A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000007sg4 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20282 |
Resumo: | Abstract protegido pelo autor. |
id |
UFSM_aaf2a895fddee15546cb3a812b244c59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/20282 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de casoEducação físicaFormação continuadaPrática pedagógicaSaberes docentesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAbstract protegido pelo autor.Este estudo teve como objetivo analisar a formação continuada dos professores de Educação Física de uma escola de Santa Maria (RS), identificando os saberes docentes por eles (re)construídos na sua prática pedagógica. Justificamos a investigação pela importância da formação continuada no processo de desenvolvimento profissional docente, juntamente com a (re)construção de saberes docentes, mobilizados e/ou produzidos na prática cotidiana da escola. Os objetivos específicos foram: a) Compreender a percepção de formação continuada dos professores de Educação Física; b) Identificar os saberes docentes e as ações que os professores de Educação Física mobilizam em sua prática pedagógica; e, c) Compreender as ações que os professores de Educação Física utilizam na (re)construção de seus saberes docentes. A metodologia foi caracterizada como qualitativa do tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física. As informações foram obtidas através de um questionário e uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações obtidas deu-se por meio da análise de conteúdo. O estudo se apoiou nas teorias de Tardif (2002), Nóvoa (1999), Pimenta (2006) e outros. Como considerações, foi possível constatar que os professores desta escola possuem o amálgama de saberes que são necessários à profissão docente e ainda (re)constroem os mesmos a partir de ações individuais e coletivas dentro ou fora das reuniões pedagógicas da escola. Contudo, ainda podemos destacar que os professores desta escola sentem a necessidade de utilizar a reflexão como instrumento ativo em suas ações diárias.Universidade Federal de Santa MariaBrasilEducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCentro de EducaçãoKrug, Hugo Norbertohttp://lattes.cnpq.br/5710464649581736Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieirahttp://lattes.cnpq.br/7102436522771207Garces, Solange Beatriz Billighttp://lattes.cnpq.br/9299928216605398Antunes, Fabiana Ritter2021-02-01T20:16:08Z2021-02-01T20:16:08Z2014-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20282ark:/26339/0013000007sg4porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-06-28T15:56:33Zoai:repositorio.ufsm.br:1/20282Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-06-28T15:56:33Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso |
title |
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso |
spellingShingle |
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso Antunes, Fabiana Ritter Educação física Formação continuada Prática pedagógica Saberes docentes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso |
title_full |
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso |
title_fullStr |
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso |
title_sort |
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso |
author |
Antunes, Fabiana Ritter |
author_facet |
Antunes, Fabiana Ritter |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Krug, Hugo Norberto http://lattes.cnpq.br/5710464649581736 Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira http://lattes.cnpq.br/7102436522771207 Garces, Solange Beatriz Billig http://lattes.cnpq.br/9299928216605398 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Fabiana Ritter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Formação continuada Prática pedagógica Saberes docentes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação física Formação continuada Prática pedagógica Saberes docentes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Abstract protegido pelo autor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-24 2021-02-01T20:16:08Z 2021-02-01T20:16:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20282 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000007sg4 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20282 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000007sg4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil Educação UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil Educação UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172300493815808 |