Infâncias e imaginários - contribuições com a Educação das Artes Visuais
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Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32473 |
Resumo: | Este estudo procura problematizar as concepções de infâncias e as possíveis relações com o campo da educação em artes visuais. A questão que mobiliza a pesquisa é: O que podem as infâncias e os imaginários com a educação em artes visuais? Os principais conceitos e autores deste trabalho são: Bachelard (1961, 1990, 1993, 1996) para discutir as questões de imaginário, Kohan (2004, 2008) para pensar sobre infâncias e Ariès (1978) para tratar de questões históricas sobre a construção das infâncias. A a/r/tografia é a metodologia que tem acompanhado os processos de docência, de produção artística e de escrita investigativa estudada por Dias (2013) e Irwin (2013a, 2013b). Como resultados, respondendo a este questionamento, as infâncias e os imaginários com a educação em artes visuais podem muito, pois os estudos realizados foram relevantes para podermos pensar em como nos relacionamos com a incompletude, com a falta, as brechas, os vazios, com nossas memórias e imaginários, procurando adentrar nas infâncias, experienciando um outro saber, conhecendo-nos, e nos aproximando de adultos e crianças. Ao propor essas infâncias que perduram nossa vida toda, e que não nos abandonam, pois fazem de nós sua morada. |
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Infâncias e imaginários - contribuições com a Educação das Artes VisuaisCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESEste estudo procura problematizar as concepções de infâncias e as possíveis relações com o campo da educação em artes visuais. A questão que mobiliza a pesquisa é: O que podem as infâncias e os imaginários com a educação em artes visuais? Os principais conceitos e autores deste trabalho são: Bachelard (1961, 1990, 1993, 1996) para discutir as questões de imaginário, Kohan (2004, 2008) para pensar sobre infâncias e Ariès (1978) para tratar de questões históricas sobre a construção das infâncias. A a/r/tografia é a metodologia que tem acompanhado os processos de docência, de produção artística e de escrita investigativa estudada por Dias (2013) e Irwin (2013a, 2013b). Como resultados, respondendo a este questionamento, as infâncias e os imaginários com a educação em artes visuais podem muito, pois os estudos realizados foram relevantes para podermos pensar em como nos relacionamos com a incompletude, com a falta, as brechas, os vazios, com nossas memórias e imaginários, procurando adentrar nas infâncias, experienciando um outro saber, conhecendo-nos, e nos aproximando de adultos e crianças. Ao propor essas infâncias que perduram nossa vida toda, e que não nos abandonam, pois fazem de nós sua morada.BrasilUFSMCentro de Artes e LetrasOliveira, Marilda Oliveira deBlatt, Tatiane Steil2024-07-24T13:58:57Z2024-07-24T13:58:57Z20192019Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32473ark:/26339/00130000117hkporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-07-24T13:58:57Zoai:repositorio.ufsm.br:1/32473Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-07-24T13:58:57Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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