Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000001x7t |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6368 |
Resumo: | This scientific research considers a political celebrity, Senator Romario Faria, the digital public space, making an analysis of publications and interactions contained in his official profile on Facebook. Through content analysis of posts with greater interaction each week, plus thirty first comments in a period of twelve months, it seeks to understand the way in which it is possible to have a debate, informing and questioning the subject of social practices. To this end, there is the activation of the theories of digital public space, the Esteves studies (2011), Habermas (2003) and Weber (2007), using the resolution operators proposed by Marques (2011), and the celebrity studies Rojek (2008), Street (2012), Turner (2004), France (2014) and Campanella (2012). At the end of this stage, it was observed that the celebrity assumptions directly affect the interactions between subjects and reciprocity Romario in the digital social network involved in certain specialization and rationalization of communication by individuals who wove comments, contributing to gradually the realization of a digital public space are made. |
id |
UFSM_0eb94c678701ecff6ff7716d31c8cc48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/6368 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebookEspaço público digitalCelebridade políticaFacebookRomárioAnálise de conteúdoDigital public spaceCelebrity policyFacebookRomarioContent analysisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOThis scientific research considers a political celebrity, Senator Romario Faria, the digital public space, making an analysis of publications and interactions contained in his official profile on Facebook. Through content analysis of posts with greater interaction each week, plus thirty first comments in a period of twelve months, it seeks to understand the way in which it is possible to have a debate, informing and questioning the subject of social practices. To this end, there is the activation of the theories of digital public space, the Esteves studies (2011), Habermas (2003) and Weber (2007), using the resolution operators proposed by Marques (2011), and the celebrity studies Rojek (2008), Street (2012), Turner (2004), France (2014) and Campanella (2012). At the end of this stage, it was observed that the celebrity assumptions directly affect the interactions between subjects and reciprocity Romario in the digital social network involved in certain specialization and rationalization of communication by individuals who wove comments, contributing to gradually the realization of a digital public space are made.Esta pesquisa científica considera uma celebridade política, o senador Romário Faria, no espaço público digital, fazendo uma análise das publicações e das interações contidas em seu perfil oficial no Facebook. Por meio da análise de conteúdo das postagens com maior interação a cada semana, somada aos trinta primeiros comentários, em um período de doze meses, busca-se entender a maneira pela qual é possível ocorrer um debate, informando e questionando os sujeitos das práticas sociais. Para tanto, há o acionamento das teorias de espaço público digital, dos estudos de Esteves (2011), Habermas (2003) e Weber (2007), utilizando os operadores de deliberação propostos por Marques (2011), e os estudos de celebridades de Rojek (2008), de Street (2012), de Turner (2004), de França (2014) e de Campanella (2012). Ao final desta etapa, observou-se que os pressupostos de celebridade incidem diretamente nas interações entre os sujeitos e a reciprocidade de Romário na rede social digital implicou em certa especialização e racionalização da comunicação por parte dos sujeitos que teciam comentários, contribuindo para que aos poucos a efetivação de um espaço público digital se concretize.Universidade Federal de Santa MariaBRComunicaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPozobon, Rejane de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773760U4Campanella, Bruno Robertohttp://lattes.cnpq.br/5749037979153144Brignol, Liliane Dutrahttp://lattes.cnpq.br/5983909606938283Arruda, Paula Purper2016-08-082016-08-082016-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfARRUDA, Paula Purper. CELEBRIDADES POLÍTICAS NO ESPAÇO PÚBLICO DIGITAL: UMA ANÁLISE DO PERFIL OFICIAL DO SENADOR ROMÁRIO FARIA NA REDE SOCIAL DIGITAL FACEBOOK. 2016. 289 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6368ark:/26339/0013000001x7tporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2021-11-22T18:39:17Zoai:repositorio.ufsm.br:1/6368Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-11-22T18:39:17Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook |
title |
Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook |
spellingShingle |
Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook Arruda, Paula Purper Espaço público digital Celebridade política Romário Análise de conteúdo Digital public space Celebrity policy Romario Content analysis CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook |
title_full |
Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook |
title_fullStr |
Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook |
title_full_unstemmed |
Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook |
title_sort |
Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook |
author |
Arruda, Paula Purper |
author_facet |
Arruda, Paula Purper |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pozobon, Rejane de Oliveira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773760U4 Campanella, Bruno Roberto http://lattes.cnpq.br/5749037979153144 Brignol, Liliane Dutra http://lattes.cnpq.br/5983909606938283 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda, Paula Purper |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço público digital Celebridade política Romário Análise de conteúdo Digital public space Celebrity policy Romario Content analysis CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Espaço público digital Celebridade política Romário Análise de conteúdo Digital public space Celebrity policy Romario Content analysis CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
This scientific research considers a political celebrity, Senator Romario Faria, the digital public space, making an analysis of publications and interactions contained in his official profile on Facebook. Through content analysis of posts with greater interaction each week, plus thirty first comments in a period of twelve months, it seeks to understand the way in which it is possible to have a debate, informing and questioning the subject of social practices. To this end, there is the activation of the theories of digital public space, the Esteves studies (2011), Habermas (2003) and Weber (2007), using the resolution operators proposed by Marques (2011), and the celebrity studies Rojek (2008), Street (2012), Turner (2004), France (2014) and Campanella (2012). At the end of this stage, it was observed that the celebrity assumptions directly affect the interactions between subjects and reciprocity Romario in the digital social network involved in certain specialization and rationalization of communication by individuals who wove comments, contributing to gradually the realization of a digital public space are made. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-08 2016-08-08 2016-04-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARRUDA, Paula Purper. CELEBRIDADES POLÍTICAS NO ESPAÇO PÚBLICO DIGITAL: UMA ANÁLISE DO PERFIL OFICIAL DO SENADOR ROMÁRIO FARIA NA REDE SOCIAL DIGITAL FACEBOOK. 2016. 289 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6368 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000001x7t |
identifier_str_mv |
ARRUDA, Paula Purper. CELEBRIDADES POLÍTICAS NO ESPAÇO PÚBLICO DIGITAL: UMA ANÁLISE DO PERFIL OFICIAL DO SENADOR ROMÁRIO FARIA NA REDE SOCIAL DIGITAL FACEBOOK. 2016. 289 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. ark:/26339/0013000001x7t |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria BR Comunicação UFSM Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria BR Comunicação UFSM Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172266515759104 |