Atmosfera modificada e refrigeração para conservação pós-colheita de camu-camu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveirai,Jacqueline de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva,Igor Galvão, Silva,Paula Porrelli Moreira da, Spoto,Marta Helena Fillet
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000600028
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo avaliar a conservação pós-colheita de camu-camu, utilizando a refrigeração e a atmosfera modificada propiciada pelos filmes de policloreto de vinila (PVC) e polipropileno biaxialmente orientado de 50µm espessura (BOPP50) e assim avaliar a durabilidade em relação ao controle (sem embalagem). Os frutos foram mantidos a 5±1°C e 90±2% de umidade relativa, durante 25 dias e avaliados a cada quatro dias de armazenamento quanto à firmeza, pH, sólidos solúveis, acidez titulável, ácido ascórbico, antocianinas, perda de massa e concentração de CO2 da atmosfera no interior da embalagem. O filme de BOPP50 mostrou não ser a melhor alternativa para a conservação de camu-camu, pois a sua baixa permeabilidade aos gases ocasionou o acúmulo de CO2 no interior da embalagem, propiciando o processo fermentativo dos frutos após 13 dias de armazenamento. Os atributos pH, sólidos solúveis, acidez titulável, ácido ascórbico e antocianinas não foram afetados pelos tipos de filmes utilizados, mas sim pelos dias de armazenamento. Os resultados mostraram que a utilização do filme de PVC, juntamente com refrigeração, para conservação pós-colheita de camu-camu, foi eficaz na manutenção da firmeza do fruto e na redução de perda de massa, mantendo os frutos comercialmente viáveis por 21 dias, enquanto o controle e os revestidos por BOPP50 se apresentaram inviáveis após 13 dias de armazenamento.
id UFSM-2_f5dcbeb96b56af6e289ef16f00a8e6bb
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782014000600028
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Atmosfera modificada e refrigeração para conservação pós-colheita de camu-camuácido ascórbicoantocianinasatmosfera modificadaMyrciaria dubiapós-colheitaO presente trabalho tem por objetivo avaliar a conservação pós-colheita de camu-camu, utilizando a refrigeração e a atmosfera modificada propiciada pelos filmes de policloreto de vinila (PVC) e polipropileno biaxialmente orientado de 50µm espessura (BOPP50) e assim avaliar a durabilidade em relação ao controle (sem embalagem). Os frutos foram mantidos a 5±1°C e 90±2% de umidade relativa, durante 25 dias e avaliados a cada quatro dias de armazenamento quanto à firmeza, pH, sólidos solúveis, acidez titulável, ácido ascórbico, antocianinas, perda de massa e concentração de CO2 da atmosfera no interior da embalagem. O filme de BOPP50 mostrou não ser a melhor alternativa para a conservação de camu-camu, pois a sua baixa permeabilidade aos gases ocasionou o acúmulo de CO2 no interior da embalagem, propiciando o processo fermentativo dos frutos após 13 dias de armazenamento. Os atributos pH, sólidos solúveis, acidez titulável, ácido ascórbico e antocianinas não foram afetados pelos tipos de filmes utilizados, mas sim pelos dias de armazenamento. Os resultados mostraram que a utilização do filme de PVC, juntamente com refrigeração, para conservação pós-colheita de camu-camu, foi eficaz na manutenção da firmeza do fruto e na redução de perda de massa, mantendo os frutos comercialmente viáveis por 21 dias, enquanto o controle e os revestidos por BOPP50 se apresentaram inviáveis após 13 dias de armazenamento.Universidade Federal de Santa Maria2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000600028Ciência Rural v.44 n.6 2014reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782014000600028info:eu-repo/semantics/openAccessOliveirai,Jacqueline deSilva,Igor GalvãoSilva,Paula Porrelli Moreira daSpoto,Marta Helena Filletpor2014-09-05T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Atmosfera modificada e refrigeração para conservação pós-colheita de camu-camu
title Atmosfera modificada e refrigeração para conservação pós-colheita de camu-camu
spellingShingle Atmosfera modificada e refrigeração para conservação pós-colheita de camu-camu
Oliveirai,Jacqueline de
ácido ascórbico
antocianinas
atmosfera modificada
Myrciaria dubia
pós-colheita
title_short Atmosfera modificada e refrigeração para conservação pós-colheita de camu-camu
title_full Atmosfera modificada e refrigeração para conservação pós-colheita de camu-camu
title_fullStr Atmosfera modificada e refrigeração para conservação pós-colheita de camu-camu
title_full_unstemmed Atmosfera modificada e refrigeração para conservação pós-colheita de camu-camu
title_sort Atmosfera modificada e refrigeração para conservação pós-colheita de camu-camu
author Oliveirai,Jacqueline de
author_facet Oliveirai,Jacqueline de
Silva,Igor Galvão
Silva,Paula Porrelli Moreira da
Spoto,Marta Helena Fillet
author_role author
author2 Silva,Igor Galvão
Silva,Paula Porrelli Moreira da
Spoto,Marta Helena Fillet
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveirai,Jacqueline de
Silva,Igor Galvão
Silva,Paula Porrelli Moreira da
Spoto,Marta Helena Fillet
dc.subject.por.fl_str_mv ácido ascórbico
antocianinas
atmosfera modificada
Myrciaria dubia
pós-colheita
topic ácido ascórbico
antocianinas
atmosfera modificada
Myrciaria dubia
pós-colheita
description O presente trabalho tem por objetivo avaliar a conservação pós-colheita de camu-camu, utilizando a refrigeração e a atmosfera modificada propiciada pelos filmes de policloreto de vinila (PVC) e polipropileno biaxialmente orientado de 50µm espessura (BOPP50) e assim avaliar a durabilidade em relação ao controle (sem embalagem). Os frutos foram mantidos a 5±1°C e 90±2% de umidade relativa, durante 25 dias e avaliados a cada quatro dias de armazenamento quanto à firmeza, pH, sólidos solúveis, acidez titulável, ácido ascórbico, antocianinas, perda de massa e concentração de CO2 da atmosfera no interior da embalagem. O filme de BOPP50 mostrou não ser a melhor alternativa para a conservação de camu-camu, pois a sua baixa permeabilidade aos gases ocasionou o acúmulo de CO2 no interior da embalagem, propiciando o processo fermentativo dos frutos após 13 dias de armazenamento. Os atributos pH, sólidos solúveis, acidez titulável, ácido ascórbico e antocianinas não foram afetados pelos tipos de filmes utilizados, mas sim pelos dias de armazenamento. Os resultados mostraram que a utilização do filme de PVC, juntamente com refrigeração, para conservação pós-colheita de camu-camu, foi eficaz na manutenção da firmeza do fruto e na redução de perda de massa, mantendo os frutos comercialmente viáveis por 21 dias, enquanto o controle e os revestidos por BOPP50 se apresentaram inviáveis após 13 dias de armazenamento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000600028
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000600028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782014000600028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.44 n.6 2014
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140545523941376