OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8125 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar, compreender e interpretar os valores trabalhados na prática pedagógica dos professores de Educação Física. A pesquisa foi realizada com 5 (cinco) professores das 4as e 5a5 séries das redes pública e particular da cidade de Santa Maria. Esta desenvolveu-se dentro do método qualitativo, permitindo uma compreensão mais abrangente da realidade. Abordou-se a temática dos valores e a sua relação com a educação, os conteúdos e procedimentos metodológicos da Educação Física escolar. Foram caracterizados o contexto das aulas de Educação Física, através de entrevistas e filmagens das aulas. Observou-se na prática pedagógica dos professores a presença de duas correntes de trabalho que divergem em relação à sua base epistemológica. As conclusões indicam a existência de uma pluralidade de valores, às vezes antagônicos, diferentes daqueles buscados pelos professores. Percebe-se também, que os professores em seus discursos expressam a intenção de construir valores que contribuam para a emancipação do ser humano, mas ao adotar o esporte como conteúdo e procedimentos metodológicos centrados na figura do professor, limitam-se em reproduzir os valores da sociedade vigente. |
id |
UFSM-16_eafcca5876e6a697ce6c0bc78d9da83f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8125 |
network_acronym_str |
UFSM-16 |
network_name_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAREste estudo teve como objetivo identificar, compreender e interpretar os valores trabalhados na prática pedagógica dos professores de Educação Física. A pesquisa foi realizada com 5 (cinco) professores das 4as e 5a5 séries das redes pública e particular da cidade de Santa Maria. Esta desenvolveu-se dentro do método qualitativo, permitindo uma compreensão mais abrangente da realidade. Abordou-se a temática dos valores e a sua relação com a educação, os conteúdos e procedimentos metodológicos da Educação Física escolar. Foram caracterizados o contexto das aulas de Educação Física, através de entrevistas e filmagens das aulas. Observou-se na prática pedagógica dos professores a presença de duas correntes de trabalho que divergem em relação à sua base epistemológica. As conclusões indicam a existência de uma pluralidade de valores, às vezes antagônicos, diferentes daqueles buscados pelos professores. Percebe-se também, que os professores em seus discursos expressam a intenção de construir valores que contribuam para a emancipação do ser humano, mas ao adotar o esporte como conteúdo e procedimentos metodológicos centrados na figura do professor, limitam-se em reproduzir os valores da sociedade vigente.Universidade Federal de Santa Maria2013-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/812510.5902/231654648125Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8125/4864CORRÊA, Ivan Livindo de Sennainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-07T14:30:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8125Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-08-07T14:30:40Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title |
OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
spellingShingle |
OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CORRÊA, Ivan Livindo de Senna |
title_short |
OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full |
OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_fullStr |
OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_sort |
OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
author |
CORRÊA, Ivan Livindo de Senna |
author_facet |
CORRÊA, Ivan Livindo de Senna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CORRÊA, Ivan Livindo de Senna |
description |
Este estudo teve como objetivo identificar, compreender e interpretar os valores trabalhados na prática pedagógica dos professores de Educação Física. A pesquisa foi realizada com 5 (cinco) professores das 4as e 5a5 séries das redes pública e particular da cidade de Santa Maria. Esta desenvolveu-se dentro do método qualitativo, permitindo uma compreensão mais abrangente da realidade. Abordou-se a temática dos valores e a sua relação com a educação, os conteúdos e procedimentos metodológicos da Educação Física escolar. Foram caracterizados o contexto das aulas de Educação Física, através de entrevistas e filmagens das aulas. Observou-se na prática pedagógica dos professores a presença de duas correntes de trabalho que divergem em relação à sua base epistemológica. As conclusões indicam a existência de uma pluralidade de valores, às vezes antagônicos, diferentes daqueles buscados pelos professores. Percebe-se também, que os professores em seus discursos expressam a intenção de construir valores que contribuam para a emancipação do ser humano, mas ao adotar o esporte como conteúdo e procedimentos metodológicos centrados na figura do professor, limitam-se em reproduzir os valores da sociedade vigente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8125 10.5902/231654648125 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8125 |
identifier_str_mv |
10.5902/231654648125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8125/4864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999. Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999. Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999. 2316-5464 0102-8308 reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
collection |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com |
_version_ |
1799944082839044096 |