demanda energética e componentes da aptidão física relacionada à saúde em mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouvea, Márcio Andre
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8081
Resumo: O objetivo do estudo foi comparar estimativas quanto à quantidade de gordura corporal, ao consumo máximo de oxigênio e à pressão arterial entre mulheres adultas agrupadas de acordo com a demanda energética proveniente das atividades físicas do cotidiano e da prática sistematizada de exercícios físicos. A amostra foi constituída por 40 mulheres com idades entre 40 e 60 anos residentes no perímetro urbano do município de Londrina-Paraná. A demanda energética do cotidiano e da prática sistematizada de exercícios físicos foi determinadas por intermédio de instrumento de auto-recordação das atividades físicas realizadas ao longo do dia. Estimativas quanto à quantidade de gordura corporal foi realizada mediante medidas de espessura das dobras cutâneas. Para o consumo máximo de oxigênio recorreu-se ao teste de caminhada de 1600 metros. Mensurações quanto aos níveis de pressão arterial acompanhou as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. As comparações entre os grupos foram realizadas mediante a análise de variância (Anova One-Way) e pelo Teste de Duncan. De acordo com os resultados, conclui-se que a demanda energética resultante das atividade físicas do cotidiano não está associada às variáveis de aptidão física analisadas. Contudo, a demanda energética induzida pela prática de exercícios físicos sistematizados contribuiu favoravelmente para as diferenças nas estimativas do VO^máx. O presente estudo parece ter contribuído na tentativa de demonstrar a necessidade de se realizar exercícios físicos sistematizados a fim de aprimorar parâmetros de aptidão física que possam repercutir em direção a um melhor estado de saúde.
id UFSM-16_0a381a56257e6b920303cc0dadf3f6c4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8081
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling demanda energética e componentes da aptidão física relacionada à saúde em mulheresO objetivo do estudo foi comparar estimativas quanto à quantidade de gordura corporal, ao consumo máximo de oxigênio e à pressão arterial entre mulheres adultas agrupadas de acordo com a demanda energética proveniente das atividades físicas do cotidiano e da prática sistematizada de exercícios físicos. A amostra foi constituída por 40 mulheres com idades entre 40 e 60 anos residentes no perímetro urbano do município de Londrina-Paraná. A demanda energética do cotidiano e da prática sistematizada de exercícios físicos foi determinadas por intermédio de instrumento de auto-recordação das atividades físicas realizadas ao longo do dia. Estimativas quanto à quantidade de gordura corporal foi realizada mediante medidas de espessura das dobras cutâneas. Para o consumo máximo de oxigênio recorreu-se ao teste de caminhada de 1600 metros. Mensurações quanto aos níveis de pressão arterial acompanhou as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. As comparações entre os grupos foram realizadas mediante a análise de variância (Anova One-Way) e pelo Teste de Duncan. De acordo com os resultados, conclui-se que a demanda energética resultante das atividade físicas do cotidiano não está associada às variáveis de aptidão física analisadas. Contudo, a demanda energética induzida pela prática de exercícios físicos sistematizados contribuiu favoravelmente para as diferenças nas estimativas do VO^máx. O presente estudo parece ter contribuído na tentativa de demonstrar a necessidade de se realizar exercícios físicos sistematizados a fim de aprimorar parâmetros de aptidão física que possam repercutir em direção a um melhor estado de saúde.Universidade Federal de Santa Maria2013-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/808110.5902/231654648081Kinesis; Kinesis, n. 22, Jul./Dez. 2000.Kinesis; Kinesis, n. 22, Jul./Dez. 2000.Kinesis; Kinesis, n. 22, Jul./Dez. 2000.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8081/4841Gouvea, Márcio Andreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-08T14:48:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8081Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-03-08T14:48:54Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv demanda energética e componentes da aptidão física relacionada à saúde em mulheres
title demanda energética e componentes da aptidão física relacionada à saúde em mulheres
spellingShingle demanda energética e componentes da aptidão física relacionada à saúde em mulheres
Gouvea, Márcio Andre
title_short demanda energética e componentes da aptidão física relacionada à saúde em mulheres
title_full demanda energética e componentes da aptidão física relacionada à saúde em mulheres
title_fullStr demanda energética e componentes da aptidão física relacionada à saúde em mulheres
title_full_unstemmed demanda energética e componentes da aptidão física relacionada à saúde em mulheres
title_sort demanda energética e componentes da aptidão física relacionada à saúde em mulheres
author Gouvea, Márcio Andre
author_facet Gouvea, Márcio Andre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouvea, Márcio Andre
description O objetivo do estudo foi comparar estimativas quanto à quantidade de gordura corporal, ao consumo máximo de oxigênio e à pressão arterial entre mulheres adultas agrupadas de acordo com a demanda energética proveniente das atividades físicas do cotidiano e da prática sistematizada de exercícios físicos. A amostra foi constituída por 40 mulheres com idades entre 40 e 60 anos residentes no perímetro urbano do município de Londrina-Paraná. A demanda energética do cotidiano e da prática sistematizada de exercícios físicos foi determinadas por intermédio de instrumento de auto-recordação das atividades físicas realizadas ao longo do dia. Estimativas quanto à quantidade de gordura corporal foi realizada mediante medidas de espessura das dobras cutâneas. Para o consumo máximo de oxigênio recorreu-se ao teste de caminhada de 1600 metros. Mensurações quanto aos níveis de pressão arterial acompanhou as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. As comparações entre os grupos foram realizadas mediante a análise de variância (Anova One-Way) e pelo Teste de Duncan. De acordo com os resultados, conclui-se que a demanda energética resultante das atividade físicas do cotidiano não está associada às variáveis de aptidão física analisadas. Contudo, a demanda energética induzida pela prática de exercícios físicos sistematizados contribuiu favoravelmente para as diferenças nas estimativas do VO^máx. O presente estudo parece ter contribuído na tentativa de demonstrar a necessidade de se realizar exercícios físicos sistematizados a fim de aprimorar parâmetros de aptidão física que possam repercutir em direção a um melhor estado de saúde.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8081
10.5902/231654648081
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8081
identifier_str_mv 10.5902/231654648081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8081/4841
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 22, Jul./Dez. 2000.
Kinesis; Kinesis, n. 22, Jul./Dez. 2000.
Kinesis; Kinesis, n. 22, Jul./Dez. 2000.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944082812829696