A formação ética e cidadã na construção da gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hedlund, Adriane Cristiane
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000rps7
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2158
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
id UFSM_06a19b08f9bbda8df6d485413f69c2d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2158
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A formação ética e cidadã na construção da gestão escolarTraining ano ethics in public school construction managementÉticaGestão escolarEscolaDemocraciaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.Ethical education in construction management citizen: Utopia? What is the role of the manager in the school environment? Reflect on ethical values and generating actions, reflections and discussions about their meaning and importance of the citizen school construction. This work aims to reflect the role of schools and school manager, understanding the implications of the context of globalization and ethical education to impose an ethical school management and the difficulties encountered by this to ensure a quality education for ali, a school democratic. Was conducted based on the analysis of authors such as Aristotle and Paulo Freire. We can evaluate the Aristotelian ethics, saying he always thought the ethics in the polis, for there is still a separate individual design of their city. What sets as a reference to the task of school is to train and citizenship in order to build the foundations for another possible world. In the first stage of work, studies were performed on ethics and Aristotelian virtues and their applicability. In the second step, the school was presented as an ethical space within a Freirean vision. In the third step, we performed the union of the ethical virtues of Aristotle with the concepts of democratic school of Paulo Freire and presented to the ethical contributions to school construction citizen. The authors assume that the school management, must start from the participation, involving the whole school community, because the experience and political ethics in schools strengthen citizenship and complies with the social function of school.Formação ética na construção da gestão cidadã: Utopia? Qual o papel do gestor no ambiente escolar? Refletir sobre ética e valores gerando ações, reflexões e discussões sobre seus significados e sua importância construção da escola cidadã. Este trabalho tem como objetivo refletir o papel da escola e do gestor escolar, compreendendo as implicações que o contexto de globalização e a formação ética impõem para uma gestão escolar ética e, as dificuldades encontradas por essa em garantir uma educação de qualidade para todos, uma escola democrática. Foi realizado a partir da análise de autores como Aristóteles e Paulo Freire. Podemos avaliar a ética aristotélica, dizendo que sempre se pensa a ética na polis, pois não há ainda a concepção de indivíduo separado de sua cidade. O que configura como referencial que a tarefa da escola é formar para e pela cidadania, visando construir os pilares de um outro mundo possível. Na primeira etapa do trabalho, foram realizados estudos sobre a ética e virtudes aristotélicas e sua aplicabilidade. Na Segunda etapa, foi apresentada a escola como espaço ético, dentro de uma visão freireana. Na terceira etapa, foi realizada a união das virtudes éticas de Aristóteles com os conceitos de escola democrática de Paulo Freire e apresentado às contribuições éticas na construção da escola cidadã. Os autores partem do princípio que a gestão escolar, deve partir da participação, envolvendo toda a comunidade escolar, pois a vivência ética e política no espaço escolar fortalecem a cidadania e cumpre com a função social da escola.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoOliveira, Elaine Maria Dias deHedlund, Adriane Cristiane2016-09-13T14:47:55Z2016-09-13T14:47:55Z2011-09-162011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2158ark:/26339/001300000rps7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:59:06Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2158Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:59:06Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação ética e cidadã na construção da gestão escolar
Training ano ethics in public school construction management
title A formação ética e cidadã na construção da gestão escolar
spellingShingle A formação ética e cidadã na construção da gestão escolar
Hedlund, Adriane Cristiane
Ética
Gestão escolar
Escola
Democracia
title_short A formação ética e cidadã na construção da gestão escolar
title_full A formação ética e cidadã na construção da gestão escolar
title_fullStr A formação ética e cidadã na construção da gestão escolar
title_full_unstemmed A formação ética e cidadã na construção da gestão escolar
title_sort A formação ética e cidadã na construção da gestão escolar
author Hedlund, Adriane Cristiane
author_facet Hedlund, Adriane Cristiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Elaine Maria Dias de
dc.contributor.author.fl_str_mv Hedlund, Adriane Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Gestão escolar
Escola
Democracia
topic Ética
Gestão escolar
Escola
Democracia
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-16
2011
2016-09-13T14:47:55Z
2016-09-13T14:47:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2158
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000rps7
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2158
identifier_str_mv ark:/26339/001300000rps7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172386191835136