PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Caroline Corrêa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Freitas, Soraia Napoleão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4181
Resumo: Este artigo centra a discussão acerca da prática educativa com alunos com características de altas habilidades das escolas públicas e particulares de Santa Maria/RS, tendo como pressupostos as experiências pedagógicas vivenciadas no Projeto de Pesquisa “Da Identificação à orientação de alunos com características de altas habilidades” e no Projeto de Extensão “PIT – Programa de Incentivo ao Talento”, vinculado ao GPESP – Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social, da Universidade Federal de Santa Maria. A oportunidade de participar dos referidos projetos de iniciação científica em caráter de pesquisa e extensão propiciou às autoras estabelecerem uma interligação entre os contextos da universidade e da escola, desenvolvendo ações com alunos, professores e a comunidade escolar. Estas experiências apontam a necessidade de articular propostas para a construção de uma escola inclusiva, visando a articulação de todos os envolvidos, no processo educacional e o desenvolvimento de ações coletivas que possibilite a ampliação dos espaços educativos oportunizando aos alunos com altas habilidades o desenvolvimento máximo de seu potencial e talento. Diante disso, amplia-se a discussão em relação ao atendimento ao aluno com altas habilidades e salienta-se que a escola de hoje não está preparada para promover uma educação de qualidade, considerando a diversidade dos alunos e estimulando o desenvolvimento de habilidades diversas. Palavras-chaves: Educação Especial. Altas Habilidades. Programa de Enriquecimento Escolar.
id UFSM-9_e4f338d62c08c09037e916b708ee33e5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4181
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidadesEste artigo centra a discussão acerca da prática educativa com alunos com características de altas habilidades das escolas públicas e particulares de Santa Maria/RS, tendo como pressupostos as experiências pedagógicas vivenciadas no Projeto de Pesquisa “Da Identificação à orientação de alunos com características de altas habilidades” e no Projeto de Extensão “PIT – Programa de Incentivo ao Talento”, vinculado ao GPESP – Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social, da Universidade Federal de Santa Maria. A oportunidade de participar dos referidos projetos de iniciação científica em caráter de pesquisa e extensão propiciou às autoras estabelecerem uma interligação entre os contextos da universidade e da escola, desenvolvendo ações com alunos, professores e a comunidade escolar. Estas experiências apontam a necessidade de articular propostas para a construção de uma escola inclusiva, visando a articulação de todos os envolvidos, no processo educacional e o desenvolvimento de ações coletivas que possibilite a ampliação dos espaços educativos oportunizando aos alunos com altas habilidades o desenvolvimento máximo de seu potencial e talento. Diante disso, amplia-se a discussão em relação ao atendimento ao aluno com altas habilidades e salienta-se que a escola de hoje não está preparada para promover uma educação de qualidade, considerando a diversidade dos alunos e estimulando o desenvolvimento de habilidades diversas. Palavras-chaves: Educação Especial. Altas Habilidades. Programa de Enriquecimento Escolar.Universidade Federal de Santa Maria2011-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4181Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 29, 2007Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 29, 2007Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 29, 20071984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4181/2523Fortes, Caroline CorrêaFreitas, Soraia Napoleãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4181Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:46Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades
title PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades
spellingShingle PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades
Fortes, Caroline Corrêa
title_short PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades
title_full PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades
title_fullStr PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades
title_full_unstemmed PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades
title_sort PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades
author Fortes, Caroline Corrêa
author_facet Fortes, Caroline Corrêa
Freitas, Soraia Napoleão
author_role author
author2 Freitas, Soraia Napoleão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Caroline Corrêa
Freitas, Soraia Napoleão
description Este artigo centra a discussão acerca da prática educativa com alunos com características de altas habilidades das escolas públicas e particulares de Santa Maria/RS, tendo como pressupostos as experiências pedagógicas vivenciadas no Projeto de Pesquisa “Da Identificação à orientação de alunos com características de altas habilidades” e no Projeto de Extensão “PIT – Programa de Incentivo ao Talento”, vinculado ao GPESP – Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social, da Universidade Federal de Santa Maria. A oportunidade de participar dos referidos projetos de iniciação científica em caráter de pesquisa e extensão propiciou às autoras estabelecerem uma interligação entre os contextos da universidade e da escola, desenvolvendo ações com alunos, professores e a comunidade escolar. Estas experiências apontam a necessidade de articular propostas para a construção de uma escola inclusiva, visando a articulação de todos os envolvidos, no processo educacional e o desenvolvimento de ações coletivas que possibilite a ampliação dos espaços educativos oportunizando aos alunos com altas habilidades o desenvolvimento máximo de seu potencial e talento. Diante disso, amplia-se a discussão em relação ao atendimento ao aluno com altas habilidades e salienta-se que a escola de hoje não está preparada para promover uma educação de qualidade, considerando a diversidade dos alunos e estimulando o desenvolvimento de habilidades diversas. Palavras-chaves: Educação Especial. Altas Habilidades. Programa de Enriquecimento Escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4181
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4181/2523
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 29, 2007
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 29, 2007
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 29, 2007
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944198632243200