OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORRÊA, Ivan Livindo de Senna
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8125
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar, compreender e interpretar os valores trabalhados na prática pedagógica dos professores de Educação Física. A pesquisa foi realizada com 5 (cinco) professores das 4as e 5a5 séries das redes pública e particular da cidade de Santa Maria. Esta desenvolveu-se dentro do método qualitativo, permitindo uma compreensão mais abrangente da realidade. Abordou-se a temática dos valores e a sua relação com a educação, os conteúdos e procedimentos metodológicos da Educação Física escolar. Foram caracterizados o contexto das aulas de Educação Física, através de entrevistas e filmagens das aulas. Observou-se na prática pedagógica dos professores a presença de duas correntes de trabalho que divergem em relação à sua base epistemológica. As conclusões indicam a existência de uma pluralidade de valores, às vezes antagônicos, diferentes daqueles buscados pelos professores. Percebe-se também, que os professores em seus discursos expressam a intenção de construir valores que contribuam para a emancipação do ser humano, mas ao adotar o esporte como conteúdo e procedimentos metodológicos centrados na figura do professor, limitam-se em reproduzir os valores da sociedade vigente.
id UFSM-16_eafcca5876e6a697ce6c0bc78d9da83f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8125
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAREste estudo teve como objetivo identificar, compreender e interpretar os valores trabalhados na prática pedagógica dos professores de Educação Física. A pesquisa foi realizada com 5 (cinco) professores das 4as e 5a5 séries das redes pública e particular da cidade de Santa Maria. Esta desenvolveu-se dentro do método qualitativo, permitindo uma compreensão mais abrangente da realidade. Abordou-se a temática dos valores e a sua relação com a educação, os conteúdos e procedimentos metodológicos da Educação Física escolar. Foram caracterizados o contexto das aulas de Educação Física, através de entrevistas e filmagens das aulas. Observou-se na prática pedagógica dos professores a presença de duas correntes de trabalho que divergem em relação à sua base epistemológica. As conclusões indicam a existência de uma pluralidade de valores, às vezes antagônicos, diferentes daqueles buscados pelos professores. Percebe-se também, que os professores em seus discursos expressam a intenção de construir valores que contribuam para a emancipação do ser humano, mas ao adotar o esporte como conteúdo e procedimentos metodológicos centrados na figura do professor, limitam-se em reproduzir os valores da sociedade vigente.Universidade Federal de Santa Maria2013-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/812510.5902/231654648125Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8125/4864CORRÊA, Ivan Livindo de Sennainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-07T14:30:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8125Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-08-07T14:30:40Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
spellingShingle OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
CORRÊA, Ivan Livindo de Senna
title_short OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_fullStr OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full_unstemmed OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_sort OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
author CORRÊA, Ivan Livindo de Senna
author_facet CORRÊA, Ivan Livindo de Senna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CORRÊA, Ivan Livindo de Senna
description Este estudo teve como objetivo identificar, compreender e interpretar os valores trabalhados na prática pedagógica dos professores de Educação Física. A pesquisa foi realizada com 5 (cinco) professores das 4as e 5a5 séries das redes pública e particular da cidade de Santa Maria. Esta desenvolveu-se dentro do método qualitativo, permitindo uma compreensão mais abrangente da realidade. Abordou-se a temática dos valores e a sua relação com a educação, os conteúdos e procedimentos metodológicos da Educação Física escolar. Foram caracterizados o contexto das aulas de Educação Física, através de entrevistas e filmagens das aulas. Observou-se na prática pedagógica dos professores a presença de duas correntes de trabalho que divergem em relação à sua base epistemológica. As conclusões indicam a existência de uma pluralidade de valores, às vezes antagônicos, diferentes daqueles buscados pelos professores. Percebe-se também, que os professores em seus discursos expressam a intenção de construir valores que contribuam para a emancipação do ser humano, mas ao adotar o esporte como conteúdo e procedimentos metodológicos centrados na figura do professor, limitam-se em reproduzir os valores da sociedade vigente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8125
10.5902/231654648125
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8125
identifier_str_mv 10.5902/231654648125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8125/4864
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.
Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.
Kinesis; Kinesis, n. 21, Jul./Dez. 1999.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944082839044096