UMA CONCEPÇÃO FILOSÓFICA, CIENTÍFICA E EDUCACIONAL PARA O CÓDIGO DE ÉTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERESFORD, Heron
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8043
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar à comunidade acadêmica da Educação Física, a íntegra da fundamentação filosófica, científica e educacional comentada no Artigo nu 07 do Código de Ética de tal área de atuação profissional. Isso com o propósito obter sugestões para o natural processo de aperfeiçoamento da fundamentação em tela. Na introdução é demonstrada a importância de um código de ética se constituir num instaimento indispensável para assegurar a legitimidade social da profissão e dos profissionais de Educação Física no Brasil. Também na introdução são apresentadas as referências e a estrutura conceptual do referido código. Na fundamentação filosófica é apresentada uma concepção científica para nortear o agir profissional nas relações a serem estabelecidas entre os destinatários e os beneficiários do código em questão. Entendendo-se por destinatários os professores de Educação Física e por beneficiários um indivíduo ou grupo de indivíduos praticantes de algum tipo de atividade física. Na fundamentação educacional é apresentada uma concepção de educação, centrada nos valores éticos e morais, que ultrapassa a simples dimensão instrucional do compromisso de intervenção social que deve ter o profissional de Educação Física como um verdadeiro educador.
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