OS LUGARES DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Winch, Rafael Rangel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Escobar, Giane Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8229
Resumo: Na sociedade pós-moderna, a publicidade ocupa um espaço de grande importância e influência.  Ela modela atitudes e comportamentos do mundo contemporâneo.  O presente artigo objetiva discutir como se estrutura a participação das mulheres negras neste meio de comunicação. Este estudo lança um olhar histórico sobre a presença dos negros em anúncios publicitários de épocas distintas, a fim de uma reflexão sobre a inserção da afrodescendente na publicidade de hoje.LAS UBICACIONES DE LA MUJER NEGRA EN LA PUBLICIDAD BRASILEÑAResumen: En la sociedad posmoderna, la publicidad tiene un espacio de gran importancia e influencia. Ella determina actitudes y comportamientos del mundo contemporáneo. El presente artículo objetiva discutir como se estructura la participación de las mujeres negras en esto medio de comunicación. Este estudio muestra una mirada histórica a cerca de la presencia de los negros en anuncios publicitarios de periodos distintos, con la finalidad de una reflexión sobre la inserción de la afrodescendiente en la publicidad de hoy.Palabras clave: publicidad; mujeres negras; identidades negrasTHE PLACES OF BLACK WOMEN IN BRAZILIAN ADVERTISING Abstract: In postmodern society, advertising occupies an area of great importance and influence. It shapes attitudes and behaviors of the contemporary world. This article discusses the participation of black women in the media. This study takes a historical look about the presence of black people in advertisements on different times in order to reflect about the inclusion of black woman in advertisement today.Keywords: advertising; black womens; black identities
id UFSM-4_4b006c4118c1dae2be1630c73f4f42e6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8229
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling OS LUGARES DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRANa sociedade pós-moderna, a publicidade ocupa um espaço de grande importância e influência.  Ela modela atitudes e comportamentos do mundo contemporâneo.  O presente artigo objetiva discutir como se estrutura a participação das mulheres negras neste meio de comunicação. Este estudo lança um olhar histórico sobre a presença dos negros em anúncios publicitários de épocas distintas, a fim de uma reflexão sobre a inserção da afrodescendente na publicidade de hoje.LAS UBICACIONES DE LA MUJER NEGRA EN LA PUBLICIDAD BRASILEÑAResumen: En la sociedad posmoderna, la publicidad tiene un espacio de gran importancia e influencia. Ella determina actitudes y comportamientos del mundo contemporáneo. El presente artículo objetiva discutir como se estructura la participación de las mujeres negras en esto medio de comunicación. Este estudio muestra una mirada histórica a cerca de la presencia de los negros en anuncios publicitarios de periodos distintos, con la finalidad de una reflexión sobre la inserción de la afrodescendiente en la publicidad de hoy.Palabras clave: publicidad; mujeres negras; identidades negrasTHE PLACES OF BLACK WOMEN IN BRAZILIAN ADVERTISING Abstract: In postmodern society, advertising occupies an area of great importance and influence. It shapes attitudes and behaviors of the contemporary world. This article discusses the participation of black women in the media. This study takes a historical look about the presence of black people in advertisements on different times in order to reflect about the inclusion of black woman in advertisement today.Keywords: advertising; black womens; black identitiesUniversidade Federal de Santa Maria2013-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/822910.5902/2316882X8229Cadernos de Comunicação; v. 16 n. 2 (2012)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8229/4950Winch, Rafael RangelEscobar, Giane Vargasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T20:24:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8229Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:24:56Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv OS LUGARES DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA
title OS LUGARES DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA
spellingShingle OS LUGARES DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA
Winch, Rafael Rangel
title_short OS LUGARES DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA
title_full OS LUGARES DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA
title_fullStr OS LUGARES DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA
title_full_unstemmed OS LUGARES DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA
title_sort OS LUGARES DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA
author Winch, Rafael Rangel
author_facet Winch, Rafael Rangel
Escobar, Giane Vargas
author_role author
author2 Escobar, Giane Vargas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Winch, Rafael Rangel
Escobar, Giane Vargas
description Na sociedade pós-moderna, a publicidade ocupa um espaço de grande importância e influência.  Ela modela atitudes e comportamentos do mundo contemporâneo.  O presente artigo objetiva discutir como se estrutura a participação das mulheres negras neste meio de comunicação. Este estudo lança um olhar histórico sobre a presença dos negros em anúncios publicitários de épocas distintas, a fim de uma reflexão sobre a inserção da afrodescendente na publicidade de hoje.LAS UBICACIONES DE LA MUJER NEGRA EN LA PUBLICIDAD BRASILEÑAResumen: En la sociedad posmoderna, la publicidad tiene un espacio de gran importancia e influencia. Ella determina actitudes y comportamientos del mundo contemporáneo. El presente artículo objetiva discutir como se estructura la participación de las mujeres negras en esto medio de comunicación. Este estudio muestra una mirada histórica a cerca de la presencia de los negros en anuncios publicitarios de periodos distintos, con la finalidad de una reflexión sobre la inserción de la afrodescendiente en la publicidad de hoy.Palabras clave: publicidad; mujeres negras; identidades negrasTHE PLACES OF BLACK WOMEN IN BRAZILIAN ADVERTISING Abstract: In postmodern society, advertising occupies an area of great importance and influence. It shapes attitudes and behaviors of the contemporary world. This article discusses the participation of black women in the media. This study takes a historical look about the presence of black people in advertisements on different times in order to reflect about the inclusion of black woman in advertisement today.Keywords: advertising; black womens; black identities
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8229
10.5902/2316882X8229
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8229
identifier_str_mv 10.5902/2316882X8229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/8229/4950
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 16 n. 2 (2012)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1799950604407144448