O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11985 |
Resumo: | Neste texto manifestamos nossa preocupação com os processos de instrumentalização a que são submetidas as línguas estrangeiras no mundo contemporâneo, pois consideramos que pressupõem um sujeito pragmático e a necessidade de atender às suas urgências alimentando a “imagem” de que domina a língua, muito mais do que solicitando dele que se filie a um saber ou a uma memória. Nesse sentido, re-afirmamos a necessidade de que as práticas de ensino/aprendizado dessas línguas sejam pensadas como processos de identificação e analisamos, fundamentalmente, uma produção realizada por uma aluna brasileira de espanhol, que pinçamos pelo alto efeito de coerência discursiva que atinge. |
id |
UFSM-19_60e2b840d4ca66b2d78b43ff68671b33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11985 |
network_acronym_str |
UFSM-19 |
network_name_str |
Letras (Santa Maria. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADENeste texto manifestamos nossa preocupação com os processos de instrumentalização a que são submetidas as línguas estrangeiras no mundo contemporâneo, pois consideramos que pressupõem um sujeito pragmático e a necessidade de atender às suas urgências alimentando a “imagem” de que domina a língua, muito mais do que solicitando dele que se filie a um saber ou a uma memória. Nesse sentido, re-afirmamos a necessidade de que as práticas de ensino/aprendizado dessas línguas sejam pensadas como processos de identificação e analisamos, fundamentalmente, uma produção realizada por uma aluna brasileira de espanhol, que pinçamos pelo alto efeito de coerência discursiva que atinge.Universidade Federal de Santa Maria2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/1198510.5902/2176148511985Letras; n. 37: (Dez. 2008) – Língua, Sujeito & História; 145–1682176-14851519-3985reponame:Letras (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11985/7399Celada, María Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T19:46:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11985Revistahttps://periodicos.ufsm.br/letrasPUBhttps://periodicos.ufsm.br/letras/oai||gil.negreiros@ufsm.br|| periodicoletras.ufsm@gmail.com2176-14851519-3985opendoar:2023-01-09T16:16:02.500616Letras (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE |
title |
O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE |
spellingShingle |
O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE Celada, María Teresa |
title_short |
O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE |
title_full |
O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE |
title_fullStr |
O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE |
title_full_unstemmed |
O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE |
title_sort |
O QUE QUER, O QUE PODE UMA LÍNGUA? LÍNGUA ESTRANGEIRA, MEMÓRIA DISCURSIVA, SUBJETIVIDADE |
author |
Celada, María Teresa |
author_facet |
Celada, María Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Celada, María Teresa |
description |
Neste texto manifestamos nossa preocupação com os processos de instrumentalização a que são submetidas as línguas estrangeiras no mundo contemporâneo, pois consideramos que pressupõem um sujeito pragmático e a necessidade de atender às suas urgências alimentando a “imagem” de que domina a língua, muito mais do que solicitando dele que se filie a um saber ou a uma memória. Nesse sentido, re-afirmamos a necessidade de que as práticas de ensino/aprendizado dessas línguas sejam pensadas como processos de identificação e analisamos, fundamentalmente, uma produção realizada por uma aluna brasileira de espanhol, que pinçamos pelo alto efeito de coerência discursiva que atinge. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11985 10.5902/2176148511985 |
url |
https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11985 |
identifier_str_mv |
10.5902/2176148511985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11985/7399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Letras; n. 37: (Dez. 2008) – Língua, Sujeito & História; 145–168 2176-1485 1519-3985 reponame:Letras (Santa Maria. Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Letras (Santa Maria. Online) |
collection |
Letras (Santa Maria. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gil.negreiros@ufsm.br|| periodicoletras.ufsm@gmail.com |
_version_ |
1792205416215609344 |