Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junges, Vanessa de Campos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bobsin, Debora, Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi, Pivetta, Natália Pavanelo
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29631
Resumo: A educação apresenta-se, cada vez mais, enquanto um caminho de mudanças a ser trilhado, desde avanço à aspectos mais básicos, até uma nova forma de ensinar, que seja mais transformadora e ativa. Em meio a esse contexto é possível atrelar a Agenda 2030, a qual defende a construção de um olhar sustentável ao passo que tem enquanto um de seus objetivos a educação de qualidade. Estudiosos sobre o assunto que envolve a sustentabilidade acreditam que apenas as três dimensões da sustentabilidade, ou seja, ambiental, social e econômico, já não são mais suficientes para tratar sobre o tema, considerando a sua abrangência e complexidade. Por este motivo, surgem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), documento oficial definido em reunião por diversos países pertencentes as Organizações das Nações Unidas (ONU), que aprofundam as ações que devem ser realizadas a fim de se alcançar o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS trazem à tona problemas que estão presentes nas diferentes realidades ao redor do globo, e esses objetivos devem ser o foco da sociedade como um todo, bem como do poder público e das instituições privadas. Sendo assim, é preciso pensar como abordar as reflexões acerca de sustentabilidade e os propósitos da APRESENTAÇÃOAgenda 2030 em sala de aula. O alcance de um mundo mais sustentável exige formar cidadãos com pensamentos sistêmico e que saibam atuar coletiva frente aos problemas sociais, ambientais e econômicos. Portanto, é nesta perspectiva que, o presente ebook é desenvolvido, o qual discute-se sobre os ODS e exemplos de práticas de sala de aula para abordar os mesmos.
id UFSM_09c26cf7886b50b07fb5191039df1227
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/29631
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2023-07-05T13:32:56Z2023-07-05T13:32:56Z2023978-65-85653-06-0http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29631porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoSustentabilidadeAgenda 2030Práticas de sala de aulaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGuia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookA educação apresenta-se, cada vez mais, enquanto um caminho de mudanças a ser trilhado, desde avanço à aspectos mais básicos, até uma nova forma de ensinar, que seja mais transformadora e ativa. Em meio a esse contexto é possível atrelar a Agenda 2030, a qual defende a construção de um olhar sustentável ao passo que tem enquanto um de seus objetivos a educação de qualidade. Estudiosos sobre o assunto que envolve a sustentabilidade acreditam que apenas as três dimensões da sustentabilidade, ou seja, ambiental, social e econômico, já não são mais suficientes para tratar sobre o tema, considerando a sua abrangência e complexidade. Por este motivo, surgem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), documento oficial definido em reunião por diversos países pertencentes as Organizações das Nações Unidas (ONU), que aprofundam as ações que devem ser realizadas a fim de se alcançar o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS trazem à tona problemas que estão presentes nas diferentes realidades ao redor do globo, e esses objetivos devem ser o foco da sociedade como um todo, bem como do poder público e das instituições privadas. Sendo assim, é preciso pensar como abordar as reflexões acerca de sustentabilidade e os propósitos da APRESENTAÇÃOAgenda 2030 em sala de aula. O alcance de um mundo mais sustentável exige formar cidadãos com pensamentos sistêmico e que saibam atuar coletiva frente aos problemas sociais, ambientais e econômicos. Portanto, é nesta perspectiva que, o presente ebook é desenvolvido, o qual discute-se sobre os ODS e exemplos de práticas de sala de aula para abordar os mesmos.700800000006600b70f5aec-388a-4fb9-841c-e341116ca599045435c2-6f38-453a-9d77-7bf82c7795f65fdc600e-6d93-4658-8ec3-e73a3fef16bf91234b9f-a1b5-4c5c-ae9c-045ad60afbf9Junges, Vanessa de CamposBobsin, DeboraPozzer, Ranice Hoehr PedrazziPivetta, Natália PavaneloBrasilreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALGuia_de_práticas_de_sala_de_aula_para_abordar_a_temática_da_sustentabilidade_por_meio_da_Agenda_2030.pdfGuia_de_práticas_de_sala_de_aula_para_abordar_a_temática_da_sustentabilidade_por_meio_da_Agenda_2030.pdfCartilhaapplication/pdf792389http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/1/Guia_de_pr%c3%a1ticas_de_sala_de_aula_para_abordar_a_tem%c3%a1tica_da_sustentabilidade_por_meio_da_Agenda_2030.pdf244027970924a713d254b5ff3eb85464MD51THUMBNAILguia.JPGguia.JPGcapaimage/jpeg13830http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/4/guia.JPG70f370d9966579e971a1f43e0c0adf98MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/2/license_rdf4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-816http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/3/license.txtf8fcb28efb1c8cf0dc096bec902bf4c4MD53THUMBNAILguia.JPGguia.JPGcapaimage/jpeg13830http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/4/guia.JPG70f370d9966579e971a1f43e0c0adf98MD541/296312023-07-05 10:34:54.248oai:repositorio.ufsm.br:1/29631Q3JlYXRpdmUgQ29tbW9ucw==Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-07-05T13:34:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
title Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
spellingShingle Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
Junges, Vanessa de Campos
Educação
Sustentabilidade
Agenda 2030
Práticas de sala de aula
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
title_full Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
title_fullStr Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
title_full_unstemmed Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
title_sort Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
author Junges, Vanessa de Campos
author_facet Junges, Vanessa de Campos
Bobsin, Debora
Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi
Pivetta, Natália Pavanelo
author_role author
author2 Bobsin, Debora
Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi
Pivetta, Natália Pavanelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junges, Vanessa de Campos
Bobsin, Debora
Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi
Pivetta, Natália Pavanelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sustentabilidade
Agenda 2030
Práticas de sala de aula
topic Educação
Sustentabilidade
Agenda 2030
Práticas de sala de aula
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A educação apresenta-se, cada vez mais, enquanto um caminho de mudanças a ser trilhado, desde avanço à aspectos mais básicos, até uma nova forma de ensinar, que seja mais transformadora e ativa. Em meio a esse contexto é possível atrelar a Agenda 2030, a qual defende a construção de um olhar sustentável ao passo que tem enquanto um de seus objetivos a educação de qualidade. Estudiosos sobre o assunto que envolve a sustentabilidade acreditam que apenas as três dimensões da sustentabilidade, ou seja, ambiental, social e econômico, já não são mais suficientes para tratar sobre o tema, considerando a sua abrangência e complexidade. Por este motivo, surgem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), documento oficial definido em reunião por diversos países pertencentes as Organizações das Nações Unidas (ONU), que aprofundam as ações que devem ser realizadas a fim de se alcançar o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS trazem à tona problemas que estão presentes nas diferentes realidades ao redor do globo, e esses objetivos devem ser o foco da sociedade como um todo, bem como do poder público e das instituições privadas. Sendo assim, é preciso pensar como abordar as reflexões acerca de sustentabilidade e os propósitos da APRESENTAÇÃOAgenda 2030 em sala de aula. O alcance de um mundo mais sustentável exige formar cidadãos com pensamentos sistêmico e que saibam atuar coletiva frente aos problemas sociais, ambientais e econômicos. Portanto, é nesta perspectiva que, o presente ebook é desenvolvido, o qual discute-se sobre os ODS e exemplos de práticas de sala de aula para abordar os mesmos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T13:32:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T13:32:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29631
dc.identifier.isbn.por.fl_str_mv 978-65-85653-06-0
identifier_str_mv 978-65-85653-06-0
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.relation.authority.fl_str_mv b70f5aec-388a-4fb9-841c-e341116ca599
045435c2-6f38-453a-9d77-7bf82c7795f6
5fdc600e-6d93-4658-8ec3-e73a3fef16bf
91234b9f-a1b5-4c5c-ae9c-045ad60afbf9
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/1/Guia_de_pr%c3%a1ticas_de_sala_de_aula_para_abordar_a_tem%c3%a1tica_da_sustentabilidade_por_meio_da_Agenda_2030.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/4/guia.JPG
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/2/license_rdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/3/license.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/29631/4/guia.JPG
bitstream.checksum.fl_str_mv 244027970924a713d254b5ff3eb85464
70f370d9966579e971a1f43e0c0adf98
4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347
f8fcb28efb1c8cf0dc096bec902bf4c4
70f370d9966579e971a1f43e0c0adf98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1801485199973810176