O "não-lugar" do sujeito negro na educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonilha, Tamyris Proença, 1987-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618232
Resumo: Orientador: Ângela Fátima Soligo
id UNICAMP-30_37a07eeb13f4952e4dd5329e59efa98a
oai_identifier_str oai::870696
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O "não-lugar" do sujeito negro na educação brasileiraThe absence of black student in the Brazilian educationRacismoNegros - EducaçãoExclusão escolarRacismBlacks - EducationSchool exclusionRacial prejudiceOrientador: Ângela Fátima SoligoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo tem por objetivo analisar dados estatísticos educacionais acerca da trajetória do sujeito negro, na educação básica, de modo a identificar as regiões do Brasil que apresentam os maiores índices de exclusão escolar, e relacioná-los ao contexto político e social, a fim de identificar possíveis mecanismos que influenciam o sucesso e o fracasso escolar destes sujeitos. Foram utilizados para coleta de dados algumas fontes oficiais de pesquisa, tais como: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa) ; DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), bem como outras fontes de natureza teórica que fundamentaram as discussões e análise dos dados. A partir da análise dos dados, constatou-se: disparidade entre o número de alunos pretos e alunos pardos, em todos os níveis de ensino, situação esta, compreendida na lógica do ideal de branqueamento; os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio representam os níveis de ensino com exclusão escolar do aluno negro. A exclusão do negro é um problema nacional, não estando circunscrita a uma região específica, isto é, o aluno negro sofre as consequências da discriminação racial em todas as regiões do país, e em todos os níveis de ensino. Esta pesquisa é de grande relevância acadêmica e social, na medida em que revela as fragilidades e deficiências existentes nos dados do Censo Escolar, e ressalta a urgência na melhora das estratégias de coleta dos dados, bem como a necessidade de maior acompanhamento e conscientização sobre sua importância para a sociedade.Abstract: This study aims to analyze statistical data about the black person educational history in basic education. It is intended to relate and to question the School Census data, identifying the Brazilian regions with the greater reduction in the black student's proportion over the education levels, in order to relate them to social and political context and to identify mechanisms that influence scholar success or failure of these subjects. It was used for data collection some official sources, such as: IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics); INEP (National Institute of Studies and Research); DIEESE (Department of Statistics and Socioeconomic Studies), as well as other theoretical sources to substantiate data discussions and analysis. From the data analysis, we identified: disparity between the number of black students and brown students at all levels of education, a situation, understood into the bleaching ideal logic; the highest proportion of black students are concentrated in children education, specifically in pre-school; the elementary school final years and high school levels of education represent the smallest proportion of black students, that is, as the passage of years in elementary school, black students gradually disappear from the educational statistics and, therefore, the school. The exclusion of black person is a national problem, not being limited to a specific region, that is, black students suffer the consequences of racial discrimination in every region of the country, and in every level of education. This research reveals the weaknesses and deficiencies in the school census data, and highlights the urgency in improving data collection strategies, as well as the need for increased monitoring and awareness of their importance to society.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Soligo, Ângela Fátima, 1956-Silva, Dirceu daBernardes, Vania Aparecida MartinsUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBonilha, Tamyris Proença, 1987-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf137 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618232BONILHA, Tamyris Proença. O "não-lugar" do sujeito negro na educação brasileira. 2012. 137 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618232. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/870696porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:42:05Zoai::870696Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:42:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O "não-lugar" do sujeito negro na educação brasileira
The absence of black student in the Brazilian education
title O "não-lugar" do sujeito negro na educação brasileira
spellingShingle O "não-lugar" do sujeito negro na educação brasileira
Bonilha, Tamyris Proença, 1987-
Racismo
Negros - Educação
Exclusão escolar
Racism
Blacks - Education
School exclusion
Racial prejudice
title_short O "não-lugar" do sujeito negro na educação brasileira
title_full O "não-lugar" do sujeito negro na educação brasileira
title_fullStr O "não-lugar" do sujeito negro na educação brasileira
title_full_unstemmed O "não-lugar" do sujeito negro na educação brasileira
title_sort O "não-lugar" do sujeito negro na educação brasileira
author Bonilha, Tamyris Proença, 1987-
author_facet Bonilha, Tamyris Proença, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soligo, Ângela Fátima, 1956-
Silva, Dirceu da
Bernardes, Vania Aparecida Martins
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonilha, Tamyris Proença, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo
Negros - Educação
Exclusão escolar
Racism
Blacks - Education
School exclusion
Racial prejudice
topic Racismo
Negros - Educação
Exclusão escolar
Racism
Blacks - Education
School exclusion
Racial prejudice
description Orientador: Ângela Fátima Soligo
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618232
BONILHA, Tamyris Proença. O "não-lugar" do sujeito negro na educação brasileira. 2012. 137 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618232. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618232
identifier_str_mv BONILHA, Tamyris Proença. O "não-lugar" do sujeito negro na educação brasileira. 2012. 137 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618232. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/870696
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
137 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138499531636736