Escola para Surdos: território de agenciamento cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4180 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva analisar as contribuições da Educação Infantil da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser para o desenvolvimento dos alunos/as surdos/as pertencentes às famílias ouvintes. Os sujeitos investigados apresentam-se em dois grupos. O grupo 1, são três alunos surdos, de 04 a 05 anos, ingressos, pela primeira vez, na referida escola e sem contato com a língua de sinais e comunidade surda. Esse grupo foi observado, no contexto escolar, em situações variadas de interação com adultos surdos, utilizando-se da observação participada e do diário de campo. O grupo 2, são os respectivos pais, que também estão em contato inicial com a língua de sinais e comunidade surda. Para esse grupo, foi realizada uma entrevista semi-estruturada, visando conhecer à interação dos pais ouvintes com seus filhos surdos e com a escola. Resultados mostram que, entre os familiares ouvintes e alunos surdos, evidencia-se muitos conflitos pela falta do uso de uma língua comum. O desconhecimento e não domínio por parte dos familiares em língua de sinais, as trocas comunicativas são exercidas por sinais convencionados, não constituintes daquela língua, ocasionando um prejuízo lingüístico cognitivo para os filhos surdos. Através desta pesquisa, pode-se perceber que a escola constitui-se no ambiente favorável e necessário para o desenvolvimento lingüístico cognitivo para os alunos surdos. Espaço potencializado da sua cultura e construtor de identidade surda. Pode-se concluir que o processo de aquisição da língua de sinais para a pessoa surda dá-se pela interação com seus pares mais fluentes nesta língua. Palavras-chave: Cultura. Surdos. Escola. |
id |
UFSM-9_8bfffc8debfa6d22669fc3814f6b5952 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4180 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola para Surdos: território de agenciamento culturalO presente trabalho objetiva analisar as contribuições da Educação Infantil da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser para o desenvolvimento dos alunos/as surdos/as pertencentes às famílias ouvintes. Os sujeitos investigados apresentam-se em dois grupos. O grupo 1, são três alunos surdos, de 04 a 05 anos, ingressos, pela primeira vez, na referida escola e sem contato com a língua de sinais e comunidade surda. Esse grupo foi observado, no contexto escolar, em situações variadas de interação com adultos surdos, utilizando-se da observação participada e do diário de campo. O grupo 2, são os respectivos pais, que também estão em contato inicial com a língua de sinais e comunidade surda. Para esse grupo, foi realizada uma entrevista semi-estruturada, visando conhecer à interação dos pais ouvintes com seus filhos surdos e com a escola. Resultados mostram que, entre os familiares ouvintes e alunos surdos, evidencia-se muitos conflitos pela falta do uso de uma língua comum. O desconhecimento e não domínio por parte dos familiares em língua de sinais, as trocas comunicativas são exercidas por sinais convencionados, não constituintes daquela língua, ocasionando um prejuízo lingüístico cognitivo para os filhos surdos. Através desta pesquisa, pode-se perceber que a escola constitui-se no ambiente favorável e necessário para o desenvolvimento lingüístico cognitivo para os alunos surdos. Espaço potencializado da sua cultura e construtor de identidade surda. Pode-se concluir que o processo de aquisição da língua de sinais para a pessoa surda dá-se pela interação com seus pares mais fluentes nesta língua. Palavras-chave: Cultura. Surdos. Escola. Universidade Federal de Santa Maria2011-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4180Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 29, 2007Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 29, 2007Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 29, 20071984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4180/2522Lorensi, Vanise MelloCasarin, Melânia de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4180Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:46Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola para Surdos: território de agenciamento cultural |
title |
Escola para Surdos: território de agenciamento cultural |
spellingShingle |
Escola para Surdos: território de agenciamento cultural Lorensi, Vanise Mello |
title_short |
Escola para Surdos: território de agenciamento cultural |
title_full |
Escola para Surdos: território de agenciamento cultural |
title_fullStr |
Escola para Surdos: território de agenciamento cultural |
title_full_unstemmed |
Escola para Surdos: território de agenciamento cultural |
title_sort |
Escola para Surdos: território de agenciamento cultural |
author |
Lorensi, Vanise Mello |
author_facet |
Lorensi, Vanise Mello Casarin, Melânia de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Casarin, Melânia de Melo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorensi, Vanise Mello Casarin, Melânia de Melo |
description |
O presente trabalho objetiva analisar as contribuições da Educação Infantil da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser para o desenvolvimento dos alunos/as surdos/as pertencentes às famílias ouvintes. Os sujeitos investigados apresentam-se em dois grupos. O grupo 1, são três alunos surdos, de 04 a 05 anos, ingressos, pela primeira vez, na referida escola e sem contato com a língua de sinais e comunidade surda. Esse grupo foi observado, no contexto escolar, em situações variadas de interação com adultos surdos, utilizando-se da observação participada e do diário de campo. O grupo 2, são os respectivos pais, que também estão em contato inicial com a língua de sinais e comunidade surda. Para esse grupo, foi realizada uma entrevista semi-estruturada, visando conhecer à interação dos pais ouvintes com seus filhos surdos e com a escola. Resultados mostram que, entre os familiares ouvintes e alunos surdos, evidencia-se muitos conflitos pela falta do uso de uma língua comum. O desconhecimento e não domínio por parte dos familiares em língua de sinais, as trocas comunicativas são exercidas por sinais convencionados, não constituintes daquela língua, ocasionando um prejuízo lingüístico cognitivo para os filhos surdos. Através desta pesquisa, pode-se perceber que a escola constitui-se no ambiente favorável e necessário para o desenvolvimento lingüístico cognitivo para os alunos surdos. Espaço potencializado da sua cultura e construtor de identidade surda. Pode-se concluir que o processo de aquisição da língua de sinais para a pessoa surda dá-se pela interação com seus pares mais fluentes nesta língua. Palavras-chave: Cultura. Surdos. Escola. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4180 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4180/2522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 29, 2007 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 29, 2007 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 29, 2007 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944198631194624 |