Inclusão escolar: um diálogo polifônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guasselli, Maristela Ferrari Ruy
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4398
Resumo: É nesta composição que se combinam várias melodias que aponto algumas reflexões para que possamos refletir sobre essa temática, provocada por discussões que problematizam as relações sociais e políticas quanto à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, voltando meu olhar, para os diferentes discursos que constituem as práticas diárias dos professores, entendendo também que o poder das políticas públicas encontra o seu limite maior no desejo dos sujeitos. Dependerá de cada um explorar e compreender as distâncias entre as intenções que orientam os discursos e as práticas que se referem a educação inclusiva, pois como ficou evidenciado ao longo das décadas, o mesmo tipo de necessidade educacional especial pode gerar resultados bem diferentes de desenvolvimento humano nos diferentes contextos sociais.Palavras-chave: Políticas Educacionais. Tormação de Professores. Inclusão.
id UFSM-9_de9da6c1af202e2fc8465f9219edbc71
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4398
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Inclusão escolar: um diálogo polifônicoÉ nesta composição que se combinam várias melodias que aponto algumas reflexões para que possamos refletir sobre essa temática, provocada por discussões que problematizam as relações sociais e políticas quanto à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, voltando meu olhar, para os diferentes discursos que constituem as práticas diárias dos professores, entendendo também que o poder das políticas públicas encontra o seu limite maior no desejo dos sujeitos. Dependerá de cada um explorar e compreender as distâncias entre as intenções que orientam os discursos e as práticas que se referem a educação inclusiva, pois como ficou evidenciado ao longo das décadas, o mesmo tipo de necessidade educacional especial pode gerar resultados bem diferentes de desenvolvimento humano nos diferentes contextos sociais.Palavras-chave: Políticas Educacionais. Tormação de Professores. Inclusão.Universidade Federal de Santa Maria2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4398Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 49-60Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 49-60Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 49-601984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4398/2572Guasselli, Maristela Ferrari Ruyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4398Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:54Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar: um diálogo polifônico
title Inclusão escolar: um diálogo polifônico
spellingShingle Inclusão escolar: um diálogo polifônico
Guasselli, Maristela Ferrari Ruy
title_short Inclusão escolar: um diálogo polifônico
title_full Inclusão escolar: um diálogo polifônico
title_fullStr Inclusão escolar: um diálogo polifônico
title_full_unstemmed Inclusão escolar: um diálogo polifônico
title_sort Inclusão escolar: um diálogo polifônico
author Guasselli, Maristela Ferrari Ruy
author_facet Guasselli, Maristela Ferrari Ruy
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guasselli, Maristela Ferrari Ruy
description É nesta composição que se combinam várias melodias que aponto algumas reflexões para que possamos refletir sobre essa temática, provocada por discussões que problematizam as relações sociais e políticas quanto à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, voltando meu olhar, para os diferentes discursos que constituem as práticas diárias dos professores, entendendo também que o poder das políticas públicas encontra o seu limite maior no desejo dos sujeitos. Dependerá de cada um explorar e compreender as distâncias entre as intenções que orientam os discursos e as práticas que se referem a educação inclusiva, pois como ficou evidenciado ao longo das décadas, o mesmo tipo de necessidade educacional especial pode gerar resultados bem diferentes de desenvolvimento humano nos diferentes contextos sociais.Palavras-chave: Políticas Educacionais. Tormação de Professores. Inclusão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4398
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4398/2572
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 49-60
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 49-60
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 49-60
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944198700400640