Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junges, Vanessa de Campos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bobsin, Debora, Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi, Pivetta, Natália Pavanelo
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29631
Resumo: A educação apresenta-se, cada vez mais, enquanto um caminho de mudanças a ser trilhado, desde avanço à aspectos mais básicos, até uma nova forma de ensinar, que seja mais transformadora e ativa. Em meio a esse contexto é possível atrelar a Agenda 2030, a qual defende a construção de um olhar sustentável ao passo que tem enquanto um de seus objetivos a educação de qualidade. Estudiosos sobre o assunto que envolve a sustentabilidade acreditam que apenas as três dimensões da sustentabilidade, ou seja, ambiental, social e econômico, já não são mais suficientes para tratar sobre o tema, considerando a sua abrangência e complexidade. Por este motivo, surgem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), documento oficial definido em reunião por diversos países pertencentes as Organizações das Nações Unidas (ONU), que aprofundam as ações que devem ser realizadas a fim de se alcançar o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS trazem à tona problemas que estão presentes nas diferentes realidades ao redor do globo, e esses objetivos devem ser o foco da sociedade como um todo, bem como do poder público e das instituições privadas. Sendo assim, é preciso pensar como abordar as reflexões acerca de sustentabilidade e os propósitos da APRESENTAÇÃOAgenda 2030 em sala de aula. O alcance de um mundo mais sustentável exige formar cidadãos com pensamentos sistêmico e que saibam atuar coletiva frente aos problemas sociais, ambientais e econômicos. Portanto, é nesta perspectiva que, o presente ebook é desenvolvido, o qual discute-se sobre os ODS e exemplos de práticas de sala de aula para abordar os mesmos.
id UFSM_09c26cf7886b50b07fb5191039df1227
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/29631
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030EducaçãoSustentabilidadeAgenda 2030Práticas de sala de aulaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA educação apresenta-se, cada vez mais, enquanto um caminho de mudanças a ser trilhado, desde avanço à aspectos mais básicos, até uma nova forma de ensinar, que seja mais transformadora e ativa. Em meio a esse contexto é possível atrelar a Agenda 2030, a qual defende a construção de um olhar sustentável ao passo que tem enquanto um de seus objetivos a educação de qualidade. Estudiosos sobre o assunto que envolve a sustentabilidade acreditam que apenas as três dimensões da sustentabilidade, ou seja, ambiental, social e econômico, já não são mais suficientes para tratar sobre o tema, considerando a sua abrangência e complexidade. Por este motivo, surgem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), documento oficial definido em reunião por diversos países pertencentes as Organizações das Nações Unidas (ONU), que aprofundam as ações que devem ser realizadas a fim de se alcançar o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS trazem à tona problemas que estão presentes nas diferentes realidades ao redor do globo, e esses objetivos devem ser o foco da sociedade como um todo, bem como do poder público e das instituições privadas. Sendo assim, é preciso pensar como abordar as reflexões acerca de sustentabilidade e os propósitos da APRESENTAÇÃOAgenda 2030 em sala de aula. O alcance de um mundo mais sustentável exige formar cidadãos com pensamentos sistêmico e que saibam atuar coletiva frente aos problemas sociais, ambientais e econômicos. Portanto, é nesta perspectiva que, o presente ebook é desenvolvido, o qual discute-se sobre os ODS e exemplos de práticas de sala de aula para abordar os mesmos.Brasil2023-07-05T13:32:56Z2023-07-05T13:32:56Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdf978-65-85653-06-0http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29631porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessJunges, Vanessa de CamposBobsin, DeboraPozzer, Ranice Hoehr PedrazziPivetta, Natália Pavaneloreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-07-05T13:34:54Zoai:repositorio.ufsm.br:1/29631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-07-05T13:34:54Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
title Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
spellingShingle Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
Junges, Vanessa de Campos
Educação
Sustentabilidade
Agenda 2030
Práticas de sala de aula
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
title_full Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
title_fullStr Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
title_full_unstemmed Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
title_sort Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
author Junges, Vanessa de Campos
author_facet Junges, Vanessa de Campos
Bobsin, Debora
Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi
Pivetta, Natália Pavanelo
author_role author
author2 Bobsin, Debora
Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi
Pivetta, Natália Pavanelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junges, Vanessa de Campos
Bobsin, Debora
Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi
Pivetta, Natália Pavanelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sustentabilidade
Agenda 2030
Práticas de sala de aula
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Sustentabilidade
Agenda 2030
Práticas de sala de aula
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A educação apresenta-se, cada vez mais, enquanto um caminho de mudanças a ser trilhado, desde avanço à aspectos mais básicos, até uma nova forma de ensinar, que seja mais transformadora e ativa. Em meio a esse contexto é possível atrelar a Agenda 2030, a qual defende a construção de um olhar sustentável ao passo que tem enquanto um de seus objetivos a educação de qualidade. Estudiosos sobre o assunto que envolve a sustentabilidade acreditam que apenas as três dimensões da sustentabilidade, ou seja, ambiental, social e econômico, já não são mais suficientes para tratar sobre o tema, considerando a sua abrangência e complexidade. Por este motivo, surgem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), documento oficial definido em reunião por diversos países pertencentes as Organizações das Nações Unidas (ONU), que aprofundam as ações que devem ser realizadas a fim de se alcançar o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS trazem à tona problemas que estão presentes nas diferentes realidades ao redor do globo, e esses objetivos devem ser o foco da sociedade como um todo, bem como do poder público e das instituições privadas. Sendo assim, é preciso pensar como abordar as reflexões acerca de sustentabilidade e os propósitos da APRESENTAÇÃOAgenda 2030 em sala de aula. O alcance de um mundo mais sustentável exige formar cidadãos com pensamentos sistêmico e que saibam atuar coletiva frente aos problemas sociais, ambientais e econômicos. Portanto, é nesta perspectiva que, o presente ebook é desenvolvido, o qual discute-se sobre os ODS e exemplos de práticas de sala de aula para abordar os mesmos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-05T13:32:56Z
2023-07-05T13:32:56Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-65-85653-06-0
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29631
identifier_str_mv 978-65-85653-06-0
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922071313645568