A DEMONSTRAÇÃO NA APRENDIZAGEM MOTORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DARIDO, Suraya Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8510
Resumo: DEMONSTRAÇÃO É AMPLAMENTE EMPREGADA NO ENSINO DE HABILIDA­DES MOTORAS. A PROPOSTA DO PRESENTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR E ANA­LISAR AS VARIÁVEIS QUE AFETAM O EMPREGO DE DEMONSTRAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. ESTAS VARIÁVEIS SÃO: TIPOS DE HABILIDADES, ES­TÁGIOS DE APRENDIZAGEM, NÚMERO DE DEMONSTRAÇÕES, ASPECTOS SOCIAIS DO DEMONSTRADOR E OPERAÇÕES DE CODIFICAÇÃO SIMBÓLICA. O EMPREGO DE DEMOSTRAÇÕES DEVE SER PREFERIDO NO ENSINO DE HABILIDADES MOTORAS FECHADAS NOS PRIMEIROS ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM. EM HABILIDADES COMPLEXAS, UMA ÚNICA DEMOSTRAÇÃO PARECE NÃO SER SUFICIENÍE. OS EFEITOS DA DEMONSTTRAÇÃO PARECEM SER MAIS EVIDENTES QUANTO MAIOR FOR O 'STATUS' DO DEMONSTRADOR E TAMBÉM NO CASO DE DEMONSTRADORES E SUJEITOS DO MESMO SEXO. POR ÚLTIMO, OS DIFERENTES TIPOS DE OPE­RAÇÕES SIMBÓLICAS PARECEM AFETAR A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTO­RAS APRESENTADAS ATRAVÉS DE DEMONSTRAÇÕES.
id UFSM-16_2625ed4287bc12e40e30508629b182c5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8510
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling A DEMONSTRAÇÃO NA APRENDIZAGEM MOTORADEMONSTRAÇÃO É AMPLAMENTE EMPREGADA NO ENSINO DE HABILIDA­DES MOTORAS. A PROPOSTA DO PRESENTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR E ANA­LISAR AS VARIÁVEIS QUE AFETAM O EMPREGO DE DEMONSTRAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. ESTAS VARIÁVEIS SÃO: TIPOS DE HABILIDADES, ES­TÁGIOS DE APRENDIZAGEM, NÚMERO DE DEMONSTRAÇÕES, ASPECTOS SOCIAIS DO DEMONSTRADOR E OPERAÇÕES DE CODIFICAÇÃO SIMBÓLICA. O EMPREGO DE DEMOSTRAÇÕES DEVE SER PREFERIDO NO ENSINO DE HABILIDADES MOTORAS FECHADAS NOS PRIMEIROS ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM. EM HABILIDADES COMPLEXAS, UMA ÚNICA DEMOSTRAÇÃO PARECE NÃO SER SUFICIENÍE. OS EFEITOS DA DEMONSTTRAÇÃO PARECEM SER MAIS EVIDENTES QUANTO MAIOR FOR O 'STATUS' DO DEMONSTRADOR E TAMBÉM NO CASO DE DEMONSTRADORES E SUJEITOS DO MESMO SEXO. POR ÚLTIMO, OS DIFERENTES TIPOS DE OPE­RAÇÕES SIMBÓLICAS PARECEM AFETAR A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTO­RAS APRESENTADAS ATRAVÉS DE DEMONSTRAÇÕES.Universidade Federal de Santa Maria2013-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/851010.5902/231654648510Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 1989Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 1989Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 19892316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8510/5161DARIDO, Suraya Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-03T13:12:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8510Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-04-03T13:12:13Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A DEMONSTRAÇÃO NA APRENDIZAGEM MOTORA
title A DEMONSTRAÇÃO NA APRENDIZAGEM MOTORA
spellingShingle A DEMONSTRAÇÃO NA APRENDIZAGEM MOTORA
DARIDO, Suraya Cristina
title_short A DEMONSTRAÇÃO NA APRENDIZAGEM MOTORA
title_full A DEMONSTRAÇÃO NA APRENDIZAGEM MOTORA
title_fullStr A DEMONSTRAÇÃO NA APRENDIZAGEM MOTORA
title_full_unstemmed A DEMONSTRAÇÃO NA APRENDIZAGEM MOTORA
title_sort A DEMONSTRAÇÃO NA APRENDIZAGEM MOTORA
author DARIDO, Suraya Cristina
author_facet DARIDO, Suraya Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DARIDO, Suraya Cristina
description DEMONSTRAÇÃO É AMPLAMENTE EMPREGADA NO ENSINO DE HABILIDA­DES MOTORAS. A PROPOSTA DO PRESENTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR E ANA­LISAR AS VARIÁVEIS QUE AFETAM O EMPREGO DE DEMONSTRAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. ESTAS VARIÁVEIS SÃO: TIPOS DE HABILIDADES, ES­TÁGIOS DE APRENDIZAGEM, NÚMERO DE DEMONSTRAÇÕES, ASPECTOS SOCIAIS DO DEMONSTRADOR E OPERAÇÕES DE CODIFICAÇÃO SIMBÓLICA. O EMPREGO DE DEMOSTRAÇÕES DEVE SER PREFERIDO NO ENSINO DE HABILIDADES MOTORAS FECHADAS NOS PRIMEIROS ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM. EM HABILIDADES COMPLEXAS, UMA ÚNICA DEMOSTRAÇÃO PARECE NÃO SER SUFICIENÍE. OS EFEITOS DA DEMONSTTRAÇÃO PARECEM SER MAIS EVIDENTES QUANTO MAIOR FOR O 'STATUS' DO DEMONSTRADOR E TAMBÉM NO CASO DE DEMONSTRADORES E SUJEITOS DO MESMO SEXO. POR ÚLTIMO, OS DIFERENTES TIPOS DE OPE­RAÇÕES SIMBÓLICAS PARECEM AFETAR A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTO­RAS APRESENTADAS ATRAVÉS DE DEMONSTRAÇÕES.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8510
10.5902/231654648510
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8510
identifier_str_mv 10.5902/231654648510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8510/5161
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 1989
Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 1989
Kinesis; Kinesis, v. 5, n. 2, jul./dez. 1989
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944083273154560