PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4181 |
Resumo: | Este artigo centra a discussão acerca da prática educativa com alunos com características de altas habilidades das escolas públicas e particulares de Santa Maria/RS, tendo como pressupostos as experiências pedagógicas vivenciadas no Projeto de Pesquisa “Da Identificação à orientação de alunos com características de altas habilidades” e no Projeto de Extensão “PIT – Programa de Incentivo ao Talento”, vinculado ao GPESP – Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social, da Universidade Federal de Santa Maria. A oportunidade de participar dos referidos projetos de iniciação científica em caráter de pesquisa e extensão propiciou às autoras estabelecerem uma interligação entre os contextos da universidade e da escola, desenvolvendo ações com alunos, professores e a comunidade escolar. Estas experiências apontam a necessidade de articular propostas para a construção de uma escola inclusiva, visando a articulação de todos os envolvidos, no processo educacional e o desenvolvimento de ações coletivas que possibilite a ampliação dos espaços educativos oportunizando aos alunos com altas habilidades o desenvolvimento máximo de seu potencial e talento. Diante disso, amplia-se a discussão em relação ao atendimento ao aluno com altas habilidades e salienta-se que a escola de hoje não está preparada para promover uma educação de qualidade, considerando a diversidade dos alunos e estimulando o desenvolvimento de habilidades diversas. Palavras-chaves: Educação Especial. Altas Habilidades. Programa de Enriquecimento Escolar. |
id |
UFSM-9_e4f338d62c08c09037e916b708ee33e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4181 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidadesEste artigo centra a discussão acerca da prática educativa com alunos com características de altas habilidades das escolas públicas e particulares de Santa Maria/RS, tendo como pressupostos as experiências pedagógicas vivenciadas no Projeto de Pesquisa “Da Identificação à orientação de alunos com características de altas habilidades” e no Projeto de Extensão “PIT – Programa de Incentivo ao Talento”, vinculado ao GPESP – Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social, da Universidade Federal de Santa Maria. A oportunidade de participar dos referidos projetos de iniciação científica em caráter de pesquisa e extensão propiciou às autoras estabelecerem uma interligação entre os contextos da universidade e da escola, desenvolvendo ações com alunos, professores e a comunidade escolar. Estas experiências apontam a necessidade de articular propostas para a construção de uma escola inclusiva, visando a articulação de todos os envolvidos, no processo educacional e o desenvolvimento de ações coletivas que possibilite a ampliação dos espaços educativos oportunizando aos alunos com altas habilidades o desenvolvimento máximo de seu potencial e talento. Diante disso, amplia-se a discussão em relação ao atendimento ao aluno com altas habilidades e salienta-se que a escola de hoje não está preparada para promover uma educação de qualidade, considerando a diversidade dos alunos e estimulando o desenvolvimento de habilidades diversas. Palavras-chaves: Educação Especial. Altas Habilidades. Programa de Enriquecimento Escolar.Universidade Federal de Santa Maria2011-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4181Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 29, 2007Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 29, 2007Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 29, 20071984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4181/2523Fortes, Caroline CorrêaFreitas, Soraia Napoleãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4181Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:46Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades |
title |
PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades |
spellingShingle |
PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades Fortes, Caroline Corrêa |
title_short |
PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades |
title_full |
PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades |
title_fullStr |
PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades |
title_full_unstemmed |
PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades |
title_sort |
PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades |
author |
Fortes, Caroline Corrêa |
author_facet |
Fortes, Caroline Corrêa Freitas, Soraia Napoleão |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Soraia Napoleão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortes, Caroline Corrêa Freitas, Soraia Napoleão |
description |
Este artigo centra a discussão acerca da prática educativa com alunos com características de altas habilidades das escolas públicas e particulares de Santa Maria/RS, tendo como pressupostos as experiências pedagógicas vivenciadas no Projeto de Pesquisa “Da Identificação à orientação de alunos com características de altas habilidades” e no Projeto de Extensão “PIT – Programa de Incentivo ao Talento”, vinculado ao GPESP – Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social, da Universidade Federal de Santa Maria. A oportunidade de participar dos referidos projetos de iniciação científica em caráter de pesquisa e extensão propiciou às autoras estabelecerem uma interligação entre os contextos da universidade e da escola, desenvolvendo ações com alunos, professores e a comunidade escolar. Estas experiências apontam a necessidade de articular propostas para a construção de uma escola inclusiva, visando a articulação de todos os envolvidos, no processo educacional e o desenvolvimento de ações coletivas que possibilite a ampliação dos espaços educativos oportunizando aos alunos com altas habilidades o desenvolvimento máximo de seu potencial e talento. Diante disso, amplia-se a discussão em relação ao atendimento ao aluno com altas habilidades e salienta-se que a escola de hoje não está preparada para promover uma educação de qualidade, considerando a diversidade dos alunos e estimulando o desenvolvimento de habilidades diversas. Palavras-chaves: Educação Especial. Altas Habilidades. Programa de Enriquecimento Escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4181 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4181/2523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 29, 2007 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 29, 2007 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 29, 2007 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944198632243200 |