Jornalismo de Moda – Uma Análise dos Editoriais de Moda da Revista Elle Brasil e Estados Unidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Cristiano Max Pereira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Christine Bahia, Costa, Patrícia Sodré, Cherutti, Milena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
DOI: 10.5902/2316882X17271
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/17271
Resumo: A moda possui um papel extremamente importante na sociedade e no comportamento de cada indivíduo. Ela não dita apenas tendências, mas também estilos de vida. Neste contexto, tal estudo aborda a análise dos editoriais de moda, procurando avaliar como a revista Elle produz seus editoriais no Brasil e nos Estados Unidos. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, através da analise de conteúdo e imagem de acordo com Laurence Bardin (1997). O desenvolvimento do estudo foi divido em duas partes, onde a primeira trata sobre Jornalismo, jornalismo de revista, jornalismo de moda e editorial e produção de moda e a última, tratou-se sobre moda e moda imagem. Após analisar quatro edições da revista Elle (duas brasileiras e duas americanas), pode-se concluir que há semelhanças e diferenças nas edições, por exemplo, que a edição americana, segue um padrão de editorial, já a brasileira não.Periodismo de Moda - Un análisis de los editoriales de la revista de moda Elle Brasil y los Estados UnidosResumen: La moda tiene un papel muy importante en la sociedad y el comportamiento de cada individuo. Ella dijo que no sólo las tendencias, sino también los estilos de vida. En este contexto, este estudio aborda el análisis de los editoriales de moda, se trata de evaluar como Elle produce su editorial en Brasil y Estados Unidos. La metodología utilizada fue la búsqueda exploratoria a través de análisis de contenido y la imagen de acuerdo a Laurence Bardin (1997). El desarrollo del estudio se dividió en dos partes, donde la primera trata de periodismo, el periodismo revista, periodismo de moda y de redacción y producción de moda y el último, el Tratado de la imagen de la moda de la moda y. Tras el análisis de cuatro números de la revista Elle (dos brasileños y dos estadounidenses), se puede concluir que existen similitudes y diferencias en los temas, por ejemplo, que la edición americana, sigue un modelo de editorial, no el brasileño.Palabras clave: Periodismo; Moda; Editoriales análisis; La revista Elle: Brasil y Estados Unidos. Fashion Journalism - An Analysis of Fashion Editorials of Magazine Elle Brazil and United StatesAbstract: The fashion has an extremely important role in society and the behavior of each individual. It’s not only about trends, but also lifestyles. In this context, this study addresses the analysis of fashion editorials, trying to assess how Elle magazine produces it’s editorials in Brazil and the United States. The methodology used was exploratory, through content analysis and image according to Laurence Bardin (1997). The development of the study was divided into two parts, where the first deals with journalism, magazine journalism, fashion journalism and editorial and fashion production, and the last one was about fashion and fashion image. After reviewing four editions of Elle magazine (two Brazilians and two American), it can be concluded that there are similarities and differences in the issues, as the American edition, follows a pattern of publishing, the Brazilian hasn’t.Keywords: Journalism; Fashion; Image Analysis; Elle Magazine: Brazil and United States of America. 
id UFSM-4_deb9f5467691c4223466fd211f7935a9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17271
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
spelling Jornalismo de Moda – Uma Análise dos Editoriais de Moda da Revista Elle Brasil e Estados UnidosA moda possui um papel extremamente importante na sociedade e no comportamento de cada indivíduo. Ela não dita apenas tendências, mas também estilos de vida. Neste contexto, tal estudo aborda a análise dos editoriais de moda, procurando avaliar como a revista Elle produz seus editoriais no Brasil e nos Estados Unidos. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, através da analise de conteúdo e imagem de acordo com Laurence Bardin (1997). O desenvolvimento do estudo foi divido em duas partes, onde a primeira trata sobre Jornalismo, jornalismo de revista, jornalismo de moda e editorial e produção de moda e a última, tratou-se sobre moda e moda imagem. Após analisar quatro edições da revista Elle (duas brasileiras e duas americanas), pode-se concluir que há semelhanças e diferenças nas edições, por exemplo, que a edição americana, segue um padrão de editorial, já a brasileira não.Periodismo de Moda - Un análisis de los editoriales de la revista de moda Elle Brasil y los Estados UnidosResumen: La moda tiene un papel muy importante en la sociedad y el comportamiento de cada individuo. Ella dijo que no sólo las tendencias, sino también los estilos de vida. En este contexto, este estudio aborda el análisis de los editoriales de moda, se trata de evaluar como Elle produce su editorial en Brasil y Estados Unidos. La metodología utilizada fue la búsqueda exploratoria a través de análisis de contenido y la imagen de acuerdo a Laurence Bardin (1997). El desarrollo del estudio se dividió en dos partes, donde la primera trata de periodismo, el periodismo revista, periodismo de moda y de redacción y producción de moda y el último, el Tratado de la imagen de la moda de la moda y. Tras el análisis de cuatro números de la revista Elle (dos brasileños y dos estadounidenses), se puede concluir que existen similitudes y diferencias en los temas, por ejemplo, que la edición americana, sigue un modelo de editorial, no el brasileño.Palabras clave: Periodismo; Moda; Editoriales análisis; La revista Elle: Brasil y Estados Unidos. Fashion Journalism - An Analysis of Fashion Editorials of Magazine Elle Brazil and United StatesAbstract: The fashion has an extremely important role in society and the behavior of each individual. It’s not only about trends, but also lifestyles. In this context, this study addresses the analysis of fashion editorials, trying to assess how Elle magazine produces it’s editorials in Brazil and the United States. The methodology used was exploratory, through content analysis and image according to Laurence Bardin (1997). The development of the study was divided into two parts, where the first deals with journalism, magazine journalism, fashion journalism and editorial and fashion production, and the last one was about fashion and fashion image. After reviewing four editions of Elle magazine (two Brazilians and two American), it can be concluded that there are similarities and differences in the issues, as the American edition, follows a pattern of publishing, the Brazilian hasn’t.Keywords: Journalism; Fashion; Image Analysis; Elle Magazine: Brazil and United States of America. Universidade Federal de Santa Maria2015-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/1727110.5902/2316882X17271Cadernos de Comunicação; v. 19 n. 1 (2015)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/17271/12043Pinheiro, Cristiano Max PereiraOliveira, Christine BahiaCosta, Patrícia SodréCherutti, Milenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T20:25:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17271Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:09Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Jornalismo de Moda – Uma Análise dos Editoriais de Moda da Revista Elle Brasil e Estados Unidos
title Jornalismo de Moda – Uma Análise dos Editoriais de Moda da Revista Elle Brasil e Estados Unidos
spellingShingle Jornalismo de Moda – Uma Análise dos Editoriais de Moda da Revista Elle Brasil e Estados Unidos
Jornalismo de Moda – Uma Análise dos Editoriais de Moda da Revista Elle Brasil e Estados Unidos
Pinheiro, Cristiano Max Pereira
Pinheiro, Cristiano Max Pereira
title_short Jornalismo de Moda – Uma Análise dos Editoriais de Moda da Revista Elle Brasil e Estados Unidos
title_full Jornalismo de Moda – Uma Análise dos Editoriais de Moda da Revista Elle Brasil e Estados Unidos
title_fullStr Jornalismo de Moda – Uma Análise dos Editoriais de Moda da Revista Elle Brasil e Estados Unidos
Jornalismo de Moda – Uma Análise dos Editoriais de Moda da Revista Elle Brasil e Estados Unidos
title_full_unstemmed Jornalismo de Moda – Uma Análise dos Editoriais de Moda da Revista Elle Brasil e Estados Unidos
Jornalismo de Moda – Uma Análise dos Editoriais de Moda da Revista Elle Brasil e Estados Unidos
title_sort Jornalismo de Moda – Uma Análise dos Editoriais de Moda da Revista Elle Brasil e Estados Unidos
author Pinheiro, Cristiano Max Pereira
author_facet Pinheiro, Cristiano Max Pereira
Pinheiro, Cristiano Max Pereira
Oliveira, Christine Bahia
Costa, Patrícia Sodré
Cherutti, Milena
Oliveira, Christine Bahia
Costa, Patrícia Sodré
Cherutti, Milena
author_role author
author2 Oliveira, Christine Bahia
Costa, Patrícia Sodré
Cherutti, Milena
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Cristiano Max Pereira
Oliveira, Christine Bahia
Costa, Patrícia Sodré
Cherutti, Milena
description A moda possui um papel extremamente importante na sociedade e no comportamento de cada indivíduo. Ela não dita apenas tendências, mas também estilos de vida. Neste contexto, tal estudo aborda a análise dos editoriais de moda, procurando avaliar como a revista Elle produz seus editoriais no Brasil e nos Estados Unidos. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, através da analise de conteúdo e imagem de acordo com Laurence Bardin (1997). O desenvolvimento do estudo foi divido em duas partes, onde a primeira trata sobre Jornalismo, jornalismo de revista, jornalismo de moda e editorial e produção de moda e a última, tratou-se sobre moda e moda imagem. Após analisar quatro edições da revista Elle (duas brasileiras e duas americanas), pode-se concluir que há semelhanças e diferenças nas edições, por exemplo, que a edição americana, segue um padrão de editorial, já a brasileira não.Periodismo de Moda - Un análisis de los editoriales de la revista de moda Elle Brasil y los Estados UnidosResumen: La moda tiene un papel muy importante en la sociedad y el comportamiento de cada individuo. Ella dijo que no sólo las tendencias, sino también los estilos de vida. En este contexto, este estudio aborda el análisis de los editoriales de moda, se trata de evaluar como Elle produce su editorial en Brasil y Estados Unidos. La metodología utilizada fue la búsqueda exploratoria a través de análisis de contenido y la imagen de acuerdo a Laurence Bardin (1997). El desarrollo del estudio se dividió en dos partes, donde la primera trata de periodismo, el periodismo revista, periodismo de moda y de redacción y producción de moda y el último, el Tratado de la imagen de la moda de la moda y. Tras el análisis de cuatro números de la revista Elle (dos brasileños y dos estadounidenses), se puede concluir que existen similitudes y diferencias en los temas, por ejemplo, que la edición americana, sigue un modelo de editorial, no el brasileño.Palabras clave: Periodismo; Moda; Editoriales análisis; La revista Elle: Brasil y Estados Unidos. Fashion Journalism - An Analysis of Fashion Editorials of Magazine Elle Brazil and United StatesAbstract: The fashion has an extremely important role in society and the behavior of each individual. It’s not only about trends, but also lifestyles. In this context, this study addresses the analysis of fashion editorials, trying to assess how Elle magazine produces it’s editorials in Brazil and the United States. The methodology used was exploratory, through content analysis and image according to Laurence Bardin (1997). The development of the study was divided into two parts, where the first deals with journalism, magazine journalism, fashion journalism and editorial and fashion production, and the last one was about fashion and fashion image. After reviewing four editions of Elle magazine (two Brazilians and two American), it can be concluded that there are similarities and differences in the issues, as the American edition, follows a pattern of publishing, the Brazilian hasn’t.Keywords: Journalism; Fashion; Image Analysis; Elle Magazine: Brazil and United States of America. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/17271
10.5902/2316882X17271
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/17271
identifier_str_mv 10.5902/2316882X17271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/17271/12043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 19 n. 1 (2015)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1822180734275682305
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5902/2316882X17271