Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleith, Denise de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229
Resumo: A produção científica em criatividade passou a focalizar o processo criativo, o desenvolvimento do pensamento criativo e variáveis do contexto social que pudessem interferir no mesmo, ao invés de somente descrever e predizer o comportamento criativo, os estudiosos estavam interessados em compreender como se manifesta o ato criativo; devendo ser este compreendido não como um fenômeno individual, mas como um processo sistêmico, considerando também a influência não apenas do ambiente familiar e escolar, mas do social e cultural e do momento histórico. Este artigo pretende demonstrar que os estudos acerca da criatividade no contexto educacional têm focalizado o aprimoramento de habilidades cognitivas e afetivas, a adoção de uma currículo escolar que desperte o interesse e o prazer do aluno pelo ato de aprender, a implementação de práticas educacionais que levem em consideração características dos alunos e ao acesso à informação atualizada, contextualizada e significativa, constituem elementos de um ambiente escolar favorável à realização escolar e produção criativa por parte dos alunos.
id UFSM-9_530b27d9f9cd605d6c0413f196e93ce4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5229
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educaçãoA produção científica em criatividade passou a focalizar o processo criativo, o desenvolvimento do pensamento criativo e variáveis do contexto social que pudessem interferir no mesmo, ao invés de somente descrever e predizer o comportamento criativo, os estudiosos estavam interessados em compreender como se manifesta o ato criativo; devendo ser este compreendido não como um fenômeno individual, mas como um processo sistêmico, considerando também a influência não apenas do ambiente familiar e escolar, mas do social e cultural e do momento histórico. Este artigo pretende demonstrar que os estudos acerca da criatividade no contexto educacional têm focalizado o aprimoramento de habilidades cognitivas e afetivas, a adoção de uma currículo escolar que desperte o interesse e o prazer do aluno pelo ato de aprender, a implementação de práticas educacionais que levem em consideração características dos alunos e ao acesso à informação atualizada, contextualizada e significativa, constituem elementos de um ambiente escolar favorável à realização escolar e produção criativa por parte dos alunos.Universidade Federal de Santa Maria2012-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 55-61Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 55-61Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 55-611984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229/3193Fleith, Denise de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:18:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5229Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:18:35Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação
title Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação
spellingShingle Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação
Fleith, Denise de Souza
title_short Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação
title_full Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação
title_fullStr Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação
title_full_unstemmed Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação
title_sort Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação
author Fleith, Denise de Souza
author_facet Fleith, Denise de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleith, Denise de Souza
description A produção científica em criatividade passou a focalizar o processo criativo, o desenvolvimento do pensamento criativo e variáveis do contexto social que pudessem interferir no mesmo, ao invés de somente descrever e predizer o comportamento criativo, os estudiosos estavam interessados em compreender como se manifesta o ato criativo; devendo ser este compreendido não como um fenômeno individual, mas como um processo sistêmico, considerando também a influência não apenas do ambiente familiar e escolar, mas do social e cultural e do momento histórico. Este artigo pretende demonstrar que os estudos acerca da criatividade no contexto educacional têm focalizado o aprimoramento de habilidades cognitivas e afetivas, a adoção de uma currículo escolar que desperte o interesse e o prazer do aluno pelo ato de aprender, a implementação de práticas educacionais que levem em consideração características dos alunos e ao acesso à informação atualizada, contextualizada e significativa, constituem elementos de um ambiente escolar favorável à realização escolar e produção criativa por parte dos alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229/3193
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 55-61
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 55-61
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 17, 2001; 55-61
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944199156531200