Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breitenbach, Fabiane Vanessa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Honnef, Claucia, Costas, Fabiane Adela Tonetto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019
Resumo: As mudancas na atual versao da Declaração de Salamanca e sua influencia na elaboração de documentos legais confirmam que educação inclusiva e Educação Especial tem sido consideradas sinônimas em nosso pais. Assim, este artigo problematiza o conceito de educação inclusiva difundido em politicas públicas e no contexto escolar brasileiro, a partir da primeira tradução da Declaração de Salamanca, disponivel em 1994 e reeditada em 1997, e da segunda tradução, que hoje esta disponivel em meio digital no website do Ministerio da Educação. A opcao metodologica envolveu a pesquisa documental e a analise documental. A partir delas, buscamos constatar e analisar de que forma as alteracoes na Declaração de Salamanca, hoje publicizada e veiculada no Brasil, colocaram a educação inclusiva como tarefa da Educação Especial, provocando uma miscelânea de conceitos, definicoes e interpretacoes envolvendo essas duas expressoes. Foi possivel observar que as politicas públicas para a educação inclusiva e a Educação Especial foram/estao sendo propostas tendo por base as modificacoes e as interpretacoes dessa Declaração. As alteracoes aparentemente despretensiosas na Declaração de Salamanca e a miscelânea de conceitos e definicoes sobre as pessoas denominadas público-alvo da educação inclusiva e da Educação Especial podem ter causado confusoes conceituais e, certamente, conduzido o rumo da historia das politicas e pesquisas sobre essas tematicas no Brasil.
id CESGRANRIO_92b37cf03f54c989e5ec341d635aa7f6
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1019
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no BrasilInclusive education: implications of the translations and interpretations of the Salamanca Statement in BrazilEducacion inclusiva: las implicaciones de las traduciones y de las interpretaciones de la Declaracion de Salamanca en BrasilEducacion inclusiva. Educacion Especial. Declaracion de SalamancaEducação inclusiva; Educação Especial; Declaração de SalamancaInclusive education; Special Education; Declaration of SalamancaAs mudancas na atual versao da Declaração de Salamanca e sua influencia na elaboração de documentos legais confirmam que educação inclusiva e Educação Especial tem sido consideradas sinônimas em nosso pais. Assim, este artigo problematiza o conceito de educação inclusiva difundido em politicas públicas e no contexto escolar brasileiro, a partir da primeira tradução da Declaração de Salamanca, disponivel em 1994 e reeditada em 1997, e da segunda tradução, que hoje esta disponivel em meio digital no website do Ministerio da Educação. A opcao metodologica envolveu a pesquisa documental e a analise documental. A partir delas, buscamos constatar e analisar de que forma as alteracoes na Declaração de Salamanca, hoje publicizada e veiculada no Brasil, colocaram a educação inclusiva como tarefa da Educação Especial, provocando uma miscelânea de conceitos, definicoes e interpretacoes envolvendo essas duas expressoes. Foi possivel observar que as politicas públicas para a educação inclusiva e a Educação Especial foram/estao sendo propostas tendo por base as modificacoes e as interpretacoes dessa Declaração. As alteracoes aparentemente despretensiosas na Declaração de Salamanca e a miscelânea de conceitos e definicoes sobre as pessoas denominadas público-alvo da educação inclusiva e da Educação Especial podem ter causado confusoes conceituais e, certamente, conduzido o rumo da historia das politicas e pesquisas sobre essas tematicas no Brasil.The changes in the current version of the Salamanca Statement, and its influence in the elaboration of legal documents, confirm that inclusive education and Special Education have been considered synonyms in our country. Thus, this article problematizes the concept of inclusive education disseminated in public policies and in the Brazilian school context from the first translation of the Salamanca Statement, available in 1994 and re-edited in 1997; and from the second translation of this document, that is currently available at the website of the Ministry of Education. The methodology involved a documental research and analysis that sought to determine and to analyze how the alterations in the Salamanca Statement, as published and conveyed in Brazil, set the inclusive education as a task of Special Education, provoking a miscellany of concepts, definitions and interpretations relating these two expressions. It was possible to observe that the public policies for inclusive education and Special Education were/are being proposed having as basis the modifications and the interpretations of this Statement. The alterations, apparently unpretentious, in the Salamanca Statement and the variety of concepts and definitions about the people who are target of inclusive education and of Special Education could have caused a conceptual confusion and, certainly, defined the course of the history of the policies and research related to these themes in Brazil.Los cambios en la actual version de la Declaracion de Salamanca, y su influencia en la elaboracion de los documentos legales, confirman que la educacion inclusiva y la Educacion Especial han sido consideradas sinonimos en nuestro pais. Asi, ese artículo cuestiona el concepto de educacion inclusiva difundido en las politicas públicas y en el contexto escolar brasilero a partir de la primera traduccion de la Declaracion de Salamanca, disponible en 1994 y revisada en 1997; tambien de la segunda traduccion, que hoy esta disponible en medio digital en el sitio web del Ministerio de la Educacion. La opcion metodologica incluyo una investigación y un analisis documental. Se busco constatar y analizar como las alteraciones en la Declaracion de Salamanca, hoy divulgada en Brasil, ponen la educacion inclusiva como tarea de la Educacion Especial, lo que provoco una variedad de conceptos y definiciones relacionados con estas dos expresiones. Fue posible observar que las politicas públicas para la educacion inclusiva y para la Educacion Especial fueron/estan siendo propuestas considerando las modificaciones y las interpretaciones de esta Declaracion. Las alteraciones, aparentemente sin pretensiones en la Declaracion de Salamanca, y la variedad de conceptos y definiciones sobre las personas que la educacion inclusiva y la Educacion Especial pretenden alcanzar, pueden haber causado confusiones conceptuales, y posiblemente, conducido el curso de la historia de las politicas e investigaciónes sobre la educacion inclusiva y la Educacion Especial en el Brasil.Fundação CesgranrioBreitenbach, Fabiane VanessaHonnef, ClauciaCostas, Fabiane Adela Tonetto2016-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/101910.1590/S0104-40362016000200005Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 91 (2016): Revista Ensaio Abr./Jun.; 359-3791809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019/473https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019/474https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019/475Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-28T15:18:12Zoai:ojs.localhost:article/1019Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-07-28T15:18:12Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil
Inclusive education: implications of the translations and interpretations of the Salamanca Statement in Brazil
Educacion inclusiva: las implicaciones de las traduciones y de las interpretaciones de la Declaracion de Salamanca en Brasil
title Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil
spellingShingle Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil
Breitenbach, Fabiane Vanessa
Educacion inclusiva. Educacion Especial. Declaracion de Salamanca
Educação inclusiva; Educação Especial; Declaração de Salamanca
Inclusive education; Special Education; Declaration of Salamanca
title_short Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil
title_full Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil
title_fullStr Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil
title_full_unstemmed Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil
title_sort Educação inclusiva: as implicacoes das traducoes e das interpretacoes da Declaração de Salamanca no Brasil
author Breitenbach, Fabiane Vanessa
author_facet Breitenbach, Fabiane Vanessa
Honnef, Claucia
Costas, Fabiane Adela Tonetto
author_role author
author2 Honnef, Claucia
Costas, Fabiane Adela Tonetto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Breitenbach, Fabiane Vanessa
Honnef, Claucia
Costas, Fabiane Adela Tonetto
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educacion inclusiva. Educacion Especial. Declaracion de Salamanca
Educação inclusiva; Educação Especial; Declaração de Salamanca
Inclusive education; Special Education; Declaration of Salamanca
topic Educacion inclusiva. Educacion Especial. Declaracion de Salamanca
Educação inclusiva; Educação Especial; Declaração de Salamanca
Inclusive education; Special Education; Declaration of Salamanca
description As mudancas na atual versao da Declaração de Salamanca e sua influencia na elaboração de documentos legais confirmam que educação inclusiva e Educação Especial tem sido consideradas sinônimas em nosso pais. Assim, este artigo problematiza o conceito de educação inclusiva difundido em politicas públicas e no contexto escolar brasileiro, a partir da primeira tradução da Declaração de Salamanca, disponivel em 1994 e reeditada em 1997, e da segunda tradução, que hoje esta disponivel em meio digital no website do Ministerio da Educação. A opcao metodologica envolveu a pesquisa documental e a analise documental. A partir delas, buscamos constatar e analisar de que forma as alteracoes na Declaração de Salamanca, hoje publicizada e veiculada no Brasil, colocaram a educação inclusiva como tarefa da Educação Especial, provocando uma miscelânea de conceitos, definicoes e interpretacoes envolvendo essas duas expressoes. Foi possivel observar que as politicas públicas para a educação inclusiva e a Educação Especial foram/estao sendo propostas tendo por base as modificacoes e as interpretacoes dessa Declaração. As alteracoes aparentemente despretensiosas na Declaração de Salamanca e a miscelânea de conceitos e definicoes sobre as pessoas denominadas público-alvo da educação inclusiva e da Educação Especial podem ter causado confusoes conceituais e, certamente, conduzido o rumo da historia das politicas e pesquisas sobre essas tematicas no Brasil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019
10.1590/S0104-40362016000200005
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019
identifier_str_mv 10.1590/S0104-40362016000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019/473
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019/474
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1019/475
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 91 (2016): Revista Ensaio Abr./Jun.; 359-379
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034230960128