Jogos digitais no 3º ano do ensino fundamental: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Daiane Belmonte Machado
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000rctk
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12263
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.
id UFSM_0c2628207a59f1b10065af3f7275d5f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/12263
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Jogos digitais no 3º ano do ensino fundamental: um estudo de casoDigital games in the 3rd year of fundamental education: a case studyAlfabetizaçãoTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)Jogos educacionaisLiteracyInformation and communication technologiesEducational gamesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.This research had the objective of analyzing the use of Information and Communication Technologies in a class of the 3rd year of the literacy cycle. The research was carried out in a school in the city of Santana do Livramento / RS, in a third year class of Elementary School. The methodology consisted of a case study carried out in this class. It is a qualitative research, having as an instrument of information collection the diaries of students and teachers, produced during the performance of the action research in which the students experienced the use of games in class. From the journals it was observed that the majority of the class demonstrated to like the games. After analyzing the diaries, three analytical categories were organized: Adherence of students to games, students' satisfaction in activities and difficulties in activities. In this way I realized that educational games are important for students' learning and, in addition, bring learning to playfulness.O presente trabalho teve por objetivo analisar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação numa turma do 3° ano do ciclo de alfabetização. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual do município de Santana do Livramento/RS, numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental. A metodologia consistiu em um estudo de caso realizado nessa turma. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de informações os diários de campo, dos alunos e dos professores, produzidos durante a realização da pesquisa-ação na qual os alunos vivenciaram o uso de jogos para alfabetização nas aulas. Nas impressões registradas nos diários de campo foi observado que a maioria da turma demonstrou gostar dos jogos. Após a análise dos diários de campo foram organizadas três categorias analíticas: Aderência dos alunos aos jogos, satisfação dos alunos nas atividades e dificuldades/limitações nas atividades. Desta forma pude perceber que os jogos educacionais são primordiais no ciclo de alfabetização e, além disso, trazem ludicidade à aprendizagem.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaCordenonsi, Andre ZankiPacheco, Daiane Belmonte Machado2018-01-17T14:00:31Z2018-01-17T14:00:31Z2017-10-212017Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12263ark:/26339/001300000rctkporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-01-17T14:00:32Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12263Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-01-17T14:00:32Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos digitais no 3º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
Digital games in the 3rd year of fundamental education: a case study
title Jogos digitais no 3º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
spellingShingle Jogos digitais no 3º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
Pacheco, Daiane Belmonte Machado
Alfabetização
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Jogos educacionais
Literacy
Information and communication technologies
Educational games
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Jogos digitais no 3º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
title_full Jogos digitais no 3º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
title_fullStr Jogos digitais no 3º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
title_full_unstemmed Jogos digitais no 3º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
title_sort Jogos digitais no 3º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
author Pacheco, Daiane Belmonte Machado
author_facet Pacheco, Daiane Belmonte Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cordenonsi, Andre Zanki
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Daiane Belmonte Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Jogos educacionais
Literacy
Information and communication technologies
Educational games
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Alfabetização
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Jogos educacionais
Literacy
Information and communication technologies
Educational games
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-21
2017
2018-01-17T14:00:31Z
2018-01-17T14:00:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12263
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000rctk
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12263
identifier_str_mv ark:/26339/001300000rctk
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172384271892480