Oliveira Reis, Ponte, Aline Sarturi, Palma, Kayla Araújo Ximenes Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde (Santa Maria)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/43234
Resumo: A aposentadoria pode ser percebida de diferentes formas pelos sujeitos que passam pelo processo, podendo significar um status de inatividade pelo trabalhador que retira-se do meio laboral, ou, um momento de liberdade, como um espaço para poder desenvolver projetos pós esse processo, que não tem uma fórmula exata para que a transição ocorra com satisfatória aceitação. Porém, quando o mesmo não acontece dessa maneira, pode trazer diversas implicações para a vida dos sujeitos. Para entendermos como os sujeitos percebem esse processo, foi necessário entender o significado do trabalho na vida dos seres humanos, visto que tem uma representação de construção da identidade e/ou pertencimento social. O percurso investigativo caracterizou-se por uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Para responder a problemática foi utilizado o um questionário auto aplicado. A partir do instrumento utilizado foram analisadas e identificadas as percepções dos entrevistados, utilizando a metodologia bola de neve para coleta de dados e a análise de conteúdo a partir da divisão de três categorias do estudo: representações da aposentadoria, sentimentos frente à aposentadoria e planejamento para a aposentadoria. Assim, este estudo sugeriu uma maior reflexão em relação ao processo de aposentadoria, não com o intuito de finalizar uma discussão, mas sim de instigar a ampliação de pesquisas que proporcionem atenção e cuidado nessa etapa de vida, visto que o afastamento pela aposentadoria, pode levar à diversas implicações na vida dos sujeitos que estão passando pelo processo de transição.
id UFSM-14_c27432adaea100ea06fd673495d21865
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43234
network_acronym_str UFSM-14
network_name_str Saúde (Santa Maria)
repository_id_str
spelling A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E TÉCNICO-ADMINSITRATIVOS EM EDUCAÇÃO ACERCA DO PROCESSO DE APOSENTADORIADocentes. Técnico-administrativos em Educação. AposentadoriaA aposentadoria pode ser percebida de diferentes formas pelos sujeitos que passam pelo processo, podendo significar um status de inatividade pelo trabalhador que retira-se do meio laboral, ou, um momento de liberdade, como um espaço para poder desenvolver projetos pós esse processo, que não tem uma fórmula exata para que a transição ocorra com satisfatória aceitação. Porém, quando o mesmo não acontece dessa maneira, pode trazer diversas implicações para a vida dos sujeitos. Para entendermos como os sujeitos percebem esse processo, foi necessário entender o significado do trabalho na vida dos seres humanos, visto que tem uma representação de construção da identidade e/ou pertencimento social. O percurso investigativo caracterizou-se por uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Para responder a problemática foi utilizado o um questionário auto aplicado. A partir do instrumento utilizado foram analisadas e identificadas as percepções dos entrevistados, utilizando a metodologia bola de neve para coleta de dados e a análise de conteúdo a partir da divisão de três categorias do estudo: representações da aposentadoria, sentimentos frente à aposentadoria e planejamento para a aposentadoria. Assim, este estudo sugeriu uma maior reflexão em relação ao processo de aposentadoria, não com o intuito de finalizar uma discussão, mas sim de instigar a ampliação de pesquisas que proporcionem atenção e cuidado nessa etapa de vida, visto que o afastamento pela aposentadoria, pode levar à diversas implicações na vida dos sujeitos que estão passando pelo processo de transição.Universidade Federal de Santa Maria2020-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/4323410.5902/2236583443234Saúde (Santa Maria); 2020: Revista Saúde (Santa Maria). 2020, v. 46, n. 2Saúde (Santa Maria); 2020: Revista Saúde (Santa Maria). 2020, v. 46, n. 22236-58340103-4499reponame:Saúde (Santa Maria)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/43234/pdfCopyright (c) 2020 Saúde (Santa Maria)info:eu-repo/semantics/openAccessPena, Frederico GuedesAlencastro, Priscilla de Oliveira ReisPonte, Aline SarturiPalma, Kayla Araújo Ximenes Aguiar2020-11-30T22:40:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43234Revistahttps://periodicos.ufsm.br/revistasaudePUBhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/oairevistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com2236-58342236-5834opendoar:2020-11-30T22:40:44Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E TÉCNICO-ADMINSITRATIVOS EM EDUCAÇÃO ACERCA DO PROCESSO DE APOSENTADORIA
title A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E TÉCNICO-ADMINSITRATIVOS EM EDUCAÇÃO ACERCA DO PROCESSO DE APOSENTADORIA
spellingShingle A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E TÉCNICO-ADMINSITRATIVOS EM EDUCAÇÃO ACERCA DO PROCESSO DE APOSENTADORIA
Pena, Frederico Guedes
Docentes. Técnico-administrativos em Educação. Aposentadoria
title_short A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E TÉCNICO-ADMINSITRATIVOS EM EDUCAÇÃO ACERCA DO PROCESSO DE APOSENTADORIA
title_full A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E TÉCNICO-ADMINSITRATIVOS EM EDUCAÇÃO ACERCA DO PROCESSO DE APOSENTADORIA
title_fullStr A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E TÉCNICO-ADMINSITRATIVOS EM EDUCAÇÃO ACERCA DO PROCESSO DE APOSENTADORIA
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E TÉCNICO-ADMINSITRATIVOS EM EDUCAÇÃO ACERCA DO PROCESSO DE APOSENTADORIA
title_sort A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E TÉCNICO-ADMINSITRATIVOS EM EDUCAÇÃO ACERCA DO PROCESSO DE APOSENTADORIA
author Pena, Frederico Guedes
author_facet Pena, Frederico Guedes
Alencastro, Priscilla de Oliveira Reis
Ponte, Aline Sarturi
Palma, Kayla Araújo Ximenes Aguiar
author_role author
author2 Alencastro, Priscilla de Oliveira Reis
Ponte, Aline Sarturi
Palma, Kayla Araújo Ximenes Aguiar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pena, Frederico Guedes
Alencastro, Priscilla de Oliveira Reis
Ponte, Aline Sarturi
Palma, Kayla Araújo Ximenes Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes. Técnico-administrativos em Educação. Aposentadoria
topic Docentes. Técnico-administrativos em Educação. Aposentadoria
description A aposentadoria pode ser percebida de diferentes formas pelos sujeitos que passam pelo processo, podendo significar um status de inatividade pelo trabalhador que retira-se do meio laboral, ou, um momento de liberdade, como um espaço para poder desenvolver projetos pós esse processo, que não tem uma fórmula exata para que a transição ocorra com satisfatória aceitação. Porém, quando o mesmo não acontece dessa maneira, pode trazer diversas implicações para a vida dos sujeitos. Para entendermos como os sujeitos percebem esse processo, foi necessário entender o significado do trabalho na vida dos seres humanos, visto que tem uma representação de construção da identidade e/ou pertencimento social. O percurso investigativo caracterizou-se por uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Para responder a problemática foi utilizado o um questionário auto aplicado. A partir do instrumento utilizado foram analisadas e identificadas as percepções dos entrevistados, utilizando a metodologia bola de neve para coleta de dados e a análise de conteúdo a partir da divisão de três categorias do estudo: representações da aposentadoria, sentimentos frente à aposentadoria e planejamento para a aposentadoria. Assim, este estudo sugeriu uma maior reflexão em relação ao processo de aposentadoria, não com o intuito de finalizar uma discussão, mas sim de instigar a ampliação de pesquisas que proporcionem atenção e cuidado nessa etapa de vida, visto que o afastamento pela aposentadoria, pode levar à diversas implicações na vida dos sujeitos que estão passando pelo processo de transição.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/43234
10.5902/2236583443234
url https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/43234
identifier_str_mv 10.5902/2236583443234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/43234/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Saúde (Santa Maria)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Saúde (Santa Maria)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Saúde (Santa Maria); 2020: Revista Saúde (Santa Maria). 2020, v. 46, n. 2
Saúde (Santa Maria); 2020: Revista Saúde (Santa Maria). 2020, v. 46, n. 2
2236-5834
0103-4499
reponame:Saúde (Santa Maria)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Saúde (Santa Maria)
collection Saúde (Santa Maria)
repository.name.fl_str_mv Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv revistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com
_version_ 1799944001819770880