Por uma educação planetária: produzindo sentidos e significados às práticas pedagógicas na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soto, Diana Vandréia dal
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Monografias Ambientais
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/7670
Resumo: This text, written in the year of 2010, presents an experiment with a group of preschool children's in the Education Unit Ipê Amarelo, of Federal University of Santa Maria/Brazil. Explains the possibilities of working with the environmental education in early childhood education, with a view to the construction of pedagogical practices designed for and with children. In this proposal, the child is active participant of educational processes. The teacher is a mediator, interconnecting the knowledge of the reality of children to the scientific knowledge, which helps in expanding their perceptions about her environment, and on the interrelations that happen in this environment, building a critical observer look and care about life on Planet Earth.
id UFSM-3_c200f09e22c63799fc64e1c2ace45fb9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7670
network_acronym_str UFSM-3
network_name_str Revista Monografias Ambientais
repository_id_str
spelling Por uma educação planetária: produzindo sentidos e significados às práticas pedagógicas na educação infantilEarly Childhood EducationPedagogical PracticesEnvironmental EducationEducação infantilPráticas pedagógicasEducação AmbientalThis text, written in the year of 2010, presents an experiment with a group of preschool children's in the Education Unit Ipê Amarelo, of Federal University of Santa Maria/Brazil. Explains the possibilities of working with the environmental education in early childhood education, with a view to the construction of pedagogical practices designed for and with children. In this proposal, the child is active participant of educational processes. The teacher is a mediator, interconnecting the knowledge of the reality of children to the scientific knowledge, which helps in expanding their perceptions about her environment, and on the interrelations that happen in this environment, building a critical observer look and care about life on Planet Earth.Este texto, desenvolvido no ano de 2010, apresenta uma experiência com uma turma de pré-escola na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, da Universidade Federal de Santa Maria. Elucida as possibilidades de trabalho com a Educação Ambiental na Educação Infantil, tendo em vista a construção de práticas pedagógicas pensadas para e com as crianças. Nessa proposta a criança é participante ativa dos processos pedagógicos. O professor, por sua vez, exerce o papel de mediador, articula os conhecimentos da realidade das crianças aos conhecimentos científicos, o que as favorece na ampliação de suas percepções sobre o ambiente do qual fazem parte, e em relação as interrelações que acontecem nesse ambiente, construindo um olhar observador, crítico e de cuidado sobre a vida no Planeta Terra.Universidade Federal de Santa Maria2013-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/767010.5902/223613087670Monografias Ambientais; REMOA, V. 11, N. 11, JAN.-ABR., 2013; 2426-2434Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 11, N. 11, JAN.-ABR., 2013; 2426-24342236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/7670/pdfCopyright (c) 2013 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoto, Diana Vandréia dal2021-05-28T16:51:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7670Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-28T16:51:29Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma educação planetária: produzindo sentidos e significados às práticas pedagógicas na educação infantil
title Por uma educação planetária: produzindo sentidos e significados às práticas pedagógicas na educação infantil
spellingShingle Por uma educação planetária: produzindo sentidos e significados às práticas pedagógicas na educação infantil
Soto, Diana Vandréia dal
Early Childhood Education
Pedagogical Practices
Environmental Education
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Educação Ambiental
title_short Por uma educação planetária: produzindo sentidos e significados às práticas pedagógicas na educação infantil
title_full Por uma educação planetária: produzindo sentidos e significados às práticas pedagógicas na educação infantil
title_fullStr Por uma educação planetária: produzindo sentidos e significados às práticas pedagógicas na educação infantil
title_full_unstemmed Por uma educação planetária: produzindo sentidos e significados às práticas pedagógicas na educação infantil
title_sort Por uma educação planetária: produzindo sentidos e significados às práticas pedagógicas na educação infantil
author Soto, Diana Vandréia dal
author_facet Soto, Diana Vandréia dal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soto, Diana Vandréia dal
dc.subject.por.fl_str_mv Early Childhood Education
Pedagogical Practices
Environmental Education
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Educação Ambiental
topic Early Childhood Education
Pedagogical Practices
Environmental Education
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Educação Ambiental
description This text, written in the year of 2010, presents an experiment with a group of preschool children's in the Education Unit Ipê Amarelo, of Federal University of Santa Maria/Brazil. Explains the possibilities of working with the environmental education in early childhood education, with a view to the construction of pedagogical practices designed for and with children. In this proposal, the child is active participant of educational processes. The teacher is a mediator, interconnecting the knowledge of the reality of children to the scientific knowledge, which helps in expanding their perceptions about her environment, and on the interrelations that happen in this environment, building a critical observer look and care about life on Planet Earth.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/7670
10.5902/223613087670
url http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/7670
identifier_str_mv 10.5902/223613087670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/7670/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Monografias Ambientais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Monografias Ambientais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Monografias Ambientais; REMOA, V. 11, N. 11, JAN.-ABR., 2013; 2426-2434
Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 11, N. 11, JAN.-ABR., 2013; 2426-2434
2236-1308
2236-1308
reponame:Revista Monografias Ambientais
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Monografias Ambientais
collection Revista Monografias Ambientais
repository.name.fl_str_mv Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||remoa.ufsm@gmail.com
_version_ 1799950552670404608