A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Fabiana Ritter
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000007sg4
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20282
Resumo: Abstract protegido pelo autor.
id UFSM_aaf2a895fddee15546cb3a812b244c59
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/20282
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de casoEducação físicaFormação continuadaPrática pedagógicaSaberes docentesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAbstract protegido pelo autor.Este estudo teve como objetivo analisar a formação continuada dos professores de Educação Física de uma escola de Santa Maria (RS), identificando os saberes docentes por eles (re)construídos na sua prática pedagógica. Justificamos a investigação pela importância da formação continuada no processo de desenvolvimento profissional docente, juntamente com a (re)construção de saberes docentes, mobilizados e/ou produzidos na prática cotidiana da escola. Os objetivos específicos foram: a) Compreender a percepção de formação continuada dos professores de Educação Física; b) Identificar os saberes docentes e as ações que os professores de Educação Física mobilizam em sua prática pedagógica; e, c) Compreender as ações que os professores de Educação Física utilizam na (re)construção de seus saberes docentes. A metodologia foi caracterizada como qualitativa do tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física. As informações foram obtidas através de um questionário e uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações obtidas deu-se por meio da análise de conteúdo. O estudo se apoiou nas teorias de Tardif (2002), Nóvoa (1999), Pimenta (2006) e outros. Como considerações, foi possível constatar que os professores desta escola possuem o amálgama de saberes que são necessários à profissão docente e ainda (re)constroem os mesmos a partir de ações individuais e coletivas dentro ou fora das reuniões pedagógicas da escola. Contudo, ainda podemos destacar que os professores desta escola sentem a necessidade de utilizar a reflexão como instrumento ativo em suas ações diárias.Universidade Federal de Santa MariaBrasilEducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCentro de EducaçãoKrug, Hugo Norbertohttp://lattes.cnpq.br/5710464649581736Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieirahttp://lattes.cnpq.br/7102436522771207Garces, Solange Beatriz Billighttp://lattes.cnpq.br/9299928216605398Antunes, Fabiana Ritter2021-02-01T20:16:08Z2021-02-01T20:16:08Z2014-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20282ark:/26339/0013000007sg4porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-06-28T15:56:33Zoai:repositorio.ufsm.br:1/20282Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-06-28T15:56:33Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
title A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
spellingShingle A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
Antunes, Fabiana Ritter
Educação física
Formação continuada
Prática pedagógica
Saberes docentes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
title_full A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
title_fullStr A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
title_full_unstemmed A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
title_sort A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
author Antunes, Fabiana Ritter
author_facet Antunes, Fabiana Ritter
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krug, Hugo Norberto
http://lattes.cnpq.br/5710464649581736
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
http://lattes.cnpq.br/7102436522771207
Garces, Solange Beatriz Billig
http://lattes.cnpq.br/9299928216605398
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Fabiana Ritter
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Formação continuada
Prática pedagógica
Saberes docentes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação física
Formação continuada
Prática pedagógica
Saberes docentes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Abstract protegido pelo autor.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-24
2021-02-01T20:16:08Z
2021-02-01T20:16:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20282
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000007sg4
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20282
identifier_str_mv ark:/26339/0013000007sg4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172300493815808