Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Lisandra Saldanha de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Manancial UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8917
Resumo: As a result of the growing concern about global environmental issues a new society paradigm, the so called sustainable development has emerged as an alternative to the traditional approaches. This study is aimed at identifying professors´ perceptions about environmental education and sustainability, in order to build the related social representations. The design is a qualitative research, basically a study case. The sample was composed of 30 professors of the Agronomy College at the Federal University of Santa Maria (RS,Brazil). Semi-structured interviews were conducted to generate the information; to analyze the information content analysis was employed. A bibliographic review was also performed to build the theoretical framework of the research. The results show that professors´ perceptions in relation to environmental education and sustainability are close to what is called naturalism and anthropocentrism. Professors tend to visualize these topics from the perspective of having a rational use of the natural resources.
id UFSM-20_0db16b0af0e7fa2b8441d8733f24f9f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/8917
network_acronym_str UFSM-20
network_name_str Repositório Institucional Manancial UFSM
repository_id_str 3913
spelling 2007-06-272007-06-272007-04-04ABREU, Lisandra Saldanha de. Professors´perceptions about environmental education and sustainability: a case study in the Agronomy college of the Federal University of Santa Maria, RS, Brazil. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8917As a result of the growing concern about global environmental issues a new society paradigm, the so called sustainable development has emerged as an alternative to the traditional approaches. This study is aimed at identifying professors´ perceptions about environmental education and sustainability, in order to build the related social representations. The design is a qualitative research, basically a study case. The sample was composed of 30 professors of the Agronomy College at the Federal University of Santa Maria (RS,Brazil). Semi-structured interviews were conducted to generate the information; to analyze the information content analysis was employed. A bibliographic review was also performed to build the theoretical framework of the research. The results show that professors´ perceptions in relation to environmental education and sustainability are close to what is called naturalism and anthropocentrism. Professors tend to visualize these topics from the perspective of having a rational use of the natural resources.A crescente preocupação com os problemas ambientais globais levou a consolidação de um novo paradigma da sociedade moderna, a sustentabilidade , que surge como alternativa à forma tradicional de desenvolvimento e como uma proposta a ser implementada em todo o planeta. Na tentativa de refletir e buscar alternativas para uma melhor formação de futuros profissionais da Agronomia o presente trabalho tem o objetivo de identificar e estudar as percepções dos professores sobre Educação Ambiental e sustentabilidade, visando propor subsídios para uma reflexão sobre o que pensam e fazem a respeito da temática ambiental. O trabalho foi desenvolvido com professores do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria. O aspecto metodológico norteou-se pela abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. A coleta das informações foi divida em revisão bibliográfica e entrevista semi-estruturada. Para a análise interpretativa dos resultados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Diante das análises das entrevistas, pôde-se concluir que a percepção dos professores sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade se direcionam ao naturalismo e ao antropocentrismo. Existe uma tendência marcante dos professores em conceberem a Educação Ambiental e Sustentabilidade de forma ingênua, apenas como ferramenta de conscientização e transmissão de conhecimentos tidos como corretos , a fim de que haja uma exploração racional dos recursos naturais.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em Extensão RuralUFSMBRAgronomiaEducação ambientalSustentabilidadeAgronomiaEnvironmental educationSustainabilityAgronomyCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALEstudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de casoProfessors´perceptions about environmental education and sustainability: a case study in the Agronomy college of the Federal University of Santa Maria, RS, Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVela, Hugo Anibal Gonzalezhttp://lattes.cnpq.br/7113807941634842Barcelos, Valdo Hermes de Limahttp://lattes.cnpq.br/7447760896466057Hegedüs, Pedro dehttp://lattes.cnpq.br/2819022841078660http://lattes.cnpq.br/3655774483139339Abreu, Lisandra Saldanha de500100600007400300500500300b5589a36-a0b5-4eb6-a1ec-ff51a466312ea8769cbc-fbcd-4c4a-a71a-69fc2aa08aa69a2c1631-1632-411d-9c3d-832fa9f57a2d5a29870f-5720-4557-a9f8-7697c8379672info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Manancial UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALAbreu.pdfapplication/pdf667409http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/8917/1/Abreu.pdfa759f05e445f9cd7bfbbd9d1c3f0a57aMD511/89172022-01-26 13:39:16.167oai:repositorio.ufsm.br:1/8917Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestouvidoria@ufsm.bropendoar:39132022-01-26T16:39:16Repositório Institucional Manancial UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Professors´perceptions about environmental education and sustainability: a case study in the Agronomy college of the Federal University of Santa Maria, RS, Brazil
title Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso
spellingShingle Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso
Abreu, Lisandra Saldanha de
Educação ambiental
Sustentabilidade
Agronomia
Environmental education
Sustainability
Agronomy
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
title_short Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso
title_full Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso
title_fullStr Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso
title_full_unstemmed Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso
title_sort Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso
author Abreu, Lisandra Saldanha de
author_facet Abreu, Lisandra Saldanha de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vela, Hugo Anibal Gonzalez
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7113807941634842
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7447760896466057
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Hegedüs, Pedro de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2819022841078660
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3655774483139339
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Lisandra Saldanha de
contributor_str_mv Vela, Hugo Anibal Gonzalez
Barcelos, Valdo Hermes de Lima
Hegedüs, Pedro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Sustentabilidade
Agronomia
topic Educação ambiental
Sustentabilidade
Agronomia
Environmental education
Sustainability
Agronomy
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental education
Sustainability
Agronomy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
description As a result of the growing concern about global environmental issues a new society paradigm, the so called sustainable development has emerged as an alternative to the traditional approaches. This study is aimed at identifying professors´ perceptions about environmental education and sustainability, in order to build the related social representations. The design is a qualitative research, basically a study case. The sample was composed of 30 professors of the Agronomy College at the Federal University of Santa Maria (RS,Brazil). Semi-structured interviews were conducted to generate the information; to analyze the information content analysis was employed. A bibliographic review was also performed to build the theoretical framework of the research. The results show that professors´ perceptions in relation to environmental education and sustainability are close to what is called naturalism and anthropocentrism. Professors tend to visualize these topics from the perspective of having a rational use of the natural resources.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-27
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ABREU, Lisandra Saldanha de. Professors´perceptions about environmental education and sustainability: a case study in the Agronomy college of the Federal University of Santa Maria, RS, Brazil. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8917
identifier_str_mv ABREU, Lisandra Saldanha de. Professors´perceptions about environmental education and sustainability: a case study in the Agronomy college of the Federal University of Santa Maria, RS, Brazil. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 500100600007
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
300
500
500
300
dc.relation.authority.fl_str_mv b5589a36-a0b5-4eb6-a1ec-ff51a466312e
a8769cbc-fbcd-4c4a-a71a-69fc2aa08aa6
9a2c1631-1632-411d-9c3d-832fa9f57a2d
5a29870f-5720-4557-a9f8-7697c8379672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Manancial UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Repositório Institucional Manancial UFSM
collection Repositório Institucional Manancial UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/8917/1/Abreu.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a759f05e445f9cd7bfbbd9d1c3f0a57a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Manancial UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ouvidoria@ufsm.br
_version_ 1808854689499840512