Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por eng spa |
Source: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Download full: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019 |
Summary: | As mudancas na atual versao da Declaração de Salamanca e sua influencia na elaboração de documentos legais confirmam que educação inclusiva e Educação Especial tem sido consideradas sinônimas em nosso pais. Assim, este artigo problematiza o conceito de educação inclusiva difundido em politicas públicas e no contexto escolar brasileiro, a partir da primeira tradução da Declaração de Salamanca, disponivel em 1994 e reeditada em 1997, e da segunda tradução, que hoje esta disponivel em meio digital no website do Ministerio da Educação. A opcao metodologica envolveu a pesquisa documental e a analise documental. A partir delas, buscamos constatar e analisar de que forma as alteracoes na Declaração de Salamanca, hoje publicizada e veiculada no Brasil, colocaram a educação inclusiva como tarefa da Educação Especial, provocando uma miscelânea de conceitos, definicoes e interpretacoes envolvendo essas duas expressoes. Foi possivel observar que as politicas públicas para a educação inclusiva e a Educação Especial foram/estao sendo propostas tendo por base as modificacoes e as interpretacoes dessa Declaração. As alteracoes aparentemente despretensiosas na Declaração de Salamanca e a miscelânea de conceitos e definicoes sobre as pessoas denominadas público-alvo da educação inclusiva e da Educação Especial podem ter causado confusoes conceituais e, certamente, conduzido o rumo da historia das politicas e pesquisas sobre essas tematicas no Brasil. |
id |
CESGRANRIO_92b37cf03f54c989e5ec341d635aa7f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1019 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no BrasilInclusive education: implications of the translations and interpretations of the Salamanca Statement in BrazilEducacion inclusiva: las implicaciones de las traduciones y de las interpretaciones de la Declaracion de Salamanca en BrasilEducacion inclusiva. Educacion Especial. Declaracion de SalamancaEducação inclusiva; Educação Especial; Declaração de SalamancaInclusive education; Special Education; Declaration of SalamancaAs mudancas na atual versao da Declaração de Salamanca e sua influencia na elaboração de documentos legais confirmam que educação inclusiva e Educação Especial tem sido consideradas sinônimas em nosso pais. Assim, este artigo problematiza o conceito de educação inclusiva difundido em politicas públicas e no contexto escolar brasileiro, a partir da primeira tradução da Declaração de Salamanca, disponivel em 1994 e reeditada em 1997, e da segunda tradução, que hoje esta disponivel em meio digital no website do Ministerio da Educação. A opcao metodologica envolveu a pesquisa documental e a analise documental. A partir delas, buscamos constatar e analisar de que forma as alteracoes na Declaração de Salamanca, hoje publicizada e veiculada no Brasil, colocaram a educação inclusiva como tarefa da Educação Especial, provocando uma miscelânea de conceitos, definicoes e interpretacoes envolvendo essas duas expressoes. Foi possivel observar que as politicas públicas para a educação inclusiva e a Educação Especial foram/estao sendo propostas tendo por base as modificacoes e as interpretacoes dessa Declaração. As alteracoes aparentemente despretensiosas na Declaração de Salamanca e a miscelânea de conceitos e definicoes sobre as pessoas denominadas público-alvo da educação inclusiva e da Educação Especial podem ter causado confusoes conceituais e, certamente, conduzido o rumo da historia das politicas e pesquisas sobre essas tematicas no Brasil.The changes in the current version of the Salamanca Statement, and its influence in the elaboration of legal documents, confirm that inclusive education and Special Education have been considered synonyms in our country. Thus, this article problematizes the concept of inclusive education disseminated in public policies and in the Brazilian school context from the first translation of the Salamanca Statement, available in 1994 and re-edited in 1997; and from the second translation of this document, that is currently available at the website of the Ministry of Education. The methodology involved a documental research and analysis that sought to determine and to analyze how the alterations in the Salamanca Statement, as published and conveyed in Brazil, set the inclusive education as a task of Special Education, provoking a miscellany of concepts, definitions and interpretations relating these two expressions. It was possible to observe that the public policies for inclusive education and Special Education were/are being proposed having as basis the modifications and the interpretations of this Statement. The alterations, apparently unpretentious, in the Salamanca Statement and the variety of concepts and definitions about the people who are target of inclusive education and of Special Education could have caused a conceptual confusion and, certainly, defined the course of the history of the policies and research related to these themes in Brazil.Los cambios en la actual version de la Declaracion de Salamanca, y su influencia en la elaboracion de los documentos legales, confirman que la educacion inclusiva y la Educacion Especial han sido consideradas sinonimos en nuestro pais. Asi, ese artículo cuestiona el concepto de educacion inclusiva difundido en las politicas públicas y en el contexto escolar brasilero a partir de la primera traduccion de la Declaracion de Salamanca, disponible en 1994 y revisada en 1997; tambien de la segunda traduccion, que hoy esta disponible en medio digital en el sitio web del Ministerio de la Educacion. La opcion metodologica incluyo una investigación y un analisis documental. Se busco constatar y analizar como las alteraciones en la Declaracion de Salamanca, hoy divulgada en Brasil, ponen la educacion inclusiva como tarea de la Educacion Especial, lo que provoco una variedad de conceptos y definiciones relacionados con estas dos expresiones. Fue posible observar que las politicas públicas para la educacion inclusiva y para la Educacion Especial fueron/estan siendo propuestas considerando las modificaciones y las interpretaciones de esta Declaracion. Las alteraciones, aparentemente sin pretensiones en la Declaracion de Salamanca, y la variedad de conceptos y definiciones sobre las personas que la educacion inclusiva y la Educacion Especial pretenden alcanzar, pueden haber causado confusiones conceptuales, y posiblemente, conducido el curso de la historia de las politicas e investigaciónes sobre la educacion inclusiva y la Educacion Especial en el Brasil.Fundação CesgranrioBreitenbach, Fabiane VanessaHonnef, ClauciaCostas, Fabiane Adela Tonetto2016-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/101910.1590/S0104-40362016000200005Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 91 (2016): Revista Ensaio Abr./Jun.; 359-3791809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019/473https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019/474https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019/475Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-28T15:18:12Zoai:ojs.localhost:article/1019Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-07-28T15:18:12Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil Inclusive education: implications of the translations and interpretations of the Salamanca Statement in Brazil Educacion inclusiva: las implicaciones de las traduciones y de las interpretaciones de la Declaracion de Salamanca en Brasil |
title |
Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil |
spellingShingle |
Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil Breitenbach, Fabiane Vanessa Educacion inclusiva. Educacion Especial. Declaracion de Salamanca Educação inclusiva; Educação Especial; Declaração de Salamanca Inclusive education; Special Education; Declaration of Salamanca |
title_short |
Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil |
title_full |
Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil |
title_fullStr |
Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil |
title_sort |
Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil |
author |
Breitenbach, Fabiane Vanessa |
author_facet |
Breitenbach, Fabiane Vanessa Honnef, Claucia Costas, Fabiane Adela Tonetto |
author_role |
author |
author2 |
Honnef, Claucia Costas, Fabiane Adela Tonetto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Breitenbach, Fabiane Vanessa Honnef, Claucia Costas, Fabiane Adela Tonetto |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educacion inclusiva. Educacion Especial. Declaracion de Salamanca Educação inclusiva; Educação Especial; Declaração de Salamanca Inclusive education; Special Education; Declaration of Salamanca |
topic |
Educacion inclusiva. Educacion Especial. Declaracion de Salamanca Educação inclusiva; Educação Especial; Declaração de Salamanca Inclusive education; Special Education; Declaration of Salamanca |
description |
As mudancas na atual versao da Declaração de Salamanca e sua influencia na elaboração de documentos legais confirmam que educação inclusiva e Educação Especial tem sido consideradas sinônimas em nosso pais. Assim, este artigo problematiza o conceito de educação inclusiva difundido em politicas públicas e no contexto escolar brasileiro, a partir da primeira tradução da Declaração de Salamanca, disponivel em 1994 e reeditada em 1997, e da segunda tradução, que hoje esta disponivel em meio digital no website do Ministerio da Educação. A opcao metodologica envolveu a pesquisa documental e a analise documental. A partir delas, buscamos constatar e analisar de que forma as alteracoes na Declaração de Salamanca, hoje publicizada e veiculada no Brasil, colocaram a educação inclusiva como tarefa da Educação Especial, provocando uma miscelânea de conceitos, definicoes e interpretacoes envolvendo essas duas expressoes. Foi possivel observar que as politicas públicas para a educação inclusiva e a Educação Especial foram/estao sendo propostas tendo por base as modificacoes e as interpretacoes dessa Declaração. As alteracoes aparentemente despretensiosas na Declaração de Salamanca e a miscelânea de conceitos e definicoes sobre as pessoas denominadas público-alvo da educação inclusiva e da Educação Especial podem ter causado confusoes conceituais e, certamente, conduzido o rumo da historia das politicas e pesquisas sobre essas tematicas no Brasil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019 10.1590/S0104-40362016000200005 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-40362016000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019/473 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019/474 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019/475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 91 (2016): Revista Ensaio Abr./Jun.; 359-379 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832034230960128 |