Proposta curricular no âmbito educacional: relevâncias para construção de aprendizagens na escola / Curriculum proposal in the educational field: relevance for building learning at school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Danubia de Jesus
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Pedro Fernando dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3282
Resumo: Resumo: Esse artigo faz uma reflexão da proposta curricular no âmbito educacional, cujo principal objetivo é analisar o documento mediante sua importância para os fazeres no contexto escolar. A análise é feita a partir dos estudos proporcionados pela extensão na Residência Pedagógica-CAPES-FACHUS e desenvolvidos na escola-campo, Doutor Severino Alves de Sá, no município de Salgueiro-PE. Sua fundamentação teve como base a Lei 9.394/96(LDB), A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, assim como Veiga 2002 e Castro 2019. A metodologia elencada no desenrolar do conteúdo é decorrente de uma pesquisa bibliográfica de estudo analítico sobre o objeto aqui citado. Os resultados obtidos vêm ao encontro de todo exposto apresentado na fundamentação teórica embasada na LDB e BNCC, assim como nas afirmações dos autores e todo o conteúdo estudado. Vale afirmar que a análise do conteúdo proporcionado pela escola é de bastante relevância na construção da Proposta Curricular disponibilizada é parte integrante de seu PPP, atendendo assim todas as expectativas moduladas no decorrer do estudo. Os dados encontrados dispõem de componentes curriculares associados a conteúdos que sempre estão em pauta na atualidade. Considerando-se, portanto, que a proposta pedagógica curricular é um documento de fundamental importância para os seguimentos de conteúdo escolar em prol da formação integral do aluno, do desenvolvimento intelectual e de sua consciência no mundo do saber e das transformações que por ele se dão. Palavras-Chave: Proposta curricular. Disciplinas. Contexto escolar. Abstract: This article reflects on the curriculum proposal in the educational field, whose main objective is to analyze the document according to its importance for the actions in the school context. The analysis is made from the studies provided by the extension in the Pedagogical Residency-CAPES-FACHUS and developed in the field-school, Doutor Severino Alves de Sá, in the municipality of Salgueiro-PE. Its theoretical foundation was based on Law 9,394/96 (LDB), The Common National Curriculum Base – BNCC, as well as Veiga 2002 and Castro 2019. cited here. The results obtained are in line with all the above presented in the theoretical foundation based on the LDB and BNCC, as well as the authors' statements and all the studied content. It is worth stating that the analysis of the content provided by the school is very relevant in the construction of the Curriculum Proposal made available and is an integral part of the school's PPP, thus meeting all the expectations found in the course of the study. The data found have curricular components associated with contents that are always on the agenda today. Considering, therefore, that the curricular pedagogical proposal is a document of fundamental importance for the segments of school content in favor of the integral formation of the student, intellectual development and their awareness in the world of knowledge and the transformations that take place through it. Keywords: Curriculum proposal. Disciplines. School context. 
id IPES_38328efcfaf11738a461c7d6c031b173
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3282
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Proposta curricular no âmbito educacional: relevâncias para construção de aprendizagens na escola / Curriculum proposal in the educational field: relevance for building learning at schoolProposta curricular; Disciplinas; Contexto escolar.Resumo: Esse artigo faz uma reflexão da proposta curricular no âmbito educacional, cujo principal objetivo é analisar o documento mediante sua importância para os fazeres no contexto escolar. A análise é feita a partir dos estudos proporcionados pela extensão na Residência Pedagógica-CAPES-FACHUS e desenvolvidos na escola-campo, Doutor Severino Alves de Sá, no município de Salgueiro-PE. Sua fundamentação teve como base a Lei 9.394/96(LDB), A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, assim como Veiga 2002 e Castro 2019. A metodologia elencada no desenrolar do conteúdo é decorrente de uma pesquisa bibliográfica de estudo analítico sobre o objeto aqui citado. Os resultados obtidos vêm ao encontro de todo exposto apresentado na fundamentação teórica embasada na LDB e BNCC, assim como nas afirmações dos autores e todo o conteúdo estudado. Vale afirmar que a análise do conteúdo proporcionado pela escola é de bastante relevância na construção da Proposta Curricular disponibilizada é parte integrante de seu PPP, atendendo assim todas as expectativas moduladas no decorrer do estudo. Os dados encontrados dispõem de componentes curriculares associados a conteúdos que sempre estão em pauta na atualidade. Considerando-se, portanto, que a proposta pedagógica curricular é um documento de fundamental importância para os seguimentos de conteúdo escolar em prol da formação integral do aluno, do desenvolvimento intelectual e de sua consciência no mundo do saber e das transformações que por ele se dão. Palavras-Chave: Proposta curricular. Disciplinas. Contexto escolar. Abstract: This article reflects on the curriculum proposal in the educational field, whose main objective is to analyze the document according to its importance for the actions in the school context. The analysis is made from the studies provided by the extension in the Pedagogical Residency-CAPES-FACHUS and developed in the field-school, Doutor Severino Alves de Sá, in the municipality of Salgueiro-PE. Its theoretical foundation was based on Law 9,394/96 (LDB), The Common National Curriculum Base – BNCC, as well as Veiga 2002 and Castro 2019. cited here. The results obtained are in line with all the above presented in the theoretical foundation based on the LDB and BNCC, as well as the authors' statements and all the studied content. It is worth stating that the analysis of the content provided by the school is very relevant in the construction of the Curriculum Proposal made available and is an integral part of the school's PPP, thus meeting all the expectations found in the course of the study. The data found have curricular components associated with contents that are always on the agenda today. Considering, therefore, that the curricular pedagogical proposal is a document of fundamental importance for the segments of school content in favor of the integral formation of the student, intellectual development and their awareness in the world of knowledge and the transformations that take place through it. Keywords: Curriculum proposal. Disciplines. School context. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSouza, Danubia de JesusSantos, Pedro Fernando dos2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/328210.14295/idonline.v15i58.3282ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 49-571981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3282/5155Direitos autorais 2021 Danubia de Jesus Souza, Pedro Fernando dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-30T23:34:31Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Proposta curricular no âmbito educacional: relevâncias para construção de aprendizagens na escola / Curriculum proposal in the educational field: relevance for building learning at school
title Proposta curricular no âmbito educacional: relevâncias para construção de aprendizagens na escola / Curriculum proposal in the educational field: relevance for building learning at school
spellingShingle Proposta curricular no âmbito educacional: relevâncias para construção de aprendizagens na escola / Curriculum proposal in the educational field: relevance for building learning at school
Souza, Danubia de Jesus
Proposta curricular; Disciplinas; Contexto escolar.
title_short Proposta curricular no âmbito educacional: relevâncias para construção de aprendizagens na escola / Curriculum proposal in the educational field: relevance for building learning at school
title_full Proposta curricular no âmbito educacional: relevâncias para construção de aprendizagens na escola / Curriculum proposal in the educational field: relevance for building learning at school
title_fullStr Proposta curricular no âmbito educacional: relevâncias para construção de aprendizagens na escola / Curriculum proposal in the educational field: relevance for building learning at school
title_full_unstemmed Proposta curricular no âmbito educacional: relevâncias para construção de aprendizagens na escola / Curriculum proposal in the educational field: relevance for building learning at school
title_sort Proposta curricular no âmbito educacional: relevâncias para construção de aprendizagens na escola / Curriculum proposal in the educational field: relevance for building learning at school
author Souza, Danubia de Jesus
author_facet Souza, Danubia de Jesus
Santos, Pedro Fernando dos
author_role author
author2 Santos, Pedro Fernando dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Danubia de Jesus
Santos, Pedro Fernando dos
dc.subject.por.fl_str_mv Proposta curricular; Disciplinas; Contexto escolar.
topic Proposta curricular; Disciplinas; Contexto escolar.
description Resumo: Esse artigo faz uma reflexão da proposta curricular no âmbito educacional, cujo principal objetivo é analisar o documento mediante sua importância para os fazeres no contexto escolar. A análise é feita a partir dos estudos proporcionados pela extensão na Residência Pedagógica-CAPES-FACHUS e desenvolvidos na escola-campo, Doutor Severino Alves de Sá, no município de Salgueiro-PE. Sua fundamentação teve como base a Lei 9.394/96(LDB), A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, assim como Veiga 2002 e Castro 2019. A metodologia elencada no desenrolar do conteúdo é decorrente de uma pesquisa bibliográfica de estudo analítico sobre o objeto aqui citado. Os resultados obtidos vêm ao encontro de todo exposto apresentado na fundamentação teórica embasada na LDB e BNCC, assim como nas afirmações dos autores e todo o conteúdo estudado. Vale afirmar que a análise do conteúdo proporcionado pela escola é de bastante relevância na construção da Proposta Curricular disponibilizada é parte integrante de seu PPP, atendendo assim todas as expectativas moduladas no decorrer do estudo. Os dados encontrados dispõem de componentes curriculares associados a conteúdos que sempre estão em pauta na atualidade. Considerando-se, portanto, que a proposta pedagógica curricular é um documento de fundamental importância para os seguimentos de conteúdo escolar em prol da formação integral do aluno, do desenvolvimento intelectual e de sua consciência no mundo do saber e das transformações que por ele se dão. Palavras-Chave: Proposta curricular. Disciplinas. Contexto escolar. Abstract: This article reflects on the curriculum proposal in the educational field, whose main objective is to analyze the document according to its importance for the actions in the school context. The analysis is made from the studies provided by the extension in the Pedagogical Residency-CAPES-FACHUS and developed in the field-school, Doutor Severino Alves de Sá, in the municipality of Salgueiro-PE. Its theoretical foundation was based on Law 9,394/96 (LDB), The Common National Curriculum Base – BNCC, as well as Veiga 2002 and Castro 2019. cited here. The results obtained are in line with all the above presented in the theoretical foundation based on the LDB and BNCC, as well as the authors' statements and all the studied content. It is worth stating that the analysis of the content provided by the school is very relevant in the construction of the Curriculum Proposal made available and is an integral part of the school's PPP, thus meeting all the expectations found in the course of the study. The data found have curricular components associated with contents that are always on the agenda today. Considering, therefore, that the curricular pedagogical proposal is a document of fundamental importance for the segments of school content in favor of the integral formation of the student, intellectual development and their awareness in the world of knowledge and the transformations that take place through it. Keywords: Curriculum proposal. Disciplines. School context. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3282
10.14295/idonline.v15i58.3282
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3282
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i58.3282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3282/5155
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Danubia de Jesus Souza, Pedro Fernando dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Danubia de Jesus Souza, Pedro Fernando dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 49-57
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053957894307840