A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESDOBRAMENTOS PARA PENSAR UM “PROGRAMA MÍNIMO”
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/16503 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir acerca da difícil e complexa relação teoriapráticana Educação Física. Como pano de fundo, traz elementos de algumas proposiçõesrealizadas em escolas públicas, materializadas na tentativa de construção de umaproposta de trabalho ou “programa mínimo” para a Educação Física, para além de umsimples “exercitar-se”, vislumbrando a construção de um saber a ser desenvolvido ao longodos anos escolares em termos de criticidade, complexidade e continuidade. Para isso,consideramos a relação teoria-prática condição indispensável para pensarmos a EducaçãoFísica no contexto escolar e valorizarmos a experiência e o saber da experiência comoforma de conhecer, fazer e conhecer com esse fazer. Essa experiência acontece no diálogoconstante e sempre renovado com a ação interventiva, outros professores e as obras quetratam sobre o tema. Concluímos que a construção dessa proposta nos permite (re)construire reinventar nossa profissão com autoria, “experimentando” as possibilidades de encontraralgumas respostas para os desafios que hoje se colocam para a Educação Física, atravésde nossa ação interventiva e reflexiva. |
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A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESDOBRAMENTOS PARA PENSAR UM “PROGRAMA MÍNIMO”Educação Física. Contexto escolarExperiênciaProposta de trabalho.O objetivo deste artigo é refletir acerca da difícil e complexa relação teoriapráticana Educação Física. Como pano de fundo, traz elementos de algumas proposiçõesrealizadas em escolas públicas, materializadas na tentativa de construção de umaproposta de trabalho ou “programa mínimo” para a Educação Física, para além de umsimples “exercitar-se”, vislumbrando a construção de um saber a ser desenvolvido ao longodos anos escolares em termos de criticidade, complexidade e continuidade. Para isso,consideramos a relação teoria-prática condição indispensável para pensarmos a EducaçãoFísica no contexto escolar e valorizarmos a experiência e o saber da experiência comoforma de conhecer, fazer e conhecer com esse fazer. Essa experiência acontece no diálogoconstante e sempre renovado com a ação interventiva, outros professores e as obras quetratam sobre o tema. Concluímos que a construção dessa proposta nos permite (re)construire reinventar nossa profissão com autoria, “experimentando” as possibilidades de encontraralgumas respostas para os desafios que hoje se colocam para a Educação Física, atravésde nossa ação interventiva e reflexiva.Universidade Federal de Santa Maria2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/1650310.5902/2316546416503Kinesis; Vol. 32 No. 2 (2014)Kinesis; Vol. 32 Núm. 2 (2014)Kinesis; v. 32 n. 2 (2014)2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/16503/9991Almeida, Luciano deFensterseifer, Paulo Evaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-19T00:28:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16503Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2014-12-19T00:28:35Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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