A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Comunicação (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/21188 |
Resumo: | A área da comunicação é campo de investigação científica para as questões de significação e culturais. A questão que norteia a presente pesquisa é como o adorno, entendido como simbólico ganha sentido dentro das disputas de classe por distinção. Há de se considerar que o peso dos diferentes agentes depende de seu capital simbólico, isto é, do reconhecimento, institucionalizado ou não, que recebem de um grupo.Communication and sociocultural relations of adornment as symbolic object of a class habitus Abstract: The communication area is scientific research field to the signification and cultural issues. The question which guides this research is how the adornment, comprehended as symbolic issue, makes sense inside of class disputes for distinction. We consider that the weight of the different agents depends on their symbolic capital, for example, institutionalized recognition or not, received by a group.Keywords: Communication; Symbolism; Class habitus; adornment Comunicación y relación sociocultural del adorno como objeto simbólico de un habitus de clase Resumen: El área de la comunicación es campo de investigación científica sobre las cuestiones de significación y culturales. La pregunta que guía esta investigación es como el adorno, entendido como objeto simbólico, gana sentido dentro de disputas de clase por distinción. Tenemos que considerar que el peso de los diferentes agentes depende de su capital simbólico, es decir, del reconocimiento institucionalizado o no, recibido de un grupo.Palabras clave: Comunicación; Simbolismo; Habitus de clase; adorno |
id |
UFSM-4_0b114183d43c78e065c4fc97ef7f76dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21188 |
network_acronym_str |
UFSM-4 |
network_name_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classeA área da comunicação é campo de investigação científica para as questões de significação e culturais. A questão que norteia a presente pesquisa é como o adorno, entendido como simbólico ganha sentido dentro das disputas de classe por distinção. Há de se considerar que o peso dos diferentes agentes depende de seu capital simbólico, isto é, do reconhecimento, institucionalizado ou não, que recebem de um grupo.Communication and sociocultural relations of adornment as symbolic object of a class habitus Abstract: The communication area is scientific research field to the signification and cultural issues. The question which guides this research is how the adornment, comprehended as symbolic issue, makes sense inside of class disputes for distinction. We consider that the weight of the different agents depends on their symbolic capital, for example, institutionalized recognition or not, received by a group.Keywords: Communication; Symbolism; Class habitus; adornment Comunicación y relación sociocultural del adorno como objeto simbólico de un habitus de clase Resumen: El área de la comunicación es campo de investigación científica sobre las cuestiones de significación y culturales. La pregunta que guía esta investigación es como el adorno, entendido como objeto simbólico, gana sentido dentro de disputas de clase por distinción. Tenemos que considerar que el peso de los diferentes agentes depende de su capital simbólico, es decir, del reconocimiento institucionalizado o no, recibido de un grupo.Palabras clave: Comunicación; Simbolismo; Habitus de clase; adornoUniversidade Federal de Santa Maria2016-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2118810.5902/2316882X21188Cadernos de Comunicação; v. 19 n. 2 (2015)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/21188/12799Reginato, Andrea AdGonçalves, Carlos Alberto OrellanaLisboa, Maria Da Graça Portelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T20:25:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21188Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:12Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe |
title |
A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe |
spellingShingle |
A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe Reginato, Andrea Ad |
title_short |
A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe |
title_full |
A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe |
title_fullStr |
A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe |
title_full_unstemmed |
A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe |
title_sort |
A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe |
author |
Reginato, Andrea Ad |
author_facet |
Reginato, Andrea Ad Gonçalves, Carlos Alberto Orellana Lisboa, Maria Da Graça Portela |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Carlos Alberto Orellana Lisboa, Maria Da Graça Portela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reginato, Andrea Ad Gonçalves, Carlos Alberto Orellana Lisboa, Maria Da Graça Portela |
description |
A área da comunicação é campo de investigação científica para as questões de significação e culturais. A questão que norteia a presente pesquisa é como o adorno, entendido como simbólico ganha sentido dentro das disputas de classe por distinção. Há de se considerar que o peso dos diferentes agentes depende de seu capital simbólico, isto é, do reconhecimento, institucionalizado ou não, que recebem de um grupo.Communication and sociocultural relations of adornment as symbolic object of a class habitus Abstract: The communication area is scientific research field to the signification and cultural issues. The question which guides this research is how the adornment, comprehended as symbolic issue, makes sense inside of class disputes for distinction. We consider that the weight of the different agents depends on their symbolic capital, for example, institutionalized recognition or not, received by a group.Keywords: Communication; Symbolism; Class habitus; adornment Comunicación y relación sociocultural del adorno como objeto simbólico de un habitus de clase Resumen: El área de la comunicación es campo de investigación científica sobre las cuestiones de significación y culturales. La pregunta que guía esta investigación es como el adorno, entendido como objeto simbólico, gana sentido dentro de disputas de clase por distinción. Tenemos que considerar que el peso de los diferentes agentes depende de su capital simbólico, es decir, del reconocimiento institucionalizado o no, recibido de un grupo.Palabras clave: Comunicación; Simbolismo; Habitus de clase; adorno |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/21188 10.5902/2316882X21188 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/21188 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316882X21188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/21188/12799 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação; v. 19 n. 2 (2015) 2316-882X 1677-9061 reponame:Cadernos de Comunicação (Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
collection |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com |
_version_ |
1809463999323963392 |