Eletroestimulação na cicatrização de feridas cutâneas experimentais em coelhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beheregaray,Wanessa Krüger
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gianotti,Giordano Cabral, Leal,Juliano de Souza, Garcez,Tuane, Contesini,Emerson Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000500019
Resumo: Feridas cutâneas crônicas e complicadas são frequentemente encontradas na rotina da medicina veterinária e, muitas vezes, transformam os tratamentos em verdadeiro desafio. A eletroterapia tem sido indicada como alternativa aos tratamentos convencionais, devido à sua capacidade de promover cicatrização. O objetivo deste trabalho é relatar um ensaio experimental utilizando a eletroestimulação (ES) na cicatrização de feridas cutâneas em coelhos. Para tanto, foram utilizados 10 coelhos Nova Zelândia, machos, hígidos, submetidos à anestesia geral para a indução experimental de duas feridas cutâneas de 1cm² localizadas no dorso, caudal à borda das escápulas. As lesões foram higienizadas com solução salina 0,9%, sendo a do lado direito tratada por ES e a do lado esquerdo, como controle. Para ES utilizou-se a frequência de 60Hz, por 10 minutos a cada dois dias, sendo aplicadas quatro agulhas de acupuntura em pontos equidistantes ao redor da lesão, a 0,5cm da borda. Os animais foram divididos em dois grupos, de oito e de 15 dias, conforme o período de tratamento e avaliação macroscópica e histopatológica. Não houve diferença significativa no tempo de cicatrização das lesões tratadas com ES. Porém, apresentaram qualidade tecidual, tanto na avaliação macro quanto microscópica, superior às do grupo controle. Com isso, é possível indicar a ES como tratamento de feridas cutâneas, por ser uma técnica eficiente, de fácil aplicação e de relativo baixo custo.
id UFSM-2_e3e62c57da0fe3c135102a3962e45eea
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782014000500019
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Eletroestimulação na cicatrização de feridas cutâneas experimentais em coelhosreparo cutâneoeletroterapiacicatrizFeridas cutâneas crônicas e complicadas são frequentemente encontradas na rotina da medicina veterinária e, muitas vezes, transformam os tratamentos em verdadeiro desafio. A eletroterapia tem sido indicada como alternativa aos tratamentos convencionais, devido à sua capacidade de promover cicatrização. O objetivo deste trabalho é relatar um ensaio experimental utilizando a eletroestimulação (ES) na cicatrização de feridas cutâneas em coelhos. Para tanto, foram utilizados 10 coelhos Nova Zelândia, machos, hígidos, submetidos à anestesia geral para a indução experimental de duas feridas cutâneas de 1cm² localizadas no dorso, caudal à borda das escápulas. As lesões foram higienizadas com solução salina 0,9%, sendo a do lado direito tratada por ES e a do lado esquerdo, como controle. Para ES utilizou-se a frequência de 60Hz, por 10 minutos a cada dois dias, sendo aplicadas quatro agulhas de acupuntura em pontos equidistantes ao redor da lesão, a 0,5cm da borda. Os animais foram divididos em dois grupos, de oito e de 15 dias, conforme o período de tratamento e avaliação macroscópica e histopatológica. Não houve diferença significativa no tempo de cicatrização das lesões tratadas com ES. Porém, apresentaram qualidade tecidual, tanto na avaliação macro quanto microscópica, superior às do grupo controle. Com isso, é possível indicar a ES como tratamento de feridas cutâneas, por ser uma técnica eficiente, de fácil aplicação e de relativo baixo custo.Universidade Federal de Santa Maria2014-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000500019Ciência Rural v.44 n.5 2014reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782014000500019info:eu-repo/semantics/openAccessBeheregaray,Wanessa KrügerGianotti,Giordano CabralLeal,Juliano de SouzaGarcez,TuaneContesini,Emerson Antoniopor2014-04-22T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Eletroestimulação na cicatrização de feridas cutâneas experimentais em coelhos
title Eletroestimulação na cicatrização de feridas cutâneas experimentais em coelhos
spellingShingle Eletroestimulação na cicatrização de feridas cutâneas experimentais em coelhos
Beheregaray,Wanessa Krüger
reparo cutâneo
eletroterapia
cicatriz
title_short Eletroestimulação na cicatrização de feridas cutâneas experimentais em coelhos
title_full Eletroestimulação na cicatrização de feridas cutâneas experimentais em coelhos
title_fullStr Eletroestimulação na cicatrização de feridas cutâneas experimentais em coelhos
title_full_unstemmed Eletroestimulação na cicatrização de feridas cutâneas experimentais em coelhos
title_sort Eletroestimulação na cicatrização de feridas cutâneas experimentais em coelhos
author Beheregaray,Wanessa Krüger
author_facet Beheregaray,Wanessa Krüger
Gianotti,Giordano Cabral
Leal,Juliano de Souza
Garcez,Tuane
Contesini,Emerson Antonio
author_role author
author2 Gianotti,Giordano Cabral
Leal,Juliano de Souza
Garcez,Tuane
Contesini,Emerson Antonio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beheregaray,Wanessa Krüger
Gianotti,Giordano Cabral
Leal,Juliano de Souza
Garcez,Tuane
Contesini,Emerson Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv reparo cutâneo
eletroterapia
cicatriz
topic reparo cutâneo
eletroterapia
cicatriz
description Feridas cutâneas crônicas e complicadas são frequentemente encontradas na rotina da medicina veterinária e, muitas vezes, transformam os tratamentos em verdadeiro desafio. A eletroterapia tem sido indicada como alternativa aos tratamentos convencionais, devido à sua capacidade de promover cicatrização. O objetivo deste trabalho é relatar um ensaio experimental utilizando a eletroestimulação (ES) na cicatrização de feridas cutâneas em coelhos. Para tanto, foram utilizados 10 coelhos Nova Zelândia, machos, hígidos, submetidos à anestesia geral para a indução experimental de duas feridas cutâneas de 1cm² localizadas no dorso, caudal à borda das escápulas. As lesões foram higienizadas com solução salina 0,9%, sendo a do lado direito tratada por ES e a do lado esquerdo, como controle. Para ES utilizou-se a frequência de 60Hz, por 10 minutos a cada dois dias, sendo aplicadas quatro agulhas de acupuntura em pontos equidistantes ao redor da lesão, a 0,5cm da borda. Os animais foram divididos em dois grupos, de oito e de 15 dias, conforme o período de tratamento e avaliação macroscópica e histopatológica. Não houve diferença significativa no tempo de cicatrização das lesões tratadas com ES. Porém, apresentaram qualidade tecidual, tanto na avaliação macro quanto microscópica, superior às do grupo controle. Com isso, é possível indicar a ES como tratamento de feridas cutâneas, por ser uma técnica eficiente, de fácil aplicação e de relativo baixo custo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000500019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000500019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782014000500019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.44 n.5 2014
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140545463123968