Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Kionnys Novaes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almeida, Nayron Morais, Soares, Cecília Regina Galdino, Silva, Luís Fernando Maia Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32977
Resumo: O ensino de Química, no contexto da surdez, apresenta metodologias, em sua grande maioria, exclusivamente pautadas no uso da Língua Portuguesa, sendo ínfimos os materiais e recursos didáticos que contemplam o conhecimento químico em LIBRAS. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivos proporcionar a aprendizagem de conteúdos químicos a alunos surdos, por meio do desenvolvimento de um jogo para celulares chamado Q-LIBRAS, bem como auxiliar a assimilação destes conteúdos de forma atrativa e interativa, tanto entre alunos surdos como ouvintes. Desta forma, este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa. O jogo desenvolvido contempla 60 (sessenta) questões de Química. Em sua elaboração foi utilizada parte do código-fonte da Suíte VLibras, que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais capazes de traduzir conteúdos digitais para LIBRAS. Posteriormente, será disponibilizado a escolas de ensino médio que tenham em seu corpo discente alunos surdos. Além disso, outras temáticas da Química poderão ser acrescentadas ao aplicativo, enriquecendo ainda mais o aprendizado dos alunos. Por fim, visando ainda a ampla difusão dos resultados e conhecimentos gerados por esta pesquisa, ressalta-se o intuito de disponibilizar o Q-LIBRAS por meio da Internet.
id UFSM-9_42aba120d307156763fab5303b32cf44
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32977
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de QuímicaAprendizagem de Química. Software educacional. Surdez.O ensino de Química, no contexto da surdez, apresenta metodologias, em sua grande maioria, exclusivamente pautadas no uso da Língua Portuguesa, sendo ínfimos os materiais e recursos didáticos que contemplam o conhecimento químico em LIBRAS. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivos proporcionar a aprendizagem de conteúdos químicos a alunos surdos, por meio do desenvolvimento de um jogo para celulares chamado Q-LIBRAS, bem como auxiliar a assimilação destes conteúdos de forma atrativa e interativa, tanto entre alunos surdos como ouvintes. Desta forma, este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa. O jogo desenvolvido contempla 60 (sessenta) questões de Química. Em sua elaboração foi utilizada parte do código-fonte da Suíte VLibras, que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais capazes de traduzir conteúdos digitais para LIBRAS. Posteriormente, será disponibilizado a escolas de ensino médio que tenham em seu corpo discente alunos surdos. Além disso, outras temáticas da Química poderão ser acrescentadas ao aplicativo, enriquecendo ainda mais o aprendizado dos alunos. Por fim, visando ainda a ampla difusão dos resultados e conhecimentos gerados por esta pesquisa, ressalta-se o intuito de disponibilizar o Q-LIBRAS por meio da Internet.Universidade Federal de Santa Maria2019-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/3297710.5902/1984686X32977Special Education Magazine; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e114/ 1-14Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e114/ 1-14Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e114/ 1-141984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32977/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32977/htmlCopyright (c) 2019 Revista Educação Especialinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Kionnys NovaesAlmeida, Nayron MoraisSoares, Cecília Regina GaldinoSilva, Luís Fernando Maia Santos2020-11-12T14:57:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32977Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2020-11-12T14:57:37Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química
title Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química
spellingShingle Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química
Rocha, Kionnys Novaes
Aprendizagem de Química. Software educacional. Surdez.
title_short Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química
title_full Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química
title_fullStr Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química
title_full_unstemmed Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química
title_sort Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química
author Rocha, Kionnys Novaes
author_facet Rocha, Kionnys Novaes
Almeida, Nayron Morais
Soares, Cecília Regina Galdino
Silva, Luís Fernando Maia Santos
author_role author
author2 Almeida, Nayron Morais
Soares, Cecília Regina Galdino
Silva, Luís Fernando Maia Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Kionnys Novaes
Almeida, Nayron Morais
Soares, Cecília Regina Galdino
Silva, Luís Fernando Maia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem de Química. Software educacional. Surdez.
topic Aprendizagem de Química. Software educacional. Surdez.
description O ensino de Química, no contexto da surdez, apresenta metodologias, em sua grande maioria, exclusivamente pautadas no uso da Língua Portuguesa, sendo ínfimos os materiais e recursos didáticos que contemplam o conhecimento químico em LIBRAS. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivos proporcionar a aprendizagem de conteúdos químicos a alunos surdos, por meio do desenvolvimento de um jogo para celulares chamado Q-LIBRAS, bem como auxiliar a assimilação destes conteúdos de forma atrativa e interativa, tanto entre alunos surdos como ouvintes. Desta forma, este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa. O jogo desenvolvido contempla 60 (sessenta) questões de Química. Em sua elaboração foi utilizada parte do código-fonte da Suíte VLibras, que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais capazes de traduzir conteúdos digitais para LIBRAS. Posteriormente, será disponibilizado a escolas de ensino médio que tenham em seu corpo discente alunos surdos. Além disso, outras temáticas da Química poderão ser acrescentadas ao aplicativo, enriquecendo ainda mais o aprendizado dos alunos. Por fim, visando ainda a ampla difusão dos resultados e conhecimentos gerados por esta pesquisa, ressalta-se o intuito de disponibilizar o Q-LIBRAS por meio da Internet.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32977
10.5902/1984686X32977
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32977
identifier_str_mv 10.5902/1984686X32977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32977/pdf
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32977/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação Especial
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação Especial
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e114/ 1-14
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e114/ 1-14
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e114/ 1-14
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944201336520704