Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4403 |
Resumo: | Este artigo apresenta algumas considerações sobre o processo de inclusão, elaboradas a partir da análise dos relatos de vida de três professoras que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em classes regulares de uma escola pública de Santa Maria, RS. Um outro olhar foi possível, considerando que as professoras não possuem formação em Educação Especial. As narrativas de vida das professoras deram visibilidade aos desafios enfrentados por elas, principalmente em relação à estrutura escolar. No entanto, percebeu-se a importância atribuída à interação e as trocas realizadas entre os alunos. Palavras-chave: Educação. Escola Inclusiva. Interação. |
id |
UFSM-9_69aaa08e89285ca70767d0f979364a9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4403 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão Este artigo apresenta algumas considerações sobre o processo de inclusão, elaboradas a partir da análise dos relatos de vida de três professoras que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em classes regulares de uma escola pública de Santa Maria, RS. Um outro olhar foi possível, considerando que as professoras não possuem formação em Educação Especial. As narrativas de vida das professoras deram visibilidade aos desafios enfrentados por elas, principalmente em relação à estrutura escolar. No entanto, percebeu-se a importância atribuída à interação e as trocas realizadas entre os alunos. Palavras-chave: Educação. Escola Inclusiva. Interação.Universidade Federal de Santa Maria2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4403Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 99-106Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 99-106Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 99-1061984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4403/2577Pozzatti, JosianeOliveira, Valeska Fortes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4403Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:54Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão |
title |
Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão |
spellingShingle |
Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão Pozzatti, Josiane |
title_short |
Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão |
title_full |
Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão |
title_fullStr |
Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão |
title_full_unstemmed |
Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão |
title_sort |
Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão |
author |
Pozzatti, Josiane |
author_facet |
Pozzatti, Josiane Oliveira, Valeska Fortes de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Valeska Fortes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pozzatti, Josiane Oliveira, Valeska Fortes de |
description |
Este artigo apresenta algumas considerações sobre o processo de inclusão, elaboradas a partir da análise dos relatos de vida de três professoras que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em classes regulares de uma escola pública de Santa Maria, RS. Um outro olhar foi possível, considerando que as professoras não possuem formação em Educação Especial. As narrativas de vida das professoras deram visibilidade aos desafios enfrentados por elas, principalmente em relação à estrutura escolar. No entanto, percebeu-se a importância atribuída à interação e as trocas realizadas entre os alunos. Palavras-chave: Educação. Escola Inclusiva. Interação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4403 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4403/2577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 99-106 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 99-106 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 99-106 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944198706692096 |