RELAÇÕES DE CONSUMO, CIBERCULTURA E SUSTENTABILIDADE: o despertar de um “novo” consumidor
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/revistadireito/article/view/8264 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é relacionar as relações consumeiristas que ocorrem via internet a um paradigma relativamente novo de consumo: o consumo sustentável. Atualmente, e em virtude dos vários instrumentos que a internet oferece, os conceitos de fornecedor e consumidor usuais e descritos na legislação específica tornaram-se ultrapassados. Na rede, há ferramentas facilitadoras que tornam a relação de consumo “transeconômica”, isto é, alguns consumidores não estão mais adquirindo produtos e serviços com fins de acumulação, como é tipicamente faziam, e sim, usam a internet para trocar ou comprar produtos ou mesmo serviços que estão sendo oferecidos por outros (fornecedores, mas também consumidores) e que, grande parte das vezes – no caso dos produtos -, são usados. Isso faz com que bens que já existem circulem e não fiquem acumulados-refugados no ambiente. É o despertar de uma cultura consumeirista-sutentável. |
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RELAÇÕES DE CONSUMO, CIBERCULTURA E SUSTENTABILIDADE: o despertar de um “novo” consumidorO objetivo deste artigo é relacionar as relações consumeiristas que ocorrem via internet a um paradigma relativamente novo de consumo: o consumo sustentável. Atualmente, e em virtude dos vários instrumentos que a internet oferece, os conceitos de fornecedor e consumidor usuais e descritos na legislação específica tornaram-se ultrapassados. Na rede, há ferramentas facilitadoras que tornam a relação de consumo “transeconômica”, isto é, alguns consumidores não estão mais adquirindo produtos e serviços com fins de acumulação, como é tipicamente faziam, e sim, usam a internet para trocar ou comprar produtos ou mesmo serviços que estão sendo oferecidos por outros (fornecedores, mas também consumidores) e que, grande parte das vezes – no caso dos produtos -, são usados. Isso faz com que bens que já existem circulem e não fiquem acumulados-refugados no ambiente. É o despertar de uma cultura consumeirista-sutentável.Universidade Federal de Santa Maria2013-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/revistadireito/article/view/826410.5902/198136948264Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM; v. 8 (2013): Edição Especial - I Congresso Internacional de Direito Ambiental e Ecologia Política - UFSM; 221-2331981-36941981-3694reponame:Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/revistadireito/article/view/8264/4983Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSMinfo:eu-repo/semantics/openAccessWoltmann, AngelitaPereira, Raoni PaivaKrauspenhaar, Flávia2023-05-08T17:28:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8264Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/revistadireito/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/revistadireito/oairevistadireito@ufsm.br||advrso@gmail.com1981-36941981-3694opendoar:2023-05-08T17:28:05Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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