Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229 |
Resumo: | A produção científica em criatividade passou a focalizar o processo criativo, o desenvolvimento do pensamento criativo e variáveis do contexto social que pudessem interferir no mesmo, ao invés de somente descrever e predizer o comportamento criativo, os estudiosos estavam interessados em compreender como se manifesta o ato criativo; devendo ser este compreendido não como um fenômeno individual, mas como um processo sistêmico, considerando também a influência não apenas do ambiente familiar e escolar, mas do social e cultural e do momento histórico. Este artigo pretende demonstrar que os estudos acerca da criatividade no contexto educacional têm focalizado o aprimoramento de habilidades cognitivas e afetivas, a adoção de uma currículo escolar que desperte o interesse e o prazer do aluno pelo ato de aprender, a implementação de práticas educacionais que levem em consideração características dos alunos e ao acesso à informação atualizada, contextualizada e significativa, constituem elementos de um ambiente escolar favorável à realização escolar e produção criativa por parte dos alunos. |
id |
UFSM-9_530b27d9f9cd605d6c0413f196e93ce4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5229 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educaçãoA produção científica em criatividade passou a focalizar o processo criativo, o desenvolvimento do pensamento criativo e variáveis do contexto social que pudessem interferir no mesmo, ao invés de somente descrever e predizer o comportamento criativo, os estudiosos estavam interessados em compreender como se manifesta o ato criativo; devendo ser este compreendido não como um fenômeno individual, mas como um processo sistêmico, considerando também a influência não apenas do ambiente familiar e escolar, mas do social e cultural e do momento histórico. Este artigo pretende demonstrar que os estudos acerca da criatividade no contexto educacional têm focalizado o aprimoramento de habilidades cognitivas e afetivas, a adoção de uma currículo escolar que desperte o interesse e o prazer do aluno pelo ato de aprender, a implementação de práticas educacionais que levem em consideração características dos alunos e ao acesso à informação atualizada, contextualizada e significativa, constituem elementos de um ambiente escolar favorável à realização escolar e produção criativa por parte dos alunos.Universidade Federal de Santa Maria2012-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 55-61Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 55-61Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 55-611984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229/3193Fleith, Denise de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:18:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5229Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:18:35Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação |
title |
Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação |
spellingShingle |
Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação Fleith, Denise de Souza |
title_short |
Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação |
title_full |
Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação |
title_fullStr |
Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação |
title_full_unstemmed |
Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação |
title_sort |
Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação |
author |
Fleith, Denise de Souza |
author_facet |
Fleith, Denise de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fleith, Denise de Souza |
description |
A produção científica em criatividade passou a focalizar o processo criativo, o desenvolvimento do pensamento criativo e variáveis do contexto social que pudessem interferir no mesmo, ao invés de somente descrever e predizer o comportamento criativo, os estudiosos estavam interessados em compreender como se manifesta o ato criativo; devendo ser este compreendido não como um fenômeno individual, mas como um processo sistêmico, considerando também a influência não apenas do ambiente familiar e escolar, mas do social e cultural e do momento histórico. Este artigo pretende demonstrar que os estudos acerca da criatividade no contexto educacional têm focalizado o aprimoramento de habilidades cognitivas e afetivas, a adoção de uma currículo escolar que desperte o interesse e o prazer do aluno pelo ato de aprender, a implementação de práticas educacionais que levem em consideração características dos alunos e ao acesso à informação atualizada, contextualizada e significativa, constituem elementos de um ambiente escolar favorável à realização escolar e produção criativa por parte dos alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229/3193 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 55-61 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 55-61 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 55-61 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944199156531200 |