INCLUSÃO DIGITAL: ESPAÇO POSSÍVEL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5065 |
Resumo: | Focalizamos neste trabalho possibilidades de criar novas alternativas para a Educação Especial com o apoio das tecnologias da informação e comunicação, presentes no mundo atual, principalmente relacionadas aos ambientes virtuais. Iniciamos com a descrição do contexto do NIEE em que nossa experiência se insere. Apresentamos um referencial teórico que dá suporte á criação de ambientes de aprendizagem virtuais/digitais, para produções cooperativas, visando o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo de alunos com necessidades educativas especiais. Trazemos experiências por nós realizadas , dentro dessa perspectiva, que destacam intercâmbios/trocas/cooperação com o outro, explorando o potencial que os ambientes virtuais podem oferecer visando a inclusão digital/social desses usuários.Palavras-chave: Ambientes digitais/virtuais; Informática na Educação Especial; Desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo ; inclusão digital/social. |
id |
UFSM-9_faf36855bd963f31af95c355e933ad95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5065 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
INCLUSÃO DIGITAL: ESPAÇO POSSÍVEL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISFocalizamos neste trabalho possibilidades de criar novas alternativas para a Educação Especial com o apoio das tecnologias da informação e comunicação, presentes no mundo atual, principalmente relacionadas aos ambientes virtuais. Iniciamos com a descrição do contexto do NIEE em que nossa experiência se insere. Apresentamos um referencial teórico que dá suporte á criação de ambientes de aprendizagem virtuais/digitais, para produções cooperativas, visando o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo de alunos com necessidades educativas especiais. Trazemos experiências por nós realizadas , dentro dessa perspectiva, que destacam intercâmbios/trocas/cooperação com o outro, explorando o potencial que os ambientes virtuais podem oferecer visando a inclusão digital/social desses usuários.Palavras-chave: Ambientes digitais/virtuais; Informática na Educação Especial; Desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo ; inclusão digital/social.Universidade Federal de Santa Maria2012-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5065Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 13-30Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 13-30Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 13-301984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5065/3063Santarosa, Lucila Maria Costiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5065Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO DIGITAL: ESPAÇO POSSÍVEL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
title |
INCLUSÃO DIGITAL: ESPAÇO POSSÍVEL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
spellingShingle |
INCLUSÃO DIGITAL: ESPAÇO POSSÍVEL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS Santarosa, Lucila Maria Costi |
title_short |
INCLUSÃO DIGITAL: ESPAÇO POSSÍVEL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
title_full |
INCLUSÃO DIGITAL: ESPAÇO POSSÍVEL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
title_fullStr |
INCLUSÃO DIGITAL: ESPAÇO POSSÍVEL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO DIGITAL: ESPAÇO POSSÍVEL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
title_sort |
INCLUSÃO DIGITAL: ESPAÇO POSSÍVEL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
author |
Santarosa, Lucila Maria Costi |
author_facet |
Santarosa, Lucila Maria Costi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santarosa, Lucila Maria Costi |
description |
Focalizamos neste trabalho possibilidades de criar novas alternativas para a Educação Especial com o apoio das tecnologias da informação e comunicação, presentes no mundo atual, principalmente relacionadas aos ambientes virtuais. Iniciamos com a descrição do contexto do NIEE em que nossa experiência se insere. Apresentamos um referencial teórico que dá suporte á criação de ambientes de aprendizagem virtuais/digitais, para produções cooperativas, visando o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo de alunos com necessidades educativas especiais. Trazemos experiências por nós realizadas , dentro dessa perspectiva, que destacam intercâmbios/trocas/cooperação com o outro, explorando o potencial que os ambientes virtuais podem oferecer visando a inclusão digital/social desses usuários.Palavras-chave: Ambientes digitais/virtuais; Informática na Educação Especial; Desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo ; inclusão digital/social. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5065 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5065/3063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 13-30 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 13-30 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 13-30 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944199089422336 |