Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32977 |
Resumo: | O ensino de Química, no contexto da surdez, apresenta metodologias, em sua grande maioria, exclusivamente pautadas no uso da Língua Portuguesa, sendo ínfimos os materiais e recursos didáticos que contemplam o conhecimento químico em LIBRAS. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivos proporcionar a aprendizagem de conteúdos químicos a alunos surdos, por meio do desenvolvimento de um jogo para celulares chamado Q-LIBRAS, bem como auxiliar a assimilação destes conteúdos de forma atrativa e interativa, tanto entre alunos surdos como ouvintes. Desta forma, este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa. O jogo desenvolvido contempla 60 (sessenta) questões de Química. Em sua elaboração foi utilizada parte do código-fonte da Suíte VLibras, que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais capazes de traduzir conteúdos digitais para LIBRAS. Posteriormente, será disponibilizado a escolas de ensino médio que tenham em seu corpo discente alunos surdos. Além disso, outras temáticas da Química poderão ser acrescentadas ao aplicativo, enriquecendo ainda mais o aprendizado dos alunos. Por fim, visando ainda a ampla difusão dos resultados e conhecimentos gerados por esta pesquisa, ressalta-se o intuito de disponibilizar o Q-LIBRAS por meio da Internet. |
id |
UFSM-9_42aba120d307156763fab5303b32cf44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32977 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de QuímicaAprendizagem de Química. Software educacional. Surdez.O ensino de Química, no contexto da surdez, apresenta metodologias, em sua grande maioria, exclusivamente pautadas no uso da Língua Portuguesa, sendo ínfimos os materiais e recursos didáticos que contemplam o conhecimento químico em LIBRAS. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivos proporcionar a aprendizagem de conteúdos químicos a alunos surdos, por meio do desenvolvimento de um jogo para celulares chamado Q-LIBRAS, bem como auxiliar a assimilação destes conteúdos de forma atrativa e interativa, tanto entre alunos surdos como ouvintes. Desta forma, este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa. O jogo desenvolvido contempla 60 (sessenta) questões de Química. Em sua elaboração foi utilizada parte do código-fonte da Suíte VLibras, que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais capazes de traduzir conteúdos digitais para LIBRAS. Posteriormente, será disponibilizado a escolas de ensino médio que tenham em seu corpo discente alunos surdos. Além disso, outras temáticas da Química poderão ser acrescentadas ao aplicativo, enriquecendo ainda mais o aprendizado dos alunos. Por fim, visando ainda a ampla difusão dos resultados e conhecimentos gerados por esta pesquisa, ressalta-se o intuito de disponibilizar o Q-LIBRAS por meio da Internet.Universidade Federal de Santa Maria2019-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/3297710.5902/1984686X32977Special Education Magazine; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e114/ 1-14Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e114/ 1-14Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e114/ 1-141984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32977/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32977/htmlCopyright (c) 2019 Revista Educação Especialinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Kionnys NovaesAlmeida, Nayron MoraisSoares, Cecília Regina GaldinoSilva, Luís Fernando Maia Santos2020-11-12T14:57:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32977Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2020-11-12T14:57:37Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química |
title |
Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química |
spellingShingle |
Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química Rocha, Kionnys Novaes Aprendizagem de Química. Software educacional. Surdez. |
title_short |
Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química |
title_full |
Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química |
title_fullStr |
Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química |
title_full_unstemmed |
Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química |
title_sort |
Q-LIBRAS: um jogo educacional para estimular alunos surdos à aprendizagem de Química |
author |
Rocha, Kionnys Novaes |
author_facet |
Rocha, Kionnys Novaes Almeida, Nayron Morais Soares, Cecília Regina Galdino Silva, Luís Fernando Maia Santos |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Nayron Morais Soares, Cecília Regina Galdino Silva, Luís Fernando Maia Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Kionnys Novaes Almeida, Nayron Morais Soares, Cecília Regina Galdino Silva, Luís Fernando Maia Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem de Química. Software educacional. Surdez. |
topic |
Aprendizagem de Química. Software educacional. Surdez. |
description |
O ensino de Química, no contexto da surdez, apresenta metodologias, em sua grande maioria, exclusivamente pautadas no uso da Língua Portuguesa, sendo ínfimos os materiais e recursos didáticos que contemplam o conhecimento químico em LIBRAS. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivos proporcionar a aprendizagem de conteúdos químicos a alunos surdos, por meio do desenvolvimento de um jogo para celulares chamado Q-LIBRAS, bem como auxiliar a assimilação destes conteúdos de forma atrativa e interativa, tanto entre alunos surdos como ouvintes. Desta forma, este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa. O jogo desenvolvido contempla 60 (sessenta) questões de Química. Em sua elaboração foi utilizada parte do código-fonte da Suíte VLibras, que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais capazes de traduzir conteúdos digitais para LIBRAS. Posteriormente, será disponibilizado a escolas de ensino médio que tenham em seu corpo discente alunos surdos. Além disso, outras temáticas da Química poderão ser acrescentadas ao aplicativo, enriquecendo ainda mais o aprendizado dos alunos. Por fim, visando ainda a ampla difusão dos resultados e conhecimentos gerados por esta pesquisa, ressalta-se o intuito de disponibilizar o Q-LIBRAS por meio da Internet. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32977 10.5902/1984686X32977 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32977 |
identifier_str_mv |
10.5902/1984686X32977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32977/pdf http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/32977/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Educação Especial info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Educação Especial |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e114/ 1-14 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e114/ 1-14 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, v. 32, 2019 – Publicação Contínua; e114/ 1-14 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944201336520704 |