O portador de altas habilidades e sua inclusão na sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ana Lucia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mettrau, Marsyl Bulkool
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5167
Resumo: O presente artigo trata da questão dos portadores de altas habilidades e sua inclusão na sociedade. Os portadores de altas habilidades são sujeitos inquiridores, não conformistas e dotados de grande curiosidade o que propicia dificuldades adaptativas, pois a sociedade é não-convencional, apresentando uma resistência natural às diferenças qualitativamente superiores. Cabe portanto à escola possibilitar a integração deste pequeno grupo ao contexto social e uma das maneiras de fazê-lo é estabelecendo um diálogo com o objeto do conhecimento muito bem propiciado pela Filosofia, a qual predispõe a uma busca de questionamentos e resolução de problemas. Através da Filosofia, os alunos participam ativamente da construção do conhecimento - o que é capaz de tornar o ensino prazeroso e desafiador, desenvolvendo desde muito cedo o exercício do pensar e refletir.
id UFSM-9_a7bb7f54d107ce7d4b7a3e79b162462e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5167
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling O portador de altas habilidades e sua inclusão na sociedadeO presente artigo trata da questão dos portadores de altas habilidades e sua inclusão na sociedade. Os portadores de altas habilidades são sujeitos inquiridores, não conformistas e dotados de grande curiosidade o que propicia dificuldades adaptativas, pois a sociedade é não-convencional, apresentando uma resistência natural às diferenças qualitativamente superiores. Cabe portanto à escola possibilitar a integração deste pequeno grupo ao contexto social e uma das maneiras de fazê-lo é estabelecendo um diálogo com o objeto do conhecimento muito bem propiciado pela Filosofia, a qual predispõe a uma busca de questionamentos e resolução de problemas. Através da Filosofia, os alunos participam ativamente da construção do conhecimento - o que é capaz de tornar o ensino prazeroso e desafiador, desenvolvendo desde muito cedo o exercício do pensar e refletir.Universidade Federal de Santa Maria2012-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5167Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 18, 2001; 05-12Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 18, 2001; 05-12Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 18, 2001; 05-121984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5167/3174Batista, Ana LuciaMettrau, Marsyl Bulkoolinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:18:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5167Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:18:43Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O portador de altas habilidades e sua inclusão na sociedade
title O portador de altas habilidades e sua inclusão na sociedade
spellingShingle O portador de altas habilidades e sua inclusão na sociedade
Batista, Ana Lucia
title_short O portador de altas habilidades e sua inclusão na sociedade
title_full O portador de altas habilidades e sua inclusão na sociedade
title_fullStr O portador de altas habilidades e sua inclusão na sociedade
title_full_unstemmed O portador de altas habilidades e sua inclusão na sociedade
title_sort O portador de altas habilidades e sua inclusão na sociedade
author Batista, Ana Lucia
author_facet Batista, Ana Lucia
Mettrau, Marsyl Bulkool
author_role author
author2 Mettrau, Marsyl Bulkool
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ana Lucia
Mettrau, Marsyl Bulkool
description O presente artigo trata da questão dos portadores de altas habilidades e sua inclusão na sociedade. Os portadores de altas habilidades são sujeitos inquiridores, não conformistas e dotados de grande curiosidade o que propicia dificuldades adaptativas, pois a sociedade é não-convencional, apresentando uma resistência natural às diferenças qualitativamente superiores. Cabe portanto à escola possibilitar a integração deste pequeno grupo ao contexto social e uma das maneiras de fazê-lo é estabelecendo um diálogo com o objeto do conhecimento muito bem propiciado pela Filosofia, a qual predispõe a uma busca de questionamentos e resolução de problemas. Através da Filosofia, os alunos participam ativamente da construção do conhecimento - o que é capaz de tornar o ensino prazeroso e desafiador, desenvolvendo desde muito cedo o exercício do pensar e refletir.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5167
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5167/3174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 18, 2001; 05-12
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 18, 2001; 05-12
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 18, 2001; 05-12
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944199133462529