Inclusão escolar: um diálogo polifônico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4398 |
Resumo: | É nesta composição que se combinam várias melodias que aponto algumas reflexões para que possamos refletir sobre essa temática, provocada por discussões que problematizam as relações sociais e políticas quanto à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, voltando meu olhar, para os diferentes discursos que constituem as práticas diárias dos professores, entendendo também que o poder das políticas públicas encontra o seu limite maior no desejo dos sujeitos. Dependerá de cada um explorar e compreender as distâncias entre as intenções que orientam os discursos e as práticas que se referem a educação inclusiva, pois como ficou evidenciado ao longo das décadas, o mesmo tipo de necessidade educacional especial pode gerar resultados bem diferentes de desenvolvimento humano nos diferentes contextos sociais.Palavras-chave: Políticas Educacionais. Tormação de Professores. Inclusão. |
id |
UFSM-9_de9da6c1af202e2fc8465f9219edbc71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4398 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão escolar: um diálogo polifônicoÉ nesta composição que se combinam várias melodias que aponto algumas reflexões para que possamos refletir sobre essa temática, provocada por discussões que problematizam as relações sociais e políticas quanto à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, voltando meu olhar, para os diferentes discursos que constituem as práticas diárias dos professores, entendendo também que o poder das políticas públicas encontra o seu limite maior no desejo dos sujeitos. Dependerá de cada um explorar e compreender as distâncias entre as intenções que orientam os discursos e as práticas que se referem a educação inclusiva, pois como ficou evidenciado ao longo das décadas, o mesmo tipo de necessidade educacional especial pode gerar resultados bem diferentes de desenvolvimento humano nos diferentes contextos sociais.Palavras-chave: Políticas Educacionais. Tormação de Professores. Inclusão.Universidade Federal de Santa Maria2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4398Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 49-60Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 49-60Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 49-601984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4398/2572Guasselli, Maristela Ferrari Ruyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4398Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:54Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão escolar: um diálogo polifônico |
title |
Inclusão escolar: um diálogo polifônico |
spellingShingle |
Inclusão escolar: um diálogo polifônico Guasselli, Maristela Ferrari Ruy |
title_short |
Inclusão escolar: um diálogo polifônico |
title_full |
Inclusão escolar: um diálogo polifônico |
title_fullStr |
Inclusão escolar: um diálogo polifônico |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar: um diálogo polifônico |
title_sort |
Inclusão escolar: um diálogo polifônico |
author |
Guasselli, Maristela Ferrari Ruy |
author_facet |
Guasselli, Maristela Ferrari Ruy |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guasselli, Maristela Ferrari Ruy |
description |
É nesta composição que se combinam várias melodias que aponto algumas reflexões para que possamos refletir sobre essa temática, provocada por discussões que problematizam as relações sociais e políticas quanto à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, voltando meu olhar, para os diferentes discursos que constituem as práticas diárias dos professores, entendendo também que o poder das políticas públicas encontra o seu limite maior no desejo dos sujeitos. Dependerá de cada um explorar e compreender as distâncias entre as intenções que orientam os discursos e as práticas que se referem a educação inclusiva, pois como ficou evidenciado ao longo das décadas, o mesmo tipo de necessidade educacional especial pode gerar resultados bem diferentes de desenvolvimento humano nos diferentes contextos sociais.Palavras-chave: Políticas Educacionais. Tormação de Professores. Inclusão. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4398 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4398/2572 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 49-60 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 49-60 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 49-60 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944198700400640 |