ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Roberta Farencena de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8996
Resumo: O artigo é fruto de um estudo de caso, que buscou entender como as representações de consumo, solidariedade e desigualdade social são percebidas por sujeitos de diferentes classes sociais, através da recepção da campanha People in Need. Como resultado, foi possível perceber o habitus de classe (BOURDIEU, 2008) como um elemento definidor para a distinção das trajetórias de vida e as respectivas interpretações dos entrevistados.Entre la apropiación y la resistencia: el consumo, la solidaridad y la desigualdad social observados por los destinatarios de las campañas socialesResumenEl artículo es fruto de un estudio, que buscó entender como las representaciones del consumo, solidaridad y desigualdad social, son percibidas por sujetos de diferentes clases sociales, a través de la recepción de la campaña People in Need. Como resultado, fue posible percibir el habitus de clase (BOURDIEU, 2008), como un elemento definidor para la distinción de las trayectorias de vida y las respectivas interpretaciones de los entrevistados.Palabras Clave: recepción; publicidad; consumo; solidaridad; desigualdadBetween appropriation and resistance: consumption, solidarity and social inequality observed by the receivers of social campaignsAbstractThe article is the result of a case study, that searched to understand how representations of consumption, solidarity and social inequality are perceived by individuals from different social classes, through the reception of the People in Need campaign. As a result, it was possible to notice the class habitus (BOURDIEU, 2008) as a defining element for the distinction of the life trajectory and respective interpretations of the interveiwees. Keywords: reception; advertising; consumption; solidarity; inequality
id UFSM-4_255419d5a9447e85c77fd4423eb9354d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8996
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAISO artigo é fruto de um estudo de caso, que buscou entender como as representações de consumo, solidariedade e desigualdade social são percebidas por sujeitos de diferentes classes sociais, através da recepção da campanha People in Need. Como resultado, foi possível perceber o habitus de classe (BOURDIEU, 2008) como um elemento definidor para a distinção das trajetórias de vida e as respectivas interpretações dos entrevistados.Entre la apropiación y la resistencia: el consumo, la solidaridad y la desigualdad social observados por los destinatarios de las campañas socialesResumenEl artículo es fruto de un estudio, que buscó entender como las representaciones del consumo, solidaridad y desigualdad social, son percibidas por sujetos de diferentes clases sociales, a través de la recepción de la campaña People in Need. Como resultado, fue posible percibir el habitus de clase (BOURDIEU, 2008), como un elemento definidor para la distinción de las trayectorias de vida y las respectivas interpretaciones de los entrevistados.Palabras Clave: recepción; publicidad; consumo; solidaridad; desigualdadBetween appropriation and resistance: consumption, solidarity and social inequality observed by the receivers of social campaignsAbstractThe article is the result of a case study, that searched to understand how representations of consumption, solidarity and social inequality are perceived by individuals from different social classes, through the reception of the People in Need campaign. As a result, it was possible to notice the class habitus (BOURDIEU, 2008) as a defining element for the distinction of the life trajectory and respective interpretations of the interveiwees. Keywords: reception; advertising; consumption; solidarity; inequalityUniversidade Federal de Santa Maria2014-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/899610.5902/2316882X8996Cadernos de Comunicação; v. 17 n. 2 (2013)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8996/8174Arruda, Roberta Farencena deOliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T20:25:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8996Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS
title ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS
spellingShingle ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS
Arruda, Roberta Farencena de
title_short ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS
title_full ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS
title_fullStr ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS
title_full_unstemmed ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS
title_sort ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS
author Arruda, Roberta Farencena de
author_facet Arruda, Roberta Farencena de
Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de
author_role author
author2 Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Roberta Farencena de
Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de
description O artigo é fruto de um estudo de caso, que buscou entender como as representações de consumo, solidariedade e desigualdade social são percebidas por sujeitos de diferentes classes sociais, através da recepção da campanha People in Need. Como resultado, foi possível perceber o habitus de classe (BOURDIEU, 2008) como um elemento definidor para a distinção das trajetórias de vida e as respectivas interpretações dos entrevistados.Entre la apropiación y la resistencia: el consumo, la solidaridad y la desigualdad social observados por los destinatarios de las campañas socialesResumenEl artículo es fruto de un estudio, que buscó entender como las representaciones del consumo, solidaridad y desigualdad social, son percibidas por sujetos de diferentes clases sociales, a través de la recepción de la campaña People in Need. Como resultado, fue posible percibir el habitus de clase (BOURDIEU, 2008), como un elemento definidor para la distinción de las trayectorias de vida y las respectivas interpretaciones de los entrevistados.Palabras Clave: recepción; publicidad; consumo; solidaridad; desigualdadBetween appropriation and resistance: consumption, solidarity and social inequality observed by the receivers of social campaignsAbstractThe article is the result of a case study, that searched to understand how representations of consumption, solidarity and social inequality are perceived by individuals from different social classes, through the reception of the People in Need campaign. As a result, it was possible to notice the class habitus (BOURDIEU, 2008) as a defining element for the distinction of the life trajectory and respective interpretations of the interveiwees. Keywords: reception; advertising; consumption; solidarity; inequality
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8996
10.5902/2316882X8996
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8996
identifier_str_mv 10.5902/2316882X8996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8996/8174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 17 n. 2 (2013)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1809463998880415744