As portas da percepção: texto e imagem nos livros iluminados de William Blake

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Enéias Farias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3976
Resumo: Esta tese de doutorado propõe analisar a origem e a interpretação dos livros iluminados de William Blake. A produção do artista foi efetuada como um empreendimento técnico no qual texto e imagem eram gravados numa mesma chapa de impressão, para depois resultarem em diversas cópias impressas e finalizadas com aquarela. A fim de mapear as experimentações que culminaram na técnica de impressão iluminada, o primeiro capítulo discute a formação tripla de Blake como gravurista, poeta e pintor. O segundo analisa o poema narrativo e as ilustrações para Tiriel, livro que evidencia o primeiro esforço de Blake em unir texto e imagem. O terceiro, além de detalhar o método iluminado de impressão, discute o contexto de produção e as possíveis metas do seu autor ao empreender tal arte. O interlúdio apresenta uma discussão metodológica sobre o tipo de análise e conceituação crítica para o estudo de sua arte. Partindo dessa proposta, os capítulos seguintes objetivam uma interpretação dos primeiros livros iluminados de Blake. Os capítulos 4 e 5 discutem as Canções de Inocência e as Canções de Experiência, ao passo que o último se debruça sobre O Matrimônio de Céu e Inferno. Tais capítulos demonstram como, na criação do artista, texto e imagem mantêm uma dialógica relação de oposição e complementaridade que revela a meta do autor de fragilizar o discurso dualista de seu tempo, seja ele científico ou religioso, ao propor uma arte centrada na união de percepções físicas e mentais, visuais e textuais. O recorte metodológico prioriza na primeira parte desta tese uma discussão sobre o contexto cultural da arte de Blake e na segunda uma análise dos processos de leitura, observação e interpretação de seus livros.
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O terceiro, além de detalhar o método iluminado de impressão, discute o contexto de produção e as possíveis metas do seu autor ao empreender tal arte. O interlúdio apresenta uma discussão metodológica sobre o tipo de análise e conceituação crítica para o estudo de sua arte. Partindo dessa proposta, os capítulos seguintes objetivam uma interpretação dos primeiros livros iluminados de Blake. Os capítulos 4 e 5 discutem as Canções de Inocência e as Canções de Experiência, ao passo que o último se debruça sobre O Matrimônio de Céu e Inferno. Tais capítulos demonstram como, na criação do artista, texto e imagem mantêm uma dialógica relação de oposição e complementaridade que revela a meta do autor de fragilizar o discurso dualista de seu tempo, seja ele científico ou religioso, ao propor uma arte centrada na união de percepções físicas e mentais, visuais e textuais. O recorte metodológico prioriza na primeira parte desta tese uma discussão sobre o contexto cultural da arte de Blake e na segunda uma análise dos processos de leitura, observação e interpretação de seus livros.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta tese de doutorado propõe analisar a origem e a interpretação dos livros iluminados de William Blake. A produção do artista foi efetuada como um empreendimento técnico no qual texto e imagem eram gravados numa mesma chapa de impressão, para depois resultarem em diversas cópias impressas e finalizadas com aquarela. A fim de mapear as experimentações que culminaram na técnica de impressão iluminada, o primeiro capítulo discute a formação tripla de Blake como gravurista, poeta e pintor. O segundo analisa o poema narrativo e as ilustrações para Tiriel, livro que evidencia o primeiro esforço de Blake em unir texto e imagem. O terceiro, além de detalhar o método iluminado de impressão, discute o contexto de produção e as possíveis metas do seu autor ao empreender tal arte. O interlúdio apresenta uma discussão metodológica sobre o tipo de análise e conceituação crítica para o estudo de sua arte. Partindo dessa proposta, os capítulos seguintes objetivam uma interpretação dos primeiros livros iluminados de Blake. Os capítulos 4 e 5 discutem as Canções de Inocência e as Canções de Experiência, ao passo que o último se debruça sobre O Matrimônio de Céu e Inferno. Tais capítulos demonstram como, na criação do artista, texto e imagem mantêm uma dialógica relação de oposição e complementaridade que revela a meta do autor de fragilizar o discurso dualista de seu tempo, seja ele científico ou religioso, ao propor uma arte centrada na união de percepções físicas e mentais, visuais e textuais. O recorte metodológico prioriza na primeira parte desta tese uma discussão sobre o contexto cultural da arte de Blake e na segunda uma análise dos processos de leitura, observação e interpretação de seus livros.Universidade Federal de Santa MariaBRLetrasUFSMPrograma de Pós-Graduação em LetrasPereira, Lawrence Floreshttp://lattes.cnpq.br/2329033954605102Santos, Alcides Cardoso doshttp://lattes.cnpq.br/1331980025109350Rosenfield, Kathrin Holzermayr Lerrerhttp://lattes.cnpq.br/0339273884243637Santos, Nara Cristinahttp://lattes.cnpq.br/0024977948247395Ramicelli, Maria Euláliahttp://lattes.cnpq.br/6281610122950296Tavares, Enéias Farias2012-12-032012-12-032012-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfTAVARES, Enéias Farias. The doors of perception: text and image in William Blake s Illuminated books. 2012. 308 f. 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