O desenvolvimento da noção temporal em crianças deficientes auditivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4920 |
Resumo: | Este artigo é parte de uma pesquisa que buscou entender o desenvolvimento da noção de tempo na criança deficiente auditiva. A investigação que fizemos objetivou perceber como o processo de construção da categoria temporal, fundamental para a organização do real, se dá na criança deficiente auditiva e comparar os dados levantados com os de crianças ouvintes. Na parte teórica do estudo abordamos a questão da deficiência auditiva e da linguagem, a questão da noção temporal na história do pensamento e no sujeito, segundo a teoria de Jean Piaget. Para a realização da pesquisa empírica organizamos dois grupos de crianças, sendo um de crianças deficientes auditivas do centro Educacional do Deficiente – CEDAU – USP – Bauru, e outro de crianças ouvintes, as quais foram avaliadas através da prova do escoamento do líquido descrita por Piaget (s.d.). Os resultados foram analisados de forma qualitativa e individual. Os dados obtidos na pesquisa mostraram que as crianças deficientes auditivas do CEDAU apresentam uma diferença em relação à construção da noção temporal, encontrando-se em defasagem em relação às crianças ouvintes que participaram da pesquisa.Palavras-chave: educação. deficiência auditiva. noção temporal. |
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O desenvolvimento da noção temporal em crianças deficientes auditivasEste artigo é parte de uma pesquisa que buscou entender o desenvolvimento da noção de tempo na criança deficiente auditiva. A investigação que fizemos objetivou perceber como o processo de construção da categoria temporal, fundamental para a organização do real, se dá na criança deficiente auditiva e comparar os dados levantados com os de crianças ouvintes. Na parte teórica do estudo abordamos a questão da deficiência auditiva e da linguagem, a questão da noção temporal na história do pensamento e no sujeito, segundo a teoria de Jean Piaget. Para a realização da pesquisa empírica organizamos dois grupos de crianças, sendo um de crianças deficientes auditivas do centro Educacional do Deficiente – CEDAU – USP – Bauru, e outro de crianças ouvintes, as quais foram avaliadas através da prova do escoamento do líquido descrita por Piaget (s.d.). Os resultados foram analisados de forma qualitativa e individual. Os dados obtidos na pesquisa mostraram que as crianças deficientes auditivas do CEDAU apresentam uma diferença em relação à construção da noção temporal, encontrando-se em defasagem em relação às crianças ouvintes que participaram da pesquisa.Palavras-chave: educação. deficiência auditiva. noção temporal.Universidade Federal de Santa Maria2012-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4920Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 24, 2004; 71-76Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 24, 2004; 71-76Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 24, 2004; 71-761984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4920/2954Carneiro, Relma Urel Carboneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4920Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:36Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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