ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Comunicação (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8996 |
Resumo: | O artigo é fruto de um estudo de caso, que buscou entender como as representações de consumo, solidariedade e desigualdade social são percebidas por sujeitos de diferentes classes sociais, através da recepção da campanha People in Need. Como resultado, foi possível perceber o habitus de classe (BOURDIEU, 2008) como um elemento definidor para a distinção das trajetórias de vida e as respectivas interpretações dos entrevistados.Entre la apropiación y la resistencia: el consumo, la solidaridad y la desigualdad social observados por los destinatarios de las campañas socialesResumenEl artículo es fruto de un estudio, que buscó entender como las representaciones del consumo, solidaridad y desigualdad social, son percibidas por sujetos de diferentes clases sociales, a través de la recepción de la campaña People in Need. Como resultado, fue posible percibir el habitus de clase (BOURDIEU, 2008), como un elemento definidor para la distinción de las trayectorias de vida y las respectivas interpretaciones de los entrevistados.Palabras Clave: recepción; publicidad; consumo; solidaridad; desigualdadBetween appropriation and resistance: consumption, solidarity and social inequality observed by the receivers of social campaignsAbstractThe article is the result of a case study, that searched to understand how representations of consumption, solidarity and social inequality are perceived by individuals from different social classes, through the reception of the People in Need campaign. As a result, it was possible to notice the class habitus (BOURDIEU, 2008) as a defining element for the distinction of the life trajectory and respective interpretations of the interveiwees. Keywords: reception; advertising; consumption; solidarity; inequality |
id |
UFSM-4_255419d5a9447e85c77fd4423eb9354d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8996 |
network_acronym_str |
UFSM-4 |
network_name_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAISO artigo é fruto de um estudo de caso, que buscou entender como as representações de consumo, solidariedade e desigualdade social são percebidas por sujeitos de diferentes classes sociais, através da recepção da campanha People in Need. Como resultado, foi possível perceber o habitus de classe (BOURDIEU, 2008) como um elemento definidor para a distinção das trajetórias de vida e as respectivas interpretações dos entrevistados.Entre la apropiación y la resistencia: el consumo, la solidaridad y la desigualdad social observados por los destinatarios de las campañas socialesResumenEl artículo es fruto de un estudio, que buscó entender como las representaciones del consumo, solidaridad y desigualdad social, son percibidas por sujetos de diferentes clases sociales, a través de la recepción de la campaña People in Need. Como resultado, fue posible percibir el habitus de clase (BOURDIEU, 2008), como un elemento definidor para la distinción de las trayectorias de vida y las respectivas interpretaciones de los entrevistados.Palabras Clave: recepción; publicidad; consumo; solidaridad; desigualdadBetween appropriation and resistance: consumption, solidarity and social inequality observed by the receivers of social campaignsAbstractThe article is the result of a case study, that searched to understand how representations of consumption, solidarity and social inequality are perceived by individuals from different social classes, through the reception of the People in Need campaign. As a result, it was possible to notice the class habitus (BOURDIEU, 2008) as a defining element for the distinction of the life trajectory and respective interpretations of the interveiwees. Keywords: reception; advertising; consumption; solidarity; inequalityUniversidade Federal de Santa Maria2014-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/899610.5902/2316882X8996Cadernos de Comunicação; v. 17 n. 2 (2013)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8996/8174Arruda, Roberta Farencena deOliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T20:25:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8996Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS |
title |
ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS |
spellingShingle |
ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS Arruda, Roberta Farencena de |
title_short |
ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS |
title_full |
ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS |
title_fullStr |
ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS |
title_full_unstemmed |
ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS |
title_sort |
ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS |
author |
Arruda, Roberta Farencena de |
author_facet |
Arruda, Roberta Farencena de Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda, Roberta Farencena de Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de |
description |
O artigo é fruto de um estudo de caso, que buscou entender como as representações de consumo, solidariedade e desigualdade social são percebidas por sujeitos de diferentes classes sociais, através da recepção da campanha People in Need. Como resultado, foi possível perceber o habitus de classe (BOURDIEU, 2008) como um elemento definidor para a distinção das trajetórias de vida e as respectivas interpretações dos entrevistados.Entre la apropiación y la resistencia: el consumo, la solidaridad y la desigualdad social observados por los destinatarios de las campañas socialesResumenEl artículo es fruto de un estudio, que buscó entender como las representaciones del consumo, solidaridad y desigualdad social, son percibidas por sujetos de diferentes clases sociales, a través de la recepción de la campaña People in Need. Como resultado, fue posible percibir el habitus de clase (BOURDIEU, 2008), como un elemento definidor para la distinción de las trayectorias de vida y las respectivas interpretaciones de los entrevistados.Palabras Clave: recepción; publicidad; consumo; solidaridad; desigualdadBetween appropriation and resistance: consumption, solidarity and social inequality observed by the receivers of social campaignsAbstractThe article is the result of a case study, that searched to understand how representations of consumption, solidarity and social inequality are perceived by individuals from different social classes, through the reception of the People in Need campaign. As a result, it was possible to notice the class habitus (BOURDIEU, 2008) as a defining element for the distinction of the life trajectory and respective interpretations of the interveiwees. Keywords: reception; advertising; consumption; solidarity; inequality |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8996 10.5902/2316882X8996 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8996 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316882X8996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8996/8174 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação; v. 17 n. 2 (2013) 2316-882X 1677-9061 reponame:Cadernos de Comunicação (Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Cadernos de Comunicação (Online) |
collection |
Cadernos de Comunicação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com |
_version_ |
1809463998880415744 |