Práticas de ensino a partir da inclusão do tema transversal pluralidade cultural: análise de projetos na Escola Estadual Dr. Fernando Abbott – São Gabriel/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longhi, Angela Alessio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rocha, Jefferson Marçal da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Monografias Ambientais
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6184
Resumo: This article studies extracurricular projects developed at a Brazilian Public School name EscolaEstadual Dr Fernando Abbott located in São Gabriel, Rio Grande do Sul State, which had theintention to incorporate the Transversal Subjects, in special, the Cultural Plurality in its EducationalProgram. The available projects were evaluated as well as the interviews done with teachers andthe members of the Principal Office. After doing that we got to the conclusion that almost all theprojects have taken into consideration those Transversal Subjects and that Cultural Plurality wasaccomplished during the realization of the Project called “ConsciênciaNegra” (or BlackConsciousness) about African contribution to Brazilian Culture, including not only Art, History,Food, Religious aspects but also the situation of afro Brazilians into contemporary society. Thispaper has demonstrated how rich and meaningful this subject can be if we use it permanently.
id UFSM-3_2e825346bc29a87f20eb3c6ed2ca4d40
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6184
network_acronym_str UFSM-3
network_name_str Revista Monografias Ambientais
repository_id_str
spelling Práticas de ensino a partir da inclusão do tema transversal pluralidade cultural: análise de projetos na Escola Estadual Dr. Fernando Abbott – São Gabriel/RSEducational ProjectsCross-cutting ThemesCultural PluralityProjetos de EnsinoTemas TransversaisPluralidade CulturalThis article studies extracurricular projects developed at a Brazilian Public School name EscolaEstadual Dr Fernando Abbott located in São Gabriel, Rio Grande do Sul State, which had theintention to incorporate the Transversal Subjects, in special, the Cultural Plurality in its EducationalProgram. The available projects were evaluated as well as the interviews done with teachers andthe members of the Principal Office. After doing that we got to the conclusion that almost all theprojects have taken into consideration those Transversal Subjects and that Cultural Plurality wasaccomplished during the realization of the Project called “ConsciênciaNegra” (or BlackConsciousness) about African contribution to Brazilian Culture, including not only Art, History,Food, Religious aspects but also the situation of afro Brazilians into contemporary society. Thispaper has demonstrated how rich and meaningful this subject can be if we use it permanently.Este artigo refere-se ao estudo de projetos extracurriculares desenvolvidos na Escola Estadual Dr. Fernando Abbott, do município de São Gabriel-RS, que tiveram a intenção de incorporar os temas transversais, em especial, a Pluralidade Cultural em seu currículo. Foram avaliados os projetos disponíveis na supervisão escolar, realizadas entrevistas com professores e direção da Escola, onde se constatou que a maioria dos projetos propostos contemplou os Temas Transversais, sendo que a Pluralidade Cultural esteve evidenciada mais especificamente na realização do “Projeto Consciência Negra”. Estepropiciou de maneira interdisciplinar, um resgate histórico eculturalque valorizou as diversidades étnicas. Nesta investigação,percebeu-se o quanto a abordagem deste tema oferece um campo extremamente diversificado e importante, que deve ser inserido no processo ensino-aprendizagem de forma contextualizada e permanente.Universidade Federal de Santa Maria2012-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/618410.5902/223613086184Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1743-1758Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1743-17582236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6184/3684Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessLonghi, Angela AlessioRocha, Jefferson Marçal da2021-05-07T12:40:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6184Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:43Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de ensino a partir da inclusão do tema transversal pluralidade cultural: análise de projetos na Escola Estadual Dr. Fernando Abbott – São Gabriel/RS
title Práticas de ensino a partir da inclusão do tema transversal pluralidade cultural: análise de projetos na Escola Estadual Dr. Fernando Abbott – São Gabriel/RS
spellingShingle Práticas de ensino a partir da inclusão do tema transversal pluralidade cultural: análise de projetos na Escola Estadual Dr. Fernando Abbott – São Gabriel/RS
Longhi, Angela Alessio
Educational Projects
Cross-cutting Themes
Cultural Plurality
Projetos de Ensino
Temas Transversais
Pluralidade Cultural
title_short Práticas de ensino a partir da inclusão do tema transversal pluralidade cultural: análise de projetos na Escola Estadual Dr. Fernando Abbott – São Gabriel/RS
title_full Práticas de ensino a partir da inclusão do tema transversal pluralidade cultural: análise de projetos na Escola Estadual Dr. Fernando Abbott – São Gabriel/RS
title_fullStr Práticas de ensino a partir da inclusão do tema transversal pluralidade cultural: análise de projetos na Escola Estadual Dr. Fernando Abbott – São Gabriel/RS
title_full_unstemmed Práticas de ensino a partir da inclusão do tema transversal pluralidade cultural: análise de projetos na Escola Estadual Dr. Fernando Abbott – São Gabriel/RS
title_sort Práticas de ensino a partir da inclusão do tema transversal pluralidade cultural: análise de projetos na Escola Estadual Dr. Fernando Abbott – São Gabriel/RS
author Longhi, Angela Alessio
author_facet Longhi, Angela Alessio
Rocha, Jefferson Marçal da
author_role author
author2 Rocha, Jefferson Marçal da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longhi, Angela Alessio
Rocha, Jefferson Marçal da
dc.subject.por.fl_str_mv Educational Projects
Cross-cutting Themes
Cultural Plurality
Projetos de Ensino
Temas Transversais
Pluralidade Cultural
topic Educational Projects
Cross-cutting Themes
Cultural Plurality
Projetos de Ensino
Temas Transversais
Pluralidade Cultural
description This article studies extracurricular projects developed at a Brazilian Public School name EscolaEstadual Dr Fernando Abbott located in São Gabriel, Rio Grande do Sul State, which had theintention to incorporate the Transversal Subjects, in special, the Cultural Plurality in its EducationalProgram. The available projects were evaluated as well as the interviews done with teachers andthe members of the Principal Office. After doing that we got to the conclusion that almost all theprojects have taken into consideration those Transversal Subjects and that Cultural Plurality wasaccomplished during the realization of the Project called “ConsciênciaNegra” (or BlackConsciousness) about African contribution to Brazilian Culture, including not only Art, History,Food, Religious aspects but also the situation of afro Brazilians into contemporary society. Thispaper has demonstrated how rich and meaningful this subject can be if we use it permanently.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6184
10.5902/223613086184
url http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6184
identifier_str_mv 10.5902/223613086184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6184/3684
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1743-1758
Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1743-1758
2236-1308
2236-1308
reponame:Revista Monografias Ambientais
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Monografias Ambientais
collection Revista Monografias Ambientais
repository.name.fl_str_mv Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||remoa.ufsm@gmail.com
_version_ 1788536195751346176