Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Manancial UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8917 |
Resumo: | As a result of the growing concern about global environmental issues a new society paradigm, the so called sustainable development has emerged as an alternative to the traditional approaches. This study is aimed at identifying professors´ perceptions about environmental education and sustainability, in order to build the related social representations. The design is a qualitative research, basically a study case. The sample was composed of 30 professors of the Agronomy College at the Federal University of Santa Maria (RS,Brazil). Semi-structured interviews were conducted to generate the information; to analyze the information content analysis was employed. A bibliographic review was also performed to build the theoretical framework of the research. The results show that professors´ perceptions in relation to environmental education and sustainability are close to what is called naturalism and anthropocentrism. Professors tend to visualize these topics from the perspective of having a rational use of the natural resources. |
id |
UFSM-20_0db16b0af0e7fa2b8441d8733f24f9f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/8917 |
network_acronym_str |
UFSM-20 |
network_name_str |
Repositório Institucional Manancial UFSM |
repository_id_str |
3913 |
spelling |
2007-06-272007-06-272007-04-04ABREU, Lisandra Saldanha de. Professors´perceptions about environmental education and sustainability: a case study in the Agronomy college of the Federal University of Santa Maria, RS, Brazil. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8917As a result of the growing concern about global environmental issues a new society paradigm, the so called sustainable development has emerged as an alternative to the traditional approaches. This study is aimed at identifying professors´ perceptions about environmental education and sustainability, in order to build the related social representations. The design is a qualitative research, basically a study case. The sample was composed of 30 professors of the Agronomy College at the Federal University of Santa Maria (RS,Brazil). Semi-structured interviews were conducted to generate the information; to analyze the information content analysis was employed. A bibliographic review was also performed to build the theoretical framework of the research. The results show that professors´ perceptions in relation to environmental education and sustainability are close to what is called naturalism and anthropocentrism. Professors tend to visualize these topics from the perspective of having a rational use of the natural resources.A crescente preocupação com os problemas ambientais globais levou a consolidação de um novo paradigma da sociedade moderna, a sustentabilidade , que surge como alternativa à forma tradicional de desenvolvimento e como uma proposta a ser implementada em todo o planeta. Na tentativa de refletir e buscar alternativas para uma melhor formação de futuros profissionais da Agronomia o presente trabalho tem o objetivo de identificar e estudar as percepções dos professores sobre Educação Ambiental e sustentabilidade, visando propor subsídios para uma reflexão sobre o que pensam e fazem a respeito da temática ambiental. O trabalho foi desenvolvido com professores do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria. O aspecto metodológico norteou-se pela abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. A coleta das informações foi divida em revisão bibliográfica e entrevista semi-estruturada. Para a análise interpretativa dos resultados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Diante das análises das entrevistas, pôde-se concluir que a percepção dos professores sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade se direcionam ao naturalismo e ao antropocentrismo. Existe uma tendência marcante dos professores em conceberem a Educação Ambiental e Sustentabilidade de forma ingênua, apenas como ferramenta de conscientização e transmissão de conhecimentos tidos como corretos , a fim de que haja uma exploração racional dos recursos naturais.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em Extensão RuralUFSMBRAgronomiaEducação ambientalSustentabilidadeAgronomiaEnvironmental educationSustainabilityAgronomyCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALEstudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de casoProfessors´perceptions about environmental education and sustainability: a case study in the Agronomy college of the Federal University of Santa Maria, RS, Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVela, Hugo Anibal Gonzalezhttp://lattes.cnpq.br/7113807941634842Barcelos, Valdo Hermes de Limahttp://lattes.cnpq.br/7447760896466057Hegedüs, Pedro dehttp://lattes.cnpq.br/2819022841078660http://lattes.cnpq.br/3655774483139339Abreu, Lisandra Saldanha de500100600007400300500500300b5589a36-a0b5-4eb6-a1ec-ff51a466312ea8769cbc-fbcd-4c4a-a71a-69fc2aa08aa69a2c1631-1632-411d-9c3d-832fa9f57a2d5a29870f-5720-4557-a9f8-7697c8379672info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Manancial UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALAbreu.pdfapplication/pdf667409http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/8917/1/Abreu.pdfa759f05e445f9cd7bfbbd9d1c3f0a57aMD511/89172022-01-26 13:39:16.167oai:repositorio.ufsm.br:1/8917Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestouvidoria@ufsm.bropendoar:39132022-01-26T16:39:16Repositório Institucional Manancial UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Professors´perceptions about environmental education and sustainability: a case study in the Agronomy college of the Federal University of Santa Maria, RS, Brazil |
title |
Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso |
spellingShingle |
Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso Abreu, Lisandra Saldanha de Educação ambiental Sustentabilidade Agronomia Environmental education Sustainability Agronomy CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL |
title_short |
Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso |
title_full |
Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso |
title_fullStr |
Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso |
title_sort |
Estudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de caso |
author |
Abreu, Lisandra Saldanha de |
author_facet |
Abreu, Lisandra Saldanha de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vela, Hugo Anibal Gonzalez |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7113807941634842 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barcelos, Valdo Hermes de Lima |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7447760896466057 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Hegedüs, Pedro de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2819022841078660 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3655774483139339 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Lisandra Saldanha de |
contributor_str_mv |
Vela, Hugo Anibal Gonzalez Barcelos, Valdo Hermes de Lima Hegedüs, Pedro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Sustentabilidade Agronomia |
topic |
Educação ambiental Sustentabilidade Agronomia Environmental education Sustainability Agronomy CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Environmental education Sustainability Agronomy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL |
description |
As a result of the growing concern about global environmental issues a new society paradigm, the so called sustainable development has emerged as an alternative to the traditional approaches. This study is aimed at identifying professors´ perceptions about environmental education and sustainability, in order to build the related social representations. The design is a qualitative research, basically a study case. The sample was composed of 30 professors of the Agronomy College at the Federal University of Santa Maria (RS,Brazil). Semi-structured interviews were conducted to generate the information; to analyze the information content analysis was employed. A bibliographic review was also performed to build the theoretical framework of the research. The results show that professors´ perceptions in relation to environmental education and sustainability are close to what is called naturalism and anthropocentrism. Professors tend to visualize these topics from the perspective of having a rational use of the natural resources. |
publishDate |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-27 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-06-27 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-04-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ABREU, Lisandra Saldanha de. Professors´perceptions about environmental education and sustainability: a case study in the Agronomy college of the Federal University of Santa Maria, RS, Brazil. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8917 |
identifier_str_mv |
ABREU, Lisandra Saldanha de. Professors´perceptions about environmental education and sustainability: a case study in the Agronomy college of the Federal University of Santa Maria, RS, Brazil. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
500100600007 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 300 500 500 300 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
b5589a36-a0b5-4eb6-a1ec-ff51a466312e a8769cbc-fbcd-4c4a-a71a-69fc2aa08aa6 9a2c1631-1632-411d-9c3d-832fa9f57a2d 5a29870f-5720-4557-a9f8-7697c8379672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Agronomia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional Manancial UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Repositório Institucional Manancial UFSM |
collection |
Repositório Institucional Manancial UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/8917/1/Abreu.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a759f05e445f9cd7bfbbd9d1c3f0a57a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional Manancial UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ouvidoria@ufsm.br |
_version_ |
1808854689499840512 |