APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8037 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi identificar a forma de retroalimentação que proporciona melhores escores de aprendizagem do nado peito. Participaram desta pesquisa 22 alunos que cursam a disciplina de Esporte Aquático II da UFSM. A amostra foi dividida em dois grupos de forma aleatória: o primeiro grupo retroalimentado sob a forma de informação, com ênfase nos erros apresentados durante a execução e o segundo grupo retroalimentado sob a forma de reforço/motivação, com ênfase no acertos apresentados durante a execução. Aplicou-se um pré-teste para verificar o desempenho inicial dos alunos no nado, um tratamento que foi constituído de oito aulas onde o professor fornecia retroalimentação adequada a cada grupo. Para análise dos dados utilizou-se a Correlação de Pearson, a Anova e Teste de Duncan (Post-Hoc). Os resultados não apresentaram diferenças significativas para nenhuma das formas. As conclusões do estudo forma de que tanto a retroalimentação informativa quanto a retroalimentação reforço/motivação são importantes na aprendizagem de uma nova habilidade. A informação fornecida ao executante é muito importante a correção de erros assim como, o reforço e motivação são necessários durante uma situação de aprendizagem no sentido de manter os erros num grau mínimo ( Magill, 1984; Schmidt, 1993). |
id |
UFSM-16_79c603b2f22e3089d6502f06f106e4c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8037 |
network_acronym_str |
UFSM-16 |
network_name_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃOO objetivo deste estudo foi identificar a forma de retroalimentação que proporciona melhores escores de aprendizagem do nado peito. Participaram desta pesquisa 22 alunos que cursam a disciplina de Esporte Aquático II da UFSM. A amostra foi dividida em dois grupos de forma aleatória: o primeiro grupo retroalimentado sob a forma de informação, com ênfase nos erros apresentados durante a execução e o segundo grupo retroalimentado sob a forma de reforço/motivação, com ênfase no acertos apresentados durante a execução. Aplicou-se um pré-teste para verificar o desempenho inicial dos alunos no nado, um tratamento que foi constituído de oito aulas onde o professor fornecia retroalimentação adequada a cada grupo. Para análise dos dados utilizou-se a Correlação de Pearson, a Anova e Teste de Duncan (Post-Hoc). Os resultados não apresentaram diferenças significativas para nenhuma das formas. As conclusões do estudo forma de que tanto a retroalimentação informativa quanto a retroalimentação reforço/motivação são importantes na aprendizagem de uma nova habilidade. A informação fornecida ao executante é muito importante a correção de erros assim como, o reforço e motivação são necessários durante uma situação de aprendizagem no sentido de manter os erros num grau mínimo ( Magill, 1984; Schmidt, 1993).Universidade Federal de Santa Maria2013-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/803710.5902/231654648037Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001.Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001.Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8037/4814ALÁSSIA, Adriana Maria Nogarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-06T14:29:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8037Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-03-06T14:29:38Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO |
title |
APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO ALÁSSIA, Adriana Maria Nogara |
title_short |
APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO |
title_full |
APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO |
title_sort |
APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO |
author |
ALÁSSIA, Adriana Maria Nogara |
author_facet |
ALÁSSIA, Adriana Maria Nogara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALÁSSIA, Adriana Maria Nogara |
description |
O objetivo deste estudo foi identificar a forma de retroalimentação que proporciona melhores escores de aprendizagem do nado peito. Participaram desta pesquisa 22 alunos que cursam a disciplina de Esporte Aquático II da UFSM. A amostra foi dividida em dois grupos de forma aleatória: o primeiro grupo retroalimentado sob a forma de informação, com ênfase nos erros apresentados durante a execução e o segundo grupo retroalimentado sob a forma de reforço/motivação, com ênfase no acertos apresentados durante a execução. Aplicou-se um pré-teste para verificar o desempenho inicial dos alunos no nado, um tratamento que foi constituído de oito aulas onde o professor fornecia retroalimentação adequada a cada grupo. Para análise dos dados utilizou-se a Correlação de Pearson, a Anova e Teste de Duncan (Post-Hoc). Os resultados não apresentaram diferenças significativas para nenhuma das formas. As conclusões do estudo forma de que tanto a retroalimentação informativa quanto a retroalimentação reforço/motivação são importantes na aprendizagem de uma nova habilidade. A informação fornecida ao executante é muito importante a correção de erros assim como, o reforço e motivação são necessários durante uma situação de aprendizagem no sentido de manter os erros num grau mínimo ( Magill, 1984; Schmidt, 1993). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8037 10.5902/231654648037 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8037 |
identifier_str_mv |
10.5902/231654648037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8037/4814 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001. Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001. Kinesis; Kinesis, n. 24, jul./dez. 2001. 2316-5464 0102-8308 reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
collection |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com |
_version_ |
1799944082778226688 |