A contribuição dos jogos digitais na aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133919 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo sobre: “A contribuição dos jogos digitais na aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos do ensino fundamental” e como estes podem ser importantes recursos para aquisição do conhecimento. Buscou-se investigar como os jogos digitais são utilizados nas atividades diárias de sala de aula, especialmente no processo de aquisição de leitura e escrita. Pretendeu-se fazer uma reflexão e análise do uso destes recursos no cotidiano escolar e a importância dos mesmos e como eles podem ser importantes ferramentas de estímulos no processo de construção da leitura e escrita. Realizamos a pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erineo Scopel Rapaki, localizada no munícipio de Tramandaí/ RS. Para coleta de dados utilizou-se de questionário e observações. Como resultado observou-se que no dia a dia da escola, os educadores recebem diferentes tipos de crianças, em diversos níveis de conhecimento. As Tecnologias estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e podem ser uma importante ferramenta para os professores, através dos jogos digitais, entre outros recursos. Embora existam muitos professores e até mesmo por cobrança dos familiares associam estes tipos de recurso com “bagunça”, na verdade, o lúdico é muito importante e necessário para uma aprendizagem de qualidade e significativa. Descobrimos que em meio a tanta diversidade os jogos são excelentes recursos para complementar a aprendizagem e oportunizam a integração e socialização do grupo. Este processo de construção da leitura e escrita é bastante intenso e quando trabalhado juntamente com o lúdico as crianças aprendem através do “brincar” e constroem uma aprendizagem significativa e de qualidade. |
id |
UFRGS-2_3515ec97e05ef8c1944f2eafc70cf596 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133919 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Garcia, Gicelle SantosOliveira, Josiane de2016-03-17T02:06:13Z2015http://hdl.handle.net/10183/133919000980632O presente trabalho apresenta um estudo sobre: “A contribuição dos jogos digitais na aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos do ensino fundamental” e como estes podem ser importantes recursos para aquisição do conhecimento. Buscou-se investigar como os jogos digitais são utilizados nas atividades diárias de sala de aula, especialmente no processo de aquisição de leitura e escrita. Pretendeu-se fazer uma reflexão e análise do uso destes recursos no cotidiano escolar e a importância dos mesmos e como eles podem ser importantes ferramentas de estímulos no processo de construção da leitura e escrita. Realizamos a pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erineo Scopel Rapaki, localizada no munícipio de Tramandaí/ RS. Para coleta de dados utilizou-se de questionário e observações. Como resultado observou-se que no dia a dia da escola, os educadores recebem diferentes tipos de crianças, em diversos níveis de conhecimento. As Tecnologias estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e podem ser uma importante ferramenta para os professores, através dos jogos digitais, entre outros recursos. Embora existam muitos professores e até mesmo por cobrança dos familiares associam estes tipos de recurso com “bagunça”, na verdade, o lúdico é muito importante e necessário para uma aprendizagem de qualidade e significativa. Descobrimos que em meio a tanta diversidade os jogos são excelentes recursos para complementar a aprendizagem e oportunizam a integração e socialização do grupo. Este processo de construção da leitura e escrita é bastante intenso e quando trabalhado juntamente com o lúdico as crianças aprendem através do “brincar” e constroem uma aprendizagem significativa e de qualidade.This paper presents a study on "The contribution of digital games in the acquisition of reading and writing in the early years of elementary school" and how these can be important resources for acquisition of knowledge. We sought to investigate how digital games are used in daily classroom activities, especially in reading and writing acquisition process. It was intended to reflect and analysis of the use of these resources in everyday school life and their importance and how they can be important tools of stimuli in reading and writing construction process. We conduct research in Municipal Elementary School Erineo Scopel Rapaki, located in the municipality of Tramandaí / RS. For data collection was used questionnaire and observations. As a result it was observed that on the day of school, teachers receive different children at different levels of knowledge. The technologies are increasingly present in our daily life and can be an important tool for teachers, through digital games, among other features. Although there are many teachers and even a collection of family associate these types of resource to "mess", in fact, the playfulness is very important and necessary for a quality and meaningful learning. We found that in the midst of such diversity the games are excellent resources for additional learning and nurture the integration and socialization of the group. This reading and writing construction process is quite intense and when working with the playful children learn through "play" and build meaningful learning and quality.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AlfabetizaçãoJogo eletrônicoEnsino fundamentalDigital gamesLiteracyLearningA contribuição dos jogos digitais na aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos iniciais do ensino fundamentalThe contribution of digital games in reading and writing acquisition in the first year education initial essential info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980632.pdf000980632.pdfTexto completoapplication/pdf2007929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133919/1/000980632.pdffaba64c4c09e00e94d25a91b0c3618d2MD51TEXT000980632.pdf.txt000980632.pdf.txtExtracted Texttext/plain80362http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133919/2/000980632.pdf.txtf6b61699487dba51bd8684dd43e6c164MD52THUMBNAIL000980632.pdf.jpg000980632.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133919/3/000980632.pdf.jpg4bb149d7adc1aa04031054f9661a6c09MD5310183/1339192018-10-29 07:44:24.582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133919Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contribuição dos jogos digitais na aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos iniciais do ensino fundamental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The contribution of digital games in reading and writing acquisition in the first year education initial essential |
title |
A contribuição dos jogos digitais na aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A contribuição dos jogos digitais na aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos iniciais do ensino fundamental Garcia, Gicelle Santos Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Alfabetização Jogo eletrônico Ensino fundamental Digital games Literacy Learning |
title_short |
A contribuição dos jogos digitais na aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A contribuição dos jogos digitais na aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A contribuição dos jogos digitais na aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A contribuição dos jogos digitais na aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
A contribuição dos jogos digitais na aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Garcia, Gicelle Santos |
author_facet |
Garcia, Gicelle Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Gicelle Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Josiane de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Josiane de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Alfabetização Jogo eletrônico Ensino fundamental |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Alfabetização Jogo eletrônico Ensino fundamental Digital games Literacy Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital games Literacy Learning |
description |
O presente trabalho apresenta um estudo sobre: “A contribuição dos jogos digitais na aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos do ensino fundamental” e como estes podem ser importantes recursos para aquisição do conhecimento. Buscou-se investigar como os jogos digitais são utilizados nas atividades diárias de sala de aula, especialmente no processo de aquisição de leitura e escrita. Pretendeu-se fazer uma reflexão e análise do uso destes recursos no cotidiano escolar e a importância dos mesmos e como eles podem ser importantes ferramentas de estímulos no processo de construção da leitura e escrita. Realizamos a pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erineo Scopel Rapaki, localizada no munícipio de Tramandaí/ RS. Para coleta de dados utilizou-se de questionário e observações. Como resultado observou-se que no dia a dia da escola, os educadores recebem diferentes tipos de crianças, em diversos níveis de conhecimento. As Tecnologias estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e podem ser uma importante ferramenta para os professores, através dos jogos digitais, entre outros recursos. Embora existam muitos professores e até mesmo por cobrança dos familiares associam estes tipos de recurso com “bagunça”, na verdade, o lúdico é muito importante e necessário para uma aprendizagem de qualidade e significativa. Descobrimos que em meio a tanta diversidade os jogos são excelentes recursos para complementar a aprendizagem e oportunizam a integração e socialização do grupo. Este processo de construção da leitura e escrita é bastante intenso e quando trabalhado juntamente com o lúdico as crianças aprendem através do “brincar” e constroem uma aprendizagem significativa e de qualidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-17T02:06:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133919 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000980632 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133919 |
identifier_str_mv |
000980632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133919/1/000980632.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133919/2/000980632.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133919/3/000980632.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
faba64c4c09e00e94d25a91b0c3618d2 f6b61699487dba51bd8684dd43e6c164 4bb149d7adc1aa04031054f9661a6c09 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164090843136 |