Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Paula Purper
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000001x7t
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6368
Resumo: This scientific research considers a political celebrity, Senator Romario Faria, the digital public space, making an analysis of publications and interactions contained in his official profile on Facebook. Through content analysis of posts with greater interaction each week, plus thirty first comments in a period of twelve months, it seeks to understand the way in which it is possible to have a debate, informing and questioning the subject of social practices. To this end, there is the activation of the theories of digital public space, the Esteves studies (2011), Habermas (2003) and Weber (2007), using the resolution operators proposed by Marques (2011), and the celebrity studies Rojek (2008), Street (2012), Turner (2004), France (2014) and Campanella (2012). At the end of this stage, it was observed that the celebrity assumptions directly affect the interactions between subjects and reciprocity Romario in the digital social network involved in certain specialization and rationalization of communication by individuals who wove comments, contributing to gradually the realization of a digital public space are made.
id UFSM_0eb94c678701ecff6ff7716d31c8cc48
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/6368
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebookEspaço público digitalCelebridade políticaFacebookRomárioAnálise de conteúdoDigital public spaceCelebrity policyFacebookRomarioContent analysisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOThis scientific research considers a political celebrity, Senator Romario Faria, the digital public space, making an analysis of publications and interactions contained in his official profile on Facebook. Through content analysis of posts with greater interaction each week, plus thirty first comments in a period of twelve months, it seeks to understand the way in which it is possible to have a debate, informing and questioning the subject of social practices. To this end, there is the activation of the theories of digital public space, the Esteves studies (2011), Habermas (2003) and Weber (2007), using the resolution operators proposed by Marques (2011), and the celebrity studies Rojek (2008), Street (2012), Turner (2004), France (2014) and Campanella (2012). At the end of this stage, it was observed that the celebrity assumptions directly affect the interactions between subjects and reciprocity Romario in the digital social network involved in certain specialization and rationalization of communication by individuals who wove comments, contributing to gradually the realization of a digital public space are made.Esta pesquisa científica considera uma celebridade política, o senador Romário Faria, no espaço público digital, fazendo uma análise das publicações e das interações contidas em seu perfil oficial no Facebook. Por meio da análise de conteúdo das postagens com maior interação a cada semana, somada aos trinta primeiros comentários, em um período de doze meses, busca-se entender a maneira pela qual é possível ocorrer um debate, informando e questionando os sujeitos das práticas sociais. Para tanto, há o acionamento das teorias de espaço público digital, dos estudos de Esteves (2011), Habermas (2003) e Weber (2007), utilizando os operadores de deliberação propostos por Marques (2011), e os estudos de celebridades de Rojek (2008), de Street (2012), de Turner (2004), de França (2014) e de Campanella (2012). Ao final desta etapa, observou-se que os pressupostos de celebridade incidem diretamente nas interações entre os sujeitos e a reciprocidade de Romário na rede social digital implicou em certa especialização e racionalização da comunicação por parte dos sujeitos que teciam comentários, contribuindo para que aos poucos a efetivação de um espaço público digital se concretize.Universidade Federal de Santa MariaBRComunicaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPozobon, Rejane de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773760U4Campanella, Bruno Robertohttp://lattes.cnpq.br/5749037979153144Brignol, Liliane Dutrahttp://lattes.cnpq.br/5983909606938283Arruda, Paula Purper2016-08-082016-08-082016-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfARRUDA, Paula Purper. CELEBRIDADES POLÍTICAS NO ESPAÇO PÚBLICO DIGITAL: UMA ANÁLISE DO PERFIL OFICIAL DO SENADOR ROMÁRIO FARIA NA REDE SOCIAL DIGITAL FACEBOOK. 2016. 289 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6368ark:/26339/0013000001x7tporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2021-11-22T18:39:17Zoai:repositorio.ufsm.br:1/6368Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-11-22T18:39:17Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook
title Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook
spellingShingle Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook
Arruda, Paula Purper
Espaço público digital
Celebridade política
Facebook
Romário
Análise de conteúdo
Digital public space
Celebrity policy
Facebook
Romario
Content analysis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook
title_full Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook
title_fullStr Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook
title_full_unstemmed Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook
title_sort Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook
author Arruda, Paula Purper
author_facet Arruda, Paula Purper
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pozobon, Rejane de Oliveira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773760U4
Campanella, Bruno Roberto
http://lattes.cnpq.br/5749037979153144
Brignol, Liliane Dutra
http://lattes.cnpq.br/5983909606938283
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Paula Purper
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço público digital
Celebridade política
Facebook
Romário
Análise de conteúdo
Digital public space
Celebrity policy
Facebook
Romario
Content analysis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Espaço público digital
Celebridade política
Facebook
Romário
Análise de conteúdo
Digital public space
Celebrity policy
Facebook
Romario
Content analysis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This scientific research considers a political celebrity, Senator Romario Faria, the digital public space, making an analysis of publications and interactions contained in his official profile on Facebook. Through content analysis of posts with greater interaction each week, plus thirty first comments in a period of twelve months, it seeks to understand the way in which it is possible to have a debate, informing and questioning the subject of social practices. To this end, there is the activation of the theories of digital public space, the Esteves studies (2011), Habermas (2003) and Weber (2007), using the resolution operators proposed by Marques (2011), and the celebrity studies Rojek (2008), Street (2012), Turner (2004), France (2014) and Campanella (2012). At the end of this stage, it was observed that the celebrity assumptions directly affect the interactions between subjects and reciprocity Romario in the digital social network involved in certain specialization and rationalization of communication by individuals who wove comments, contributing to gradually the realization of a digital public space are made.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-08
2016-08-08
2016-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARRUDA, Paula Purper. CELEBRIDADES POLÍTICAS NO ESPAÇO PÚBLICO DIGITAL: UMA ANÁLISE DO PERFIL OFICIAL DO SENADOR ROMÁRIO FARIA NA REDE SOCIAL DIGITAL FACEBOOK. 2016. 289 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6368
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000001x7t
identifier_str_mv ARRUDA, Paula Purper. CELEBRIDADES POLÍTICAS NO ESPAÇO PÚBLICO DIGITAL: UMA ANÁLISE DO PERFIL OFICIAL DO SENADOR ROMÁRIO FARIA NA REDE SOCIAL DIGITAL FACEBOOK. 2016. 289 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
ark:/26339/0013000001x7t
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Comunicação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Comunicação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172266515759104