A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reginato, Andrea Ad
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gonçalves, Carlos Alberto Orellana, Lisboa, Maria Da Graça Portela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/21188
Resumo: A área da comunicação é campo de investigação científica para as questões de significação e culturais. A questão que norteia a presente pesquisa é como o adorno, entendido como simbólico ganha sentido dentro das disputas de classe por distinção. Há de se considerar que o peso dos diferentes agentes depende de seu capital simbólico, isto é, do reconhecimento, institucionalizado ou não, que recebem de um grupo.Communication and sociocultural relations of adornment as symbolic object of a class habitus Abstract: The communication area is scientific research field to the signification and cultural issues. The question which guides this research is how the adornment, comprehended as symbolic issue, makes sense inside of class disputes for distinction. We consider that the weight of the different agents depends on their symbolic capital, for example, institutionalized recognition or not, received by a group.Keywords: Communication; Symbolism; Class habitus; adornment Comunicación y relación sociocultural del adorno como objeto simbólico de un habitus de clase Resumen: El área de la comunicación es campo de investigación científica sobre las cuestiones de significación y culturales. La pregunta que guía esta investigación es como el adorno, entendido como objeto simbólico, gana sentido dentro de disputas de clase por distinción. Tenemos que considerar que el peso de los diferentes agentes depende de su capital simbólico, es decir, del reconocimiento institucionalizado o no, recibido de un grupo.Palabras clave: Comunicación; Simbolismo; Habitus de clase; adorno
id UFSM-4_0b114183d43c78e065c4fc97ef7f76dd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21188
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classeA área da comunicação é campo de investigação científica para as questões de significação e culturais. A questão que norteia a presente pesquisa é como o adorno, entendido como simbólico ganha sentido dentro das disputas de classe por distinção. Há de se considerar que o peso dos diferentes agentes depende de seu capital simbólico, isto é, do reconhecimento, institucionalizado ou não, que recebem de um grupo.Communication and sociocultural relations of adornment as symbolic object of a class habitus Abstract: The communication area is scientific research field to the signification and cultural issues. The question which guides this research is how the adornment, comprehended as symbolic issue, makes sense inside of class disputes for distinction. We consider that the weight of the different agents depends on their symbolic capital, for example, institutionalized recognition or not, received by a group.Keywords: Communication; Symbolism; Class habitus; adornment Comunicación y relación sociocultural del adorno como objeto simbólico de un habitus de clase Resumen: El área de la comunicación es campo de investigación científica sobre las cuestiones de significación y culturales. La pregunta que guía esta investigación es como el adorno, entendido como objeto simbólico, gana sentido dentro de disputas de clase por distinción. Tenemos que considerar que el peso de los diferentes agentes depende de su capital simbólico, es decir, del reconocimiento institucionalizado o no, recibido de un grupo.Palabras clave: Comunicación; Simbolismo; Habitus de clase; adornoUniversidade Federal de Santa Maria2016-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2118810.5902/2316882X21188Cadernos de Comunicação; v. 19 n. 2 (2015)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/21188/12799Reginato, Andrea AdGonçalves, Carlos Alberto OrellanaLisboa, Maria Da Graça Portelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T20:25:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21188Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:12Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe
title A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe
spellingShingle A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe
Reginato, Andrea Ad
title_short A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe
title_full A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe
title_fullStr A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe
title_full_unstemmed A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe
title_sort A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe
author Reginato, Andrea Ad
author_facet Reginato, Andrea Ad
Gonçalves, Carlos Alberto Orellana
Lisboa, Maria Da Graça Portela
author_role author
author2 Gonçalves, Carlos Alberto Orellana
Lisboa, Maria Da Graça Portela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reginato, Andrea Ad
Gonçalves, Carlos Alberto Orellana
Lisboa, Maria Da Graça Portela
description A área da comunicação é campo de investigação científica para as questões de significação e culturais. A questão que norteia a presente pesquisa é como o adorno, entendido como simbólico ganha sentido dentro das disputas de classe por distinção. Há de se considerar que o peso dos diferentes agentes depende de seu capital simbólico, isto é, do reconhecimento, institucionalizado ou não, que recebem de um grupo.Communication and sociocultural relations of adornment as symbolic object of a class habitus Abstract: The communication area is scientific research field to the signification and cultural issues. The question which guides this research is how the adornment, comprehended as symbolic issue, makes sense inside of class disputes for distinction. We consider that the weight of the different agents depends on their symbolic capital, for example, institutionalized recognition or not, received by a group.Keywords: Communication; Symbolism; Class habitus; adornment Comunicación y relación sociocultural del adorno como objeto simbólico de un habitus de clase Resumen: El área de la comunicación es campo de investigación científica sobre las cuestiones de significación y culturales. La pregunta que guía esta investigación es como el adorno, entendido como objeto simbólico, gana sentido dentro de disputas de clase por distinción. Tenemos que considerar que el peso de los diferentes agentes depende de su capital simbólico, es decir, del reconocimiento institucionalizado o no, recibido de un grupo.Palabras clave: Comunicación; Simbolismo; Habitus de clase; adorno
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/21188
10.5902/2316882X21188
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/21188
identifier_str_mv 10.5902/2316882X21188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/21188/12799
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 19 n. 2 (2015)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1809463999323963392