Espessura da lâmina de cisalhamento na avaliação instrumental da textura da carne

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto,Marcos Franke
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ponsano,Elisa Helena Giglio, Almeida,Ana Paula da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000600026
Resumo: A padronização da textura é um dos principais problemas relacionados à qualidade da carne bovina. Por isso, a avaliação objetiva da maciez, por métodos mecânicos, vem sendo estudada há muitos anos. Para que a avaliação instrumental da textura seja uma ferramenta efetiva nos estudos envolvendo a maciez da carne, é necessário minimizar as causas de variação envolvidas na análise. Atualmente, a força de cisalhamento Warner-Bratzler é o método mais amplamente empregado para essa finalidade. O protocolo padrão dessa técnica analítica preconiza a utilização de uma lâmina de cisalhamento de 1,016mm de espessura. Neste trabalho, foram comparados dados de textura de carne bovina obtidos com a lâmina de cisalhamento padrão Warner-Bratzler, de 1,016mm de espessura, e uma lâmina mais grossa, de 3,05mm de espessura. Após o abate, amostras de músculo Longissimus dorsi, semelhantes em relação aos teores de umidade, lipídeos e proteínas, foram submetidas a duas diferentes temperaturas de resfriamento, atingindo diferentes velocidades de queda de temperatura e, consequentemente, diferentes graus de contração do tecido muscular, o que foi confirmado pela determinação do comprimento dos sarcômeros. Os resultados demonstraram uma maior sensibilidade da lâmina padrão Warner-Bratzler na detecção de variações da textura da carne, em função da velocidade de resfriamento.
id UFSM-2_e038cf889e3abf5804cffedbcfea1a97
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782010000600026
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Espessura da lâmina de cisalhamento na avaliação instrumental da textura da carnemaciezcarne bovinaforça de cisalhamentoWarner-BratzlerA padronização da textura é um dos principais problemas relacionados à qualidade da carne bovina. Por isso, a avaliação objetiva da maciez, por métodos mecânicos, vem sendo estudada há muitos anos. Para que a avaliação instrumental da textura seja uma ferramenta efetiva nos estudos envolvendo a maciez da carne, é necessário minimizar as causas de variação envolvidas na análise. Atualmente, a força de cisalhamento Warner-Bratzler é o método mais amplamente empregado para essa finalidade. O protocolo padrão dessa técnica analítica preconiza a utilização de uma lâmina de cisalhamento de 1,016mm de espessura. Neste trabalho, foram comparados dados de textura de carne bovina obtidos com a lâmina de cisalhamento padrão Warner-Bratzler, de 1,016mm de espessura, e uma lâmina mais grossa, de 3,05mm de espessura. Após o abate, amostras de músculo Longissimus dorsi, semelhantes em relação aos teores de umidade, lipídeos e proteínas, foram submetidas a duas diferentes temperaturas de resfriamento, atingindo diferentes velocidades de queda de temperatura e, consequentemente, diferentes graus de contração do tecido muscular, o que foi confirmado pela determinação do comprimento dos sarcômeros. Os resultados demonstraram uma maior sensibilidade da lâmina padrão Warner-Bratzler na detecção de variações da textura da carne, em função da velocidade de resfriamento.Universidade Federal de Santa Maria2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000600026Ciência Rural v.40 n.6 2010reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782010000600026info:eu-repo/semantics/openAccessPinto,Marcos FrankePonsano,Elisa Helena GiglioAlmeida,Ana Paula da Silvapor2010-07-23T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Espessura da lâmina de cisalhamento na avaliação instrumental da textura da carne
title Espessura da lâmina de cisalhamento na avaliação instrumental da textura da carne
spellingShingle Espessura da lâmina de cisalhamento na avaliação instrumental da textura da carne
Pinto,Marcos Franke
maciez
carne bovina
força de cisalhamento
Warner-Bratzler
title_short Espessura da lâmina de cisalhamento na avaliação instrumental da textura da carne
title_full Espessura da lâmina de cisalhamento na avaliação instrumental da textura da carne
title_fullStr Espessura da lâmina de cisalhamento na avaliação instrumental da textura da carne
title_full_unstemmed Espessura da lâmina de cisalhamento na avaliação instrumental da textura da carne
title_sort Espessura da lâmina de cisalhamento na avaliação instrumental da textura da carne
author Pinto,Marcos Franke
author_facet Pinto,Marcos Franke
Ponsano,Elisa Helena Giglio
Almeida,Ana Paula da Silva
author_role author
author2 Ponsano,Elisa Helena Giglio
Almeida,Ana Paula da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto,Marcos Franke
Ponsano,Elisa Helena Giglio
Almeida,Ana Paula da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv maciez
carne bovina
força de cisalhamento
Warner-Bratzler
topic maciez
carne bovina
força de cisalhamento
Warner-Bratzler
description A padronização da textura é um dos principais problemas relacionados à qualidade da carne bovina. Por isso, a avaliação objetiva da maciez, por métodos mecânicos, vem sendo estudada há muitos anos. Para que a avaliação instrumental da textura seja uma ferramenta efetiva nos estudos envolvendo a maciez da carne, é necessário minimizar as causas de variação envolvidas na análise. Atualmente, a força de cisalhamento Warner-Bratzler é o método mais amplamente empregado para essa finalidade. O protocolo padrão dessa técnica analítica preconiza a utilização de uma lâmina de cisalhamento de 1,016mm de espessura. Neste trabalho, foram comparados dados de textura de carne bovina obtidos com a lâmina de cisalhamento padrão Warner-Bratzler, de 1,016mm de espessura, e uma lâmina mais grossa, de 3,05mm de espessura. Após o abate, amostras de músculo Longissimus dorsi, semelhantes em relação aos teores de umidade, lipídeos e proteínas, foram submetidas a duas diferentes temperaturas de resfriamento, atingindo diferentes velocidades de queda de temperatura e, consequentemente, diferentes graus de contração do tecido muscular, o que foi confirmado pela determinação do comprimento dos sarcômeros. Os resultados demonstraram uma maior sensibilidade da lâmina padrão Warner-Bratzler na detecção de variações da textura da carne, em função da velocidade de resfriamento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000600026
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000600026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782010000600026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.40 n.6 2010
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140536058445824