Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29631 |
Resumo: | A educação apresenta-se, cada vez mais, enquanto um caminho de mudanças a ser trilhado, desde avanço à aspectos mais básicos, até uma nova forma de ensinar, que seja mais transformadora e ativa. Em meio a esse contexto é possível atrelar a Agenda 2030, a qual defende a construção de um olhar sustentável ao passo que tem enquanto um de seus objetivos a educação de qualidade. Estudiosos sobre o assunto que envolve a sustentabilidade acreditam que apenas as três dimensões da sustentabilidade, ou seja, ambiental, social e econômico, já não são mais suficientes para tratar sobre o tema, considerando a sua abrangência e complexidade. Por este motivo, surgem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), documento oficial definido em reunião por diversos países pertencentes as Organizações das Nações Unidas (ONU), que aprofundam as ações que devem ser realizadas a fim de se alcançar o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS trazem à tona problemas que estão presentes nas diferentes realidades ao redor do globo, e esses objetivos devem ser o foco da sociedade como um todo, bem como do poder público e das instituições privadas. Sendo assim, é preciso pensar como abordar as reflexões acerca de sustentabilidade e os propósitos da APRESENTAÇÃOAgenda 2030 em sala de aula. O alcance de um mundo mais sustentável exige formar cidadãos com pensamentos sistêmico e que saibam atuar coletiva frente aos problemas sociais, ambientais e econômicos. Portanto, é nesta perspectiva que, o presente ebook é desenvolvido, o qual discute-se sobre os ODS e exemplos de práticas de sala de aula para abordar os mesmos. |
id |
UFSM_09c26cf7886b50b07fb5191039df1227 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/29631 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030EducaçãoSustentabilidadeAgenda 2030Práticas de sala de aulaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA educação apresenta-se, cada vez mais, enquanto um caminho de mudanças a ser trilhado, desde avanço à aspectos mais básicos, até uma nova forma de ensinar, que seja mais transformadora e ativa. Em meio a esse contexto é possível atrelar a Agenda 2030, a qual defende a construção de um olhar sustentável ao passo que tem enquanto um de seus objetivos a educação de qualidade. Estudiosos sobre o assunto que envolve a sustentabilidade acreditam que apenas as três dimensões da sustentabilidade, ou seja, ambiental, social e econômico, já não são mais suficientes para tratar sobre o tema, considerando a sua abrangência e complexidade. Por este motivo, surgem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), documento oficial definido em reunião por diversos países pertencentes as Organizações das Nações Unidas (ONU), que aprofundam as ações que devem ser realizadas a fim de se alcançar o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS trazem à tona problemas que estão presentes nas diferentes realidades ao redor do globo, e esses objetivos devem ser o foco da sociedade como um todo, bem como do poder público e das instituições privadas. Sendo assim, é preciso pensar como abordar as reflexões acerca de sustentabilidade e os propósitos da APRESENTAÇÃOAgenda 2030 em sala de aula. O alcance de um mundo mais sustentável exige formar cidadãos com pensamentos sistêmico e que saibam atuar coletiva frente aos problemas sociais, ambientais e econômicos. Portanto, é nesta perspectiva que, o presente ebook é desenvolvido, o qual discute-se sobre os ODS e exemplos de práticas de sala de aula para abordar os mesmos.Brasil2023-07-05T13:32:56Z2023-07-05T13:32:56Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdf978-65-85653-06-0http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29631porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessJunges, Vanessa de CamposBobsin, DeboraPozzer, Ranice Hoehr PedrazziPivetta, Natália Pavaneloreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-07-05T13:34:54Zoai:repositorio.ufsm.br:1/29631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-07-05T13:34:54Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 |
title |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 |
spellingShingle |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 Junges, Vanessa de Campos Educação Sustentabilidade Agenda 2030 Práticas de sala de aula CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 |
title_full |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 |
title_fullStr |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 |
title_full_unstemmed |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 |
title_sort |
Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 |
author |
Junges, Vanessa de Campos |
author_facet |
Junges, Vanessa de Campos Bobsin, Debora Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi Pivetta, Natália Pavanelo |
author_role |
author |
author2 |
Bobsin, Debora Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi Pivetta, Natália Pavanelo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junges, Vanessa de Campos Bobsin, Debora Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi Pivetta, Natália Pavanelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sustentabilidade Agenda 2030 Práticas de sala de aula CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação Sustentabilidade Agenda 2030 Práticas de sala de aula CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A educação apresenta-se, cada vez mais, enquanto um caminho de mudanças a ser trilhado, desde avanço à aspectos mais básicos, até uma nova forma de ensinar, que seja mais transformadora e ativa. Em meio a esse contexto é possível atrelar a Agenda 2030, a qual defende a construção de um olhar sustentável ao passo que tem enquanto um de seus objetivos a educação de qualidade. Estudiosos sobre o assunto que envolve a sustentabilidade acreditam que apenas as três dimensões da sustentabilidade, ou seja, ambiental, social e econômico, já não são mais suficientes para tratar sobre o tema, considerando a sua abrangência e complexidade. Por este motivo, surgem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), documento oficial definido em reunião por diversos países pertencentes as Organizações das Nações Unidas (ONU), que aprofundam as ações que devem ser realizadas a fim de se alcançar o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS trazem à tona problemas que estão presentes nas diferentes realidades ao redor do globo, e esses objetivos devem ser o foco da sociedade como um todo, bem como do poder público e das instituições privadas. Sendo assim, é preciso pensar como abordar as reflexões acerca de sustentabilidade e os propósitos da APRESENTAÇÃOAgenda 2030 em sala de aula. O alcance de um mundo mais sustentável exige formar cidadãos com pensamentos sistêmico e que saibam atuar coletiva frente aos problemas sociais, ambientais e econômicos. Portanto, é nesta perspectiva que, o presente ebook é desenvolvido, o qual discute-se sobre os ODS e exemplos de práticas de sala de aula para abordar os mesmos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-05T13:32:56Z 2023-07-05T13:32:56Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-65-85653-06-0 http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29631 |
identifier_str_mv |
978-65-85653-06-0 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1805922071313645568 |