As portas da percepção: texto e imagem nos livros iluminados de William Blake

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Enéias Farias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3976
Resumo: Esta tese de doutorado propõe analisar a origem e a interpretação dos livros iluminados de William Blake. A produção do artista foi efetuada como um empreendimento técnico no qual texto e imagem eram gravados numa mesma chapa de impressão, para depois resultarem em diversas cópias impressas e finalizadas com aquarela. A fim de mapear as experimentações que culminaram na técnica de impressão iluminada, o primeiro capítulo discute a formação tripla de Blake como gravurista, poeta e pintor. O segundo analisa o poema narrativo e as ilustrações para Tiriel, livro que evidencia o primeiro esforço de Blake em unir texto e imagem. O terceiro, além de detalhar o método iluminado de impressão, discute o contexto de produção e as possíveis metas do seu autor ao empreender tal arte. O interlúdio apresenta uma discussão metodológica sobre o tipo de análise e conceituação crítica para o estudo de sua arte. Partindo dessa proposta, os capítulos seguintes objetivam uma interpretação dos primeiros livros iluminados de Blake. Os capítulos 4 e 5 discutem as Canções de Inocência e as Canções de Experiência, ao passo que o último se debruça sobre O Matrimônio de Céu e Inferno. Tais capítulos demonstram como, na criação do artista, texto e imagem mantêm uma dialógica relação de oposição e complementaridade que revela a meta do autor de fragilizar o discurso dualista de seu tempo, seja ele científico ou religioso, ao propor uma arte centrada na união de percepções físicas e mentais, visuais e textuais. O recorte metodológico prioriza na primeira parte desta tese uma discussão sobre o contexto cultural da arte de Blake e na segunda uma análise dos processos de leitura, observação e interpretação de seus livros.
id UFSM_953f0a2429ba6f1dd498e3ea35ba49a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/3976
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2012-12-032012-12-032012-02-15TAVARES, Enéias Farias. The doors of perception: text and image in William Blake s Illuminated books. 2012. 308 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3976Esta tese de doutorado propõe analisar a origem e a interpretação dos livros iluminados de William Blake. A produção do artista foi efetuada como um empreendimento técnico no qual texto e imagem eram gravados numa mesma chapa de impressão, para depois resultarem em diversas cópias impressas e finalizadas com aquarela. A fim de mapear as experimentações que culminaram na técnica de impressão iluminada, o primeiro capítulo discute a formação tripla de Blake como gravurista, poeta e pintor. O segundo analisa o poema narrativo e as ilustrações para Tiriel, livro que evidencia o primeiro esforço de Blake em unir texto e imagem. O terceiro, além de detalhar o método iluminado de impressão, discute o contexto de produção e as possíveis metas do seu autor ao empreender tal arte. O interlúdio apresenta uma discussão metodológica sobre o tipo de análise e conceituação crítica para o estudo de sua arte. Partindo dessa proposta, os capítulos seguintes objetivam uma interpretação dos primeiros livros iluminados de Blake. Os capítulos 4 e 5 discutem as Canções de Inocência e as Canções de Experiência, ao passo que o último se debruça sobre O Matrimônio de Céu e Inferno. Tais capítulos demonstram como, na criação do artista, texto e imagem mantêm uma dialógica relação de oposição e complementaridade que revela a meta do autor de fragilizar o discurso dualista de seu tempo, seja ele científico ou religioso, ao propor uma arte centrada na união de percepções físicas e mentais, visuais e textuais. O recorte metodológico prioriza na primeira parte desta tese uma discussão sobre o contexto cultural da arte de Blake e na segunda uma análise dos processos de leitura, observação e interpretação de seus livros.Esta tese de doutorado propõe analisar a origem e a interpretação dos livros iluminados de William Blake. A produção do artista foi efetuada como um empreendimento técnico no qual texto e imagem eram gravados numa mesma chapa de impressão, para depois resultarem em diversas cópias impressas e finalizadas com aquarela. A fim de mapear as experimentações que culminaram na técnica de impressão iluminada, o primeiro capítulo discute a formação tripla de Blake como gravurista, poeta e pintor. O segundo analisa o poema narrativo e as ilustrações para Tiriel, livro que evidencia o primeiro esforço de Blake em unir texto e imagem. O terceiro, além de detalhar o método iluminado de impressão, discute o contexto de produção e as possíveis metas do seu autor ao empreender tal arte. O interlúdio apresenta uma discussão metodológica sobre o tipo de análise e conceituação crítica para o estudo de sua arte. Partindo dessa proposta, os capítulos seguintes objetivam uma interpretação dos primeiros livros iluminados de Blake. Os capítulos 4 e 5 discutem as Canções de Inocência e as Canções de Experiência, ao passo que o último se debruça sobre O Matrimônio de Céu e Inferno. Tais capítulos demonstram como, na criação do artista, texto e imagem mantêm uma dialógica relação de oposição e complementaridade que revela a meta do autor de fragilizar o discurso dualista de seu tempo, seja ele científico ou religioso, ao propor uma arte centrada na união de percepções físicas e mentais, visuais e textuais. O recorte metodológico prioriza na primeira parte desta tese uma discussão sobre o contexto cultural da arte de Blake e na segunda uma análise dos processos de leitura, observação e interpretação de seus livros.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFSMBRLetrasLiteratura comparadaArtes visuaisLivros iluminadosComparative literatureVisual artsWilliam BlakeIlluminated BooksCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASAs portas da percepção: texto e imagem nos livros iluminados de William BlakeThe doors of perception: text and image in William Blake s Illuminated booksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPereira, Lawrence Floreshttp://lattes.cnpq.br/2329033954605102Santos, Alcides Cardoso doshttp://lattes.cnpq.br/1331980025109350Rosenfield, Kathrin Holzermayr Lerrerhttp://lattes.cnpq.br/0339273884243637Santos, Nara Cristinahttp://lattes.cnpq.br/0024977948247395Ramicelli, Maria Euláliahttp://lattes.cnpq.br/6281610122950296http://lattes.cnpq.br/1655076745935830Tavares, Enéias Farias8002000000014003003003003003003000c20db07-b78c-47f6-990c-2810eb9dcb4ab2dcf84a-6d09-4223-83f7-e134cf953fe716d062d4-e31d-41bd-b504-9dd7ac5659c18674b0b5-d813-4ea0-8709-fa25e563244169dc56a3-74b4-4fb3-80a8-12f8afe1b15cb4465d4f-2c6d-4e94-83d5-079d87d07887info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALTAVARES, ENEIAS FARIAS.pdfapplication/pdf13051876http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3976/1/TAVARES%2c%20ENEIAS%20FARIAS.pdf8e03880e34cd7d1fda2ce25a72f72698MD51TEXTTAVARES, ENEIAS FARIAS.pdf.txtTAVARES, ENEIAS FARIAS.pdf.txtExtracted texttext/plain861659http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3976/2/TAVARES%2c%20ENEIAS%20FARIAS.pdf.txt9a7a915d38311c5c73f11b79338dd488MD52THUMBNAILTAVARES, ENEIAS FARIAS.pdf.jpgTAVARES, ENEIAS FARIAS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4872http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3976/3/TAVARES%2c%20ENEIAS%20FARIAS.pdf.jpg49a3febcd91555821bc90908d3f2eb04MD531/39762023-06-28 10:36:53.691oai:repositorio.ufsm.br:1/3976Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-06-28T13:36:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv As portas da percepção: texto e imagem nos livros iluminados de William Blake
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The doors of perception: text and image in William Blake s Illuminated books
title As portas da percepção: texto e imagem nos livros iluminados de William Blake
spellingShingle As portas da percepção: texto e imagem nos livros iluminados de William Blake
Tavares, Enéias Farias
Literatura comparada
Artes visuais
Livros iluminados
Comparative literature
Visual arts
William Blake
Illuminated Books
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short As portas da percepção: texto e imagem nos livros iluminados de William Blake
title_full As portas da percepção: texto e imagem nos livros iluminados de William Blake
title_fullStr As portas da percepção: texto e imagem nos livros iluminados de William Blake
title_full_unstemmed As portas da percepção: texto e imagem nos livros iluminados de William Blake
title_sort As portas da percepção: texto e imagem nos livros iluminados de William Blake
author Tavares, Enéias Farias
author_facet Tavares, Enéias Farias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Lawrence Flores
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2329033954605102
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Alcides Cardoso dos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1331980025109350
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rosenfield, Kathrin Holzermayr Lerrer
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0339273884243637
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Santos, Nara Cristina
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0024977948247395
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ramicelli, Maria Eulália
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6281610122950296
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1655076745935830
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Enéias Farias
contributor_str_mv Pereira, Lawrence Flores
Santos, Alcides Cardoso dos
Rosenfield, Kathrin Holzermayr Lerrer
Santos, Nara Cristina
Ramicelli, Maria Eulália
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura comparada
Artes visuais
Livros iluminados
topic Literatura comparada
Artes visuais
Livros iluminados
Comparative literature
Visual arts
William Blake
Illuminated Books
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Comparative literature
Visual arts
William Blake
Illuminated Books
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Esta tese de doutorado propõe analisar a origem e a interpretação dos livros iluminados de William Blake. A produção do artista foi efetuada como um empreendimento técnico no qual texto e imagem eram gravados numa mesma chapa de impressão, para depois resultarem em diversas cópias impressas e finalizadas com aquarela. A fim de mapear as experimentações que culminaram na técnica de impressão iluminada, o primeiro capítulo discute a formação tripla de Blake como gravurista, poeta e pintor. O segundo analisa o poema narrativo e as ilustrações para Tiriel, livro que evidencia o primeiro esforço de Blake em unir texto e imagem. O terceiro, além de detalhar o método iluminado de impressão, discute o contexto de produção e as possíveis metas do seu autor ao empreender tal arte. O interlúdio apresenta uma discussão metodológica sobre o tipo de análise e conceituação crítica para o estudo de sua arte. Partindo dessa proposta, os capítulos seguintes objetivam uma interpretação dos primeiros livros iluminados de Blake. Os capítulos 4 e 5 discutem as Canções de Inocência e as Canções de Experiência, ao passo que o último se debruça sobre O Matrimônio de Céu e Inferno. Tais capítulos demonstram como, na criação do artista, texto e imagem mantêm uma dialógica relação de oposição e complementaridade que revela a meta do autor de fragilizar o discurso dualista de seu tempo, seja ele científico ou religioso, ao propor uma arte centrada na união de percepções físicas e mentais, visuais e textuais. O recorte metodológico prioriza na primeira parte desta tese uma discussão sobre o contexto cultural da arte de Blake e na segunda uma análise dos processos de leitura, observação e interpretação de seus livros.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-03
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-03
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TAVARES, Enéias Farias. The doors of perception: text and image in William Blake s Illuminated books. 2012. 308 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3976
identifier_str_mv TAVARES, Enéias Farias. The doors of perception: text and image in William Blake s Illuminated books. 2012. 308 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 800200000001
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
300
300
300
300
300
300
dc.relation.authority.fl_str_mv 0c20db07-b78c-47f6-990c-2810eb9dcb4a
b2dcf84a-6d09-4223-83f7-e134cf953fe7
16d062d4-e31d-41bd-b504-9dd7ac5659c1
8674b0b5-d813-4ea0-8709-fa25e5632441
69dc56a3-74b4-4fb3-80a8-12f8afe1b15c
b4465d4f-2c6d-4e94-83d5-079d87d07887
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3976/1/TAVARES%2c%20ENEIAS%20FARIAS.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3976/2/TAVARES%2c%20ENEIAS%20FARIAS.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3976/3/TAVARES%2c%20ENEIAS%20FARIAS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e03880e34cd7d1fda2ce25a72f72698
9a7a915d38311c5c73f11b79338dd488
49a3febcd91555821bc90908d3f2eb04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1791086295109337088