A importância da educação ambiental na educação infantil: estudo a partir de teses e dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Julia Fernanda de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244405
Resumo: A Educação Ambiental vem sendo apontada como uma das ações capazes de colaborar na recomposição da relação entre a sociedade e a natureza. Essa mudança pode ter início nas primeiras etapas da educação escolar, pois é neste espaço que as crianças têm o primeiro contato com as regras sociais. Diante disso, é importante desenvolver no aluno as primeiras noções de do seu papel e da sua importância junto ao meio ambiente, relacionando com suas vivências diárias. Este estudo parte do entendimento da importância e necessidade da Educação Ambiental (EA) estar presente na formação desde a Educação Infantil (EI) para que se construa uma cidadania responsável para com o ambiente em que vivem. Para a realização deste trabalho, cujo objetivo foi analisar as formas de inserção da EA na EI relatadas em teses e dissertações. Para isto, recorremos à pesquisa bibliográfica, do tipo estado da arte, por meio da qual foram realizadas análises sobre as ações presentes em atividades realizadas em escolas de EI e produções relacionadas com o tema pesquisado, mas para o presente trabalho apenas relatadas em pesquisas acadêmicas. No total foram encontradas 67 produções relacionados com o tema em questão, porém apenas 3 produções foram selecionadas. Os dados foram analisados com base nos procedimentos da Análise de Conteúdo. Como resultado destacamos que produções selecionadas para esta pesquisa o tema ainda pouco explanado dentro da Educação Infantil. E estão um pouco distantes da ideal descritas em documentos e programas governamentais. Os Projetos Pedagógicos destas escolas não enfatizam a importância de temas relacionadas ao Meio Ambiente a ser trabalhado. Além disso, dentro das produções percebe-se que há uma defasagem de conteúdo por parte dos professores, grande parte sabe o básico quando se trata de EA. Apesar das dificuldades encontradas durante o ano escola, as escolas conseguem driblar esses problemas e colocar alguns trabalhos em ação, geralmente com temáticas voltadas para lixo/reciclagem e produção de hortas.
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spelling A importância da educação ambiental na educação infantil: estudo a partir de teses e dissertaçõesThe importance of environmental education in early childhood education: study from theses and dissertationsEducação ambientalEducação infantilPráticas pedagógicasEnvironmental educationEarly childhood educationPedagogical practicesA Educação Ambiental vem sendo apontada como uma das ações capazes de colaborar na recomposição da relação entre a sociedade e a natureza. Essa mudança pode ter início nas primeiras etapas da educação escolar, pois é neste espaço que as crianças têm o primeiro contato com as regras sociais. Diante disso, é importante desenvolver no aluno as primeiras noções de do seu papel e da sua importância junto ao meio ambiente, relacionando com suas vivências diárias. Este estudo parte do entendimento da importância e necessidade da Educação Ambiental (EA) estar presente na formação desde a Educação Infantil (EI) para que se construa uma cidadania responsável para com o ambiente em que vivem. Para a realização deste trabalho, cujo objetivo foi analisar as formas de inserção da EA na EI relatadas em teses e dissertações. Para isto, recorremos à pesquisa bibliográfica, do tipo estado da arte, por meio da qual foram realizadas análises sobre as ações presentes em atividades realizadas em escolas de EI e produções relacionadas com o tema pesquisado, mas para o presente trabalho apenas relatadas em pesquisas acadêmicas. No total foram encontradas 67 produções relacionados com o tema em questão, porém apenas 3 produções foram selecionadas. Os dados foram analisados com base nos procedimentos da Análise de Conteúdo. Como resultado destacamos que produções selecionadas para esta pesquisa o tema ainda pouco explanado dentro da Educação Infantil. E estão um pouco distantes da ideal descritas em documentos e programas governamentais. Os Projetos Pedagógicos destas escolas não enfatizam a importância de temas relacionadas ao Meio Ambiente a ser trabalhado. Além disso, dentro das produções percebe-se que há uma defasagem de conteúdo por parte dos professores, grande parte sabe o básico quando se trata de EA. Apesar das dificuldades encontradas durante o ano escola, as escolas conseguem driblar esses problemas e colocar alguns trabalhos em ação, geralmente com temáticas voltadas para lixo/reciclagem e produção de hortas.Environmental Education has been pointed out as one of the actions capable of collaborating in the reconciliation between society and nature. This change can begin in the early stages of school education, as it is in this space that children have their first contact with social rules. In this sense, it is important to develop in students the first notions of their role and importance in relation to the environment, relating them to their daily experiences. This study is based on the understanding of the importance and necessity of Environmental Education (EE) being present in the education of young children in order to build responsible citizenship towards the environment in which they live. To carry out this work, whose objective was to analyze the forms of insertion of EE in Early Childhood Education (ECE) reported in theses and dissertations, we resorted to bibliographic research, of the state-of-the-art type, through which analyses were carried out on the actions present in activities carried out in ECE schools and reported in academic research. In total, 67 productions related to the theme in question were found, but only 3 productions were selected. The data were analyzed based on the procedures of Content Analysis. As a result, we highlight that that the selected productions for this research show that the topic is still little explored within Early Childhood Education. They are also somewhat distant from the ideal described in government documents and programs. The Pedagogical Projects of these schools do not emphasize the importance of environmental issues to be addressed. Additionally, within the productions, it is noticed that there is a content gap on the part of the teachers, most of whom only know the basics when it comes to Environmental Education. Despite the difficulties encountered during the school year, schools manage to overcome these problems and put some work into action, usually with themes focused on waste/recycling and the production of vegetable gardens.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Julia Fernanda de Souza [UNESP]2023-07-05T18:11:03Z2023-07-05T18:11:03Z2023-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244405porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-21T06:04:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244405Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:30:15.487361Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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