O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celada, María Teresa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras (Santa Maria. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11985
Resumo: Neste texto manifestamos nossa preocupação com os processos de instrumentalização a que são submetidas as línguas estrangeiras no mundo contemporâneo, pois consideramos que pressupõem um sujeito pragmático e a necessidade de atender às suas urgências alimentando a “imagem” de que domina a língua, muito mais do que solicitando dele que se filie a um saber ou a uma memória. Nesse sentido, re-afirmamos a necessidade de que as práticas de ensino/aprendizado dessas línguas sejam pensadas como processos de identificação e analisamos, fundamentalmente, uma produção realizada por uma aluna brasileira de espanhol, que pinçamos pelo alto efeito de coerência discursiva que atinge.
id UFSM-19_60e2b840d4ca66b2d78b43ff68671b33
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11985
network_acronym_str UFSM-19
network_name_str Letras (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADENeste texto manifestamos nossa preocupação com os processos de instrumentalização a que são submetidas as línguas estrangeiras no mundo contemporâneo, pois consideramos que pressupõem um sujeito pragmático e a necessidade de atender às suas urgências alimentando a “imagem” de que domina a língua, muito mais do que solicitando dele que se filie a um saber ou a uma memória. Nesse sentido, re-afirmamos a necessidade de que as práticas de ensino/aprendizado dessas línguas sejam pensadas como processos de identificação e analisamos, fundamentalmente, uma produção realizada por uma aluna brasileira de espanhol, que pinçamos pelo alto efeito de coerência discursiva que atinge.Universidade Federal de Santa Maria2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/1198510.5902/2176148511985Letras; n. 37: (Dez. 2008) – Língua, Sujeito & História; 145–1682176-14851519-3985reponame:Letras (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11985/7399Celada, María Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T19:46:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11985Revistahttps://periodicos.ufsm.br/letrasPUBhttps://periodicos.ufsm.br/letras/oai||gil.negreiros@ufsm.br|| periodicoletras.ufsm@gmail.com2176-14851519-3985opendoar:2023-01-09T16:16:02.500616Letras (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)true
dc.title.none.fl_str_mv O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE
title O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE
spellingShingle O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE
Celada, María Teresa
title_short O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE
title_full O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE
title_fullStr O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE
title_full_unstemmed O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE
title_sort O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE
author Celada, María Teresa
author_facet Celada, María Teresa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Celada, María Teresa
description Neste texto manifestamos nossa preocupação com os processos de instrumentalização a que são submetidas as línguas estrangeiras no mundo contemporâneo, pois consideramos que pressupõem um sujeito pragmático e a necessidade de atender às suas urgências alimentando a “imagem” de que domina a língua, muito mais do que solicitando dele que se filie a um saber ou a uma memória. Nesse sentido, re-afirmamos a necessidade de que as práticas de ensino/aprendizado dessas línguas sejam pensadas como processos de identificação e analisamos, fundamentalmente, uma produção realizada por uma aluna brasileira de espanhol, que pinçamos pelo alto efeito de coerência discursiva que atinge.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11985
10.5902/2176148511985
url https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11985
identifier_str_mv 10.5902/2176148511985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11985/7399
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Letras; n. 37: (Dez. 2008) – Língua, Sujeito & História; 145–168
2176-1485
1519-3985
reponame:Letras (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Letras (Santa Maria. Online)
collection Letras (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||gil.negreiros@ufsm.br|| periodicoletras.ufsm@gmail.com
_version_ 1792205416215609344