Regeneração periodontal em cães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis,Emily Correna Carlo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Borges,Andréa Pacheco Batista, Del Carlo,Ricardo Junqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001200015
Resumo: A doença periodontal pode ser definida como a condição inflamatória dos tecidos de suporte do dente em resposta ao acúmulo do biofilme. A consequencia é a formação de graves defeitos ósseos, devido à perda dos tecidos periodontais, levando, em última instância, à perda dos dentes, predisposição a fraturas de mandíbula e formação de comunicações oronasais. O principal tratamento é a prevenção, incluindo a escovação dentária diária e a profilaxia periodontal, procedimento realizado pelo médico veterinário para remoção do biofilme e cálculo dentário acumulados. A recuperação dos tecidos perdidos, ou seja, a regeneração periodontal, é um processo mais complexo, pois envolve a formação de três tecidos intimamente ligados: osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. Assim, diversos materiais e técnicas foram e são constantemente desenvolvidos, incluindo membranas para regeneração tecidual guiada e a aplicação de enxertos e biomateriais, amplamente estudados na odontologia humana e já disponíveis para aplicação na rotina clínica veterinária. Adicionalmente, novas possibilidades surgem com a associação dessas técnicas a fatores de crescimento e células-tronco e o desenvolvimento das membranas multifuncionais.
id UFSM-2_3cde99d7f4e025ceecdb5bd2da96f746
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782011001200015
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Regeneração periodontal em cãesodontologia veterináriadoença periodontalregeneração tecidual guiadamembranas multifuncionaisA doença periodontal pode ser definida como a condição inflamatória dos tecidos de suporte do dente em resposta ao acúmulo do biofilme. A consequencia é a formação de graves defeitos ósseos, devido à perda dos tecidos periodontais, levando, em última instância, à perda dos dentes, predisposição a fraturas de mandíbula e formação de comunicações oronasais. O principal tratamento é a prevenção, incluindo a escovação dentária diária e a profilaxia periodontal, procedimento realizado pelo médico veterinário para remoção do biofilme e cálculo dentário acumulados. A recuperação dos tecidos perdidos, ou seja, a regeneração periodontal, é um processo mais complexo, pois envolve a formação de três tecidos intimamente ligados: osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. Assim, diversos materiais e técnicas foram e são constantemente desenvolvidos, incluindo membranas para regeneração tecidual guiada e a aplicação de enxertos e biomateriais, amplamente estudados na odontologia humana e já disponíveis para aplicação na rotina clínica veterinária. Adicionalmente, novas possibilidades surgem com a associação dessas técnicas a fatores de crescimento e células-tronco e o desenvolvimento das membranas multifuncionais.Universidade Federal de Santa Maria2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001200015Ciência Rural v.41 n.12 2011reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782011001200015info:eu-repo/semantics/openAccessReis,Emily Correna CarloBorges,Andréa Pacheco BatistaDel Carlo,Ricardo Junqueirapor2012-01-09T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Regeneração periodontal em cães
title Regeneração periodontal em cães
spellingShingle Regeneração periodontal em cães
Reis,Emily Correna Carlo
odontologia veterinária
doença periodontal
regeneração tecidual guiada
membranas multifuncionais
title_short Regeneração periodontal em cães
title_full Regeneração periodontal em cães
title_fullStr Regeneração periodontal em cães
title_full_unstemmed Regeneração periodontal em cães
title_sort Regeneração periodontal em cães
author Reis,Emily Correna Carlo
author_facet Reis,Emily Correna Carlo
Borges,Andréa Pacheco Batista
Del Carlo,Ricardo Junqueira
author_role author
author2 Borges,Andréa Pacheco Batista
Del Carlo,Ricardo Junqueira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis,Emily Correna Carlo
Borges,Andréa Pacheco Batista
Del Carlo,Ricardo Junqueira
dc.subject.por.fl_str_mv odontologia veterinária
doença periodontal
regeneração tecidual guiada
membranas multifuncionais
topic odontologia veterinária
doença periodontal
regeneração tecidual guiada
membranas multifuncionais
description A doença periodontal pode ser definida como a condição inflamatória dos tecidos de suporte do dente em resposta ao acúmulo do biofilme. A consequencia é a formação de graves defeitos ósseos, devido à perda dos tecidos periodontais, levando, em última instância, à perda dos dentes, predisposição a fraturas de mandíbula e formação de comunicações oronasais. O principal tratamento é a prevenção, incluindo a escovação dentária diária e a profilaxia periodontal, procedimento realizado pelo médico veterinário para remoção do biofilme e cálculo dentário acumulados. A recuperação dos tecidos perdidos, ou seja, a regeneração periodontal, é um processo mais complexo, pois envolve a formação de três tecidos intimamente ligados: osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. Assim, diversos materiais e técnicas foram e são constantemente desenvolvidos, incluindo membranas para regeneração tecidual guiada e a aplicação de enxertos e biomateriais, amplamente estudados na odontologia humana e já disponíveis para aplicação na rotina clínica veterinária. Adicionalmente, novas possibilidades surgem com a associação dessas técnicas a fatores de crescimento e células-tronco e o desenvolvimento das membranas multifuncionais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782011001200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.41 n.12 2011
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140539663450112