O QUE A FILOSOFIA TEM A VER COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? REFLEXÕES FILOSÓFICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/3294 |
Resumo: | http://dx.doi.org/10.5902/223611703294El propósito de este artículo es presentar los aspectos histórico filosófico de la relaciónentre el hombre y la naturaleza con el fin de aclarar la necesidad de un cambio en el medioambiente en que vivimos. Si estamos viviendo un cambio de paradigma sea posible, rodeado porlos restos de una ética antropocéntrica, incapaz de satisfacer las necesidades de nuestro tiempo,tenemos que pensar sobre los problemas ambientales en la educación, que requieren unainvestigación filosófica, crítica y reflexiva. |
id |
UFSM-15_5324fd5471397d2a74bc5290d86fb96c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3294 |
network_acronym_str |
UFSM-15 |
network_name_str |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
repository_id_str |
|
spelling |
O QUE A FILOSOFIA TEM A VER COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? REFLEXÕES FILOSÓFICASFilosofíaNaturalezaEducación.FilosofiaNaturezaEducação.http://dx.doi.org/10.5902/223611703294El propósito de este artículo es presentar los aspectos histórico filosófico de la relaciónentre el hombre y la naturaleza con el fin de aclarar la necesidad de un cambio en el medioambiente en que vivimos. Si estamos viviendo un cambio de paradigma sea posible, rodeado porlos restos de una ética antropocéntrica, incapaz de satisfacer las necesidades de nuestro tiempo,tenemos que pensar sobre los problemas ambientales en la educación, que requieren unainvestigación filosófica, crítica y reflexiva.http://dx.doi.org/10.5902/223611703294A pretensão deste artigo, visa apresentar aspectos filosóficos históricos acerca da relação do Homem com a Natureza, afim de explicitar a necessidade de uma mudança sobre o meio em que vivemos. Se estamos vivendo uma possível mudança paradigmática; cercados de resquícios de uma ética antropocêntrica, incapaz de satisfazer as necessidades do nosso tempo, precisamos pensar sobre a problemática ambiental no âmbito educacional, necessitando de uma investigação filosófica, critica, e reflexiva.Universidade Federal de Santa Maria2011-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/329410.5902/223611703294Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 3, N. 3, 2011, SPECIAL EDITION: II CONGRESO INTERNACIONAL CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y CULTURAS. DIÁLOGO ENTRE LAS DISCIPLINAS DEL CONOCIMIENTO. – SANTIAGO – CHILE; 299-305Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 3, N. 3, 2011, EDIÇÃO ESPECOAL: II CONGRESSO CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E CULTURAS. DIÁLOGO ENTRE AS DISCIPLINAS DO CONHECIMENTO. – SANTIAGO – CHILE; 299-3052236-11702236-1170reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/3294/1822Battestin, ClaudiaGhiggi, Gomercindoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-14T13:02:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3294Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regetPUBhttps://periodicos.ufsm.br/reget/oaimarcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com2236-11702236-1170opendoar:2021-07-14T13:02:02Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O QUE A FILOSOFIA TEM A VER COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? REFLEXÕES FILOSÓFICAS |
title |
O QUE A FILOSOFIA TEM A VER COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? REFLEXÕES FILOSÓFICAS |
spellingShingle |
O QUE A FILOSOFIA TEM A VER COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? REFLEXÕES FILOSÓFICAS Battestin, Claudia Filosofía Naturaleza Educación. Filosofia Natureza Educação. |
title_short |
O QUE A FILOSOFIA TEM A VER COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? REFLEXÕES FILOSÓFICAS |
title_full |
O QUE A FILOSOFIA TEM A VER COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? REFLEXÕES FILOSÓFICAS |
title_fullStr |
O QUE A FILOSOFIA TEM A VER COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? REFLEXÕES FILOSÓFICAS |
title_full_unstemmed |
O QUE A FILOSOFIA TEM A VER COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? REFLEXÕES FILOSÓFICAS |
title_sort |
O QUE A FILOSOFIA TEM A VER COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? REFLEXÕES FILOSÓFICAS |
author |
Battestin, Claudia |
author_facet |
Battestin, Claudia Ghiggi, Gomercindo |
author_role |
author |
author2 |
Ghiggi, Gomercindo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Battestin, Claudia Ghiggi, Gomercindo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofía Naturaleza Educación. Filosofia Natureza Educação. |
topic |
Filosofía Naturaleza Educación. Filosofia Natureza Educação. |
description |
http://dx.doi.org/10.5902/223611703294El propósito de este artículo es presentar los aspectos histórico filosófico de la relaciónentre el hombre y la naturaleza con el fin de aclarar la necesidad de un cambio en el medioambiente en que vivimos. Si estamos viviendo un cambio de paradigma sea posible, rodeado porlos restos de una ética antropocéntrica, incapaz de satisfacer las necesidades de nuestro tiempo,tenemos que pensar sobre los problemas ambientales en la educación, que requieren unainvestigación filosófica, crítica y reflexiva. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/3294 10.5902/223611703294 |
url |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/3294 |
identifier_str_mv |
10.5902/223611703294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/3294/1822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 3, N. 3, 2011, SPECIAL EDITION: II CONGRESO INTERNACIONAL CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y CULTURAS. DIÁLOGO ENTRE LAS DISCIPLINAS DEL CONOCIMIENTO. – SANTIAGO – CHILE; 299-305 Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 3, N. 3, 2011, EDIÇÃO ESPECOAL: II CONGRESSO CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E CULTURAS. DIÁLOGO ENTRE AS DISCIPLINAS DO CONHECIMENTO. – SANTIAGO – CHILE; 299-305 2236-1170 2236-1170 reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
collection |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com |
_version_ |
1799950573066256384 |