A eficiência das salas de recursos para alunos com deficiência de aprendizagem no município de São Gabriel-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Vera Lucia da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Benetti, Luciana Borba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Monografias Ambientais
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6197
Resumo: This research aims to understand how the program is called the Special Education ResourceRoom and its role in the process of inclusion of students with disabilities / special educationalneeds in mainstream education in the municipality of São Gabriel-RS, to the extentthat these rooms have as main objective to offer ESA -Educational Support Services specialist tocontribute to the appropriation of scientific knowledge of these students and thus contributeto the process of educational and social inclusion. Initially, the work gives a brief history ofinclusive education; then explains about the program called Resource Room, contextualizing it atthe federal, state and municipal calls Multifunctional Resource Rooms. To realize this article was aqualitative methodological approach used in the form of a questionnaire for the managementteams of education of that county that have the rooms in question, since special educationis a form of education considered as a set of resources and support strategies that are availableto all students, offering different alternatives of care, providing a further reorganization ofeducation in providing strategies and methods that take account of care to children with special needs. And that these instruments can be absorbed and used not only for the special child, but forthe whole school community.
id UFSM-3_4b83ff0003d4de2c709ac043b3545879
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6197
network_acronym_str UFSM-3
network_name_str Revista Monografias Ambientais
repository_id_str
spelling A eficiência das salas de recursos para alunos com deficiência de aprendizagem no município de São Gabriel-RSSalamanca StatementRooms ResourcesSan Gabriel / RSDeclaração de SalamancaSalas de RecursosSão Gabriel/RSThis research aims to understand how the program is called the Special Education ResourceRoom and its role in the process of inclusion of students with disabilities / special educationalneeds in mainstream education in the municipality of São Gabriel-RS, to the extentthat these rooms have as main objective to offer ESA -Educational Support Services specialist tocontribute to the appropriation of scientific knowledge of these students and thus contributeto the process of educational and social inclusion. Initially, the work gives a brief history ofinclusive education; then explains about the program called Resource Room, contextualizing it atthe federal, state and municipal calls Multifunctional Resource Rooms. To realize this article was aqualitative methodological approach used in the form of a questionnaire for the managementteams of education of that county that have the rooms in question, since special educationis a form of education considered as a set of resources and support strategies that are availableto all students, offering different alternatives of care, providing a further reorganization ofeducation in providing strategies and methods that take account of care to children with special needs. And that these instruments can be absorbed and used not only for the special child, but forthe whole school community.Esta pesquisa visa compreender como se constitui o programa de Educação Especial denominado Sala de Recursos e seu papel no processo de inclusão de alunos com deficiência/necessidades educacionais especiais no ensino regular do município de São Gabriel-RS, na medida em que essas Salas têm como principal objetivo oferecer AEE - Atendimento Educacional Especializado de forma a contribuir para com a apropriação do conhecimento científico desses alunos e, dessa forma, contribuir para seu processo de inclusão escolar e social. Inicialmente o trabalho faz um breve histórico da educação inclusiva; a seguir, explicita sobre o programa denominado Sala de Recursos, contextualizando-o em nível federal, estadual e municipal com as chamadas Salas de Recursos Multifuncionais. Para a realização deste artigo foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa em forma de questionário, para as equipes diretivas dos educandários de ensino do referido município que possuem as salas em questão, pois a educação especial é uma modalidade de educação considerada como um conjunto de recursos e estratégias de apoio, que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo diferentes alternativas de atendimento, prevendo ainda uma rearticulação da educação no sentido de providenciar estratégias e métodos que dêem conta do atendimento ás crianças com necessidades especiais. E que esses instrumentos possam ser absorvidos e utilizados não só pela criança especial, mas por toda a comunidade escolar.Universidade Federal de Santa Maria2012-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/619710.5902/223613086197Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1900-1915Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1900-19152236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6197/3696Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessWeber, Vera Lucia da SilvaBenetti, Luciana Borba2021-05-07T12:40:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6197Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:46Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A eficiência das salas de recursos para alunos com deficiência de aprendizagem no município de São Gabriel-RS
title A eficiência das salas de recursos para alunos com deficiência de aprendizagem no município de São Gabriel-RS
spellingShingle A eficiência das salas de recursos para alunos com deficiência de aprendizagem no município de São Gabriel-RS
Weber, Vera Lucia da Silva
Salamanca Statement
Rooms Resources
San Gabriel / RS
Declaração de Salamanca
Salas de Recursos
São Gabriel/RS
title_short A eficiência das salas de recursos para alunos com deficiência de aprendizagem no município de São Gabriel-RS
title_full A eficiência das salas de recursos para alunos com deficiência de aprendizagem no município de São Gabriel-RS
title_fullStr A eficiência das salas de recursos para alunos com deficiência de aprendizagem no município de São Gabriel-RS
title_full_unstemmed A eficiência das salas de recursos para alunos com deficiência de aprendizagem no município de São Gabriel-RS
title_sort A eficiência das salas de recursos para alunos com deficiência de aprendizagem no município de São Gabriel-RS
author Weber, Vera Lucia da Silva
author_facet Weber, Vera Lucia da Silva
Benetti, Luciana Borba
author_role author
author2 Benetti, Luciana Borba
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Vera Lucia da Silva
Benetti, Luciana Borba
dc.subject.por.fl_str_mv Salamanca Statement
Rooms Resources
San Gabriel / RS
Declaração de Salamanca
Salas de Recursos
São Gabriel/RS
topic Salamanca Statement
Rooms Resources
San Gabriel / RS
Declaração de Salamanca
Salas de Recursos
São Gabriel/RS
description This research aims to understand how the program is called the Special Education ResourceRoom and its role in the process of inclusion of students with disabilities / special educationalneeds in mainstream education in the municipality of São Gabriel-RS, to the extentthat these rooms have as main objective to offer ESA -Educational Support Services specialist tocontribute to the appropriation of scientific knowledge of these students and thus contributeto the process of educational and social inclusion. Initially, the work gives a brief history ofinclusive education; then explains about the program called Resource Room, contextualizing it atthe federal, state and municipal calls Multifunctional Resource Rooms. To realize this article was aqualitative methodological approach used in the form of a questionnaire for the managementteams of education of that county that have the rooms in question, since special educationis a form of education considered as a set of resources and support strategies that are availableto all students, offering different alternatives of care, providing a further reorganization ofeducation in providing strategies and methods that take account of care to children with special needs. And that these instruments can be absorbed and used not only for the special child, but forthe whole school community.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6197
10.5902/223613086197
url http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6197
identifier_str_mv 10.5902/223613086197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6197/3696
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1900-1915
Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1900-1915
2236-1308
2236-1308
reponame:Revista Monografias Ambientais
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Monografias Ambientais
collection Revista Monografias Ambientais
repository.name.fl_str_mv Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||remoa.ufsm@gmail.com
_version_ 1814256513372389376